Rosilene Medeiros denuncia chefe que postou foto com legenda racista: “Escrava Isaura”

Rosilene Medeiros registrou na delegacia de Madureira (29ª DP), na zona norte do Rio, uma denúncia de injúria racial contra a gerente de uma lanchonete do bairro. A jovem trabalhava como caixa na filial de uma loja de fast-food.

no R7

Ela pediu demissão após a gerente publicar no Facebook uma foto com a legenda “protagonista da novela Escravasaura (sic)”. Na imagem, Rosilene aparece limpando o balcão. A vítima do racismo afirma que não autorizou a publicação da foto, e que a gerente concordou em não postá-la.

Screen Shot 2016-07-21 at 6.00.51 PM

— Eu fiquei muito desconfortável, magoada. Eu nunca imaginei que poderia passar por isso. No momento em que eu vi a foto, comecei a tremer e chorar.

Rosilene trabalhava como caixa, mas fazia serviços de limpeza a pedido da gerente.

— Ela pedia para fazer uma coisa ou outra [que não trabalhar como caixa]. Não só eu, como outros funcionários. Como eu não achava nada demais, fazia.

A gerente da lanchonete não foi encontrada para falar com a reportagem. Rosilene afirma que pediu demissão porque, depois de registrar queixa, foi perseguida dentro da lanchonete.

Screen Shot 2016-07-21 at 6.01.06 PM

— Tudo que ela pedia para fazer, ela falava ‘olha, eu não sou racista, não, tá?’, mas num tom de deboche. Então para não perder a razão e fazer besteira, pedi demissão. Saí sem direito nenhum, porque eu estava em experiência, com dois meses de trabalho só. E ainda fui multada por sair antes do tempo do contrato.

Por meio de nota, a rede de lanchonetes informou que “não tolera qualquer tipo de racismo nos restaurantes da rede e o franqueado pede desculpas pelo mal-entendido. A rede afirma que vai reforçar o treinamento dos funcionários para evitar que fatos como este se repitam e lembra que sua equipe é orientada para agir de forma ética, cordial e respeitosa. O franqueado responsável por esta loja tomou medidas imediatas para orientar a gerente. A rede aguarda o resultado da investigação da polícia, está colaborando com os órgãos públicos na solução do caso e adotará as medidas cabíveis”.

Screen Shot 2016-07-21 at 6.55.56 PM

A gerente e o dono do estabelecimento já prestaram esclarecimentos. Eles disseram que não houve ofensa na postagem. Rosilene lamenta o episódio por estar desempregada, com dois filhos para sustentar.

— Eu só quero que ela pague o que ela fez comigo. Eu me senti humilhada. Eu que fiquei desempregada. Os meus filhos estão na casa da madrinha porque eu não tenho condição de ficar com eles.

+ sobre o tema

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no...

para lembrar

O apoio turco às vítimas do racismo na Alemanha

Depois dos atentados racistas contra a famíla Yigit, na...

Denúncias de racismo abalam Departamento de Bombeiros de NY

O Departamento de Bombeiros de Nova York (FDNY), uma...

Comissão diz que não houve ato ilícito da Justiça ao algemar advogada negra

Desembargador também inocentou a juíza que pediu a prisão...

‘Lá nunca mais volto’ – SEU JORGE sofre racismo na Itália – áudio

Entrevista concedida ao produtor Van Damme, da Beat98 Seu...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=