Rosilene Medeiros denuncia chefe que postou foto com legenda racista: “Escrava Isaura”

Rosilene Medeiros registrou na delegacia de Madureira (29ª DP), na zona norte do Rio, uma denúncia de injúria racial contra a gerente de uma lanchonete do bairro. A jovem trabalhava como caixa na filial de uma loja de fast-food.

no R7

Ela pediu demissão após a gerente publicar no Facebook uma foto com a legenda “protagonista da novela Escravasaura (sic)”. Na imagem, Rosilene aparece limpando o balcão. A vítima do racismo afirma que não autorizou a publicação da foto, e que a gerente concordou em não postá-la.

Screen Shot 2016-07-21 at 6.00.51 PM

— Eu fiquei muito desconfortável, magoada. Eu nunca imaginei que poderia passar por isso. No momento em que eu vi a foto, comecei a tremer e chorar.

Rosilene trabalhava como caixa, mas fazia serviços de limpeza a pedido da gerente.

— Ela pedia para fazer uma coisa ou outra [que não trabalhar como caixa]. Não só eu, como outros funcionários. Como eu não achava nada demais, fazia.

A gerente da lanchonete não foi encontrada para falar com a reportagem. Rosilene afirma que pediu demissão porque, depois de registrar queixa, foi perseguida dentro da lanchonete.

Screen Shot 2016-07-21 at 6.01.06 PM

— Tudo que ela pedia para fazer, ela falava ‘olha, eu não sou racista, não, tá?’, mas num tom de deboche. Então para não perder a razão e fazer besteira, pedi demissão. Saí sem direito nenhum, porque eu estava em experiência, com dois meses de trabalho só. E ainda fui multada por sair antes do tempo do contrato.

Por meio de nota, a rede de lanchonetes informou que “não tolera qualquer tipo de racismo nos restaurantes da rede e o franqueado pede desculpas pelo mal-entendido. A rede afirma que vai reforçar o treinamento dos funcionários para evitar que fatos como este se repitam e lembra que sua equipe é orientada para agir de forma ética, cordial e respeitosa. O franqueado responsável por esta loja tomou medidas imediatas para orientar a gerente. A rede aguarda o resultado da investigação da polícia, está colaborando com os órgãos públicos na solução do caso e adotará as medidas cabíveis”.

Screen Shot 2016-07-21 at 6.55.56 PM

A gerente e o dono do estabelecimento já prestaram esclarecimentos. Eles disseram que não houve ofensa na postagem. Rosilene lamenta o episódio por estar desempregada, com dois filhos para sustentar.

— Eu só quero que ela pague o que ela fez comigo. Eu me senti humilhada. Eu que fiquei desempregada. Os meus filhos estão na casa da madrinha porque eu não tenho condição de ficar com eles.

+ sobre o tema

Estudante de medicina da UnB denuncia racismo em shopping do DF

A Polícia Civil do Distrito Federal investiga uma denúncia...

UFPel é condenada a indenizar alunos por racismo de professora

Dois estudantes, que cursam Letras Português/Alemão, provaram na Justiça...

Polêmico pastor africano está de jejum por 30 dias contra a pobreza e o racismo

Em novembro ele chamou a atenção dizendo que Jesus...

para lembrar

Disney retira fantasia de loja após acusações racismo

Roupa sobre personagem do filme Moana cobre o corpo...

Preconceito a gente vê por aqui – por Marcelo Carvalho

Sem motivo algum aquele policial militar ordenou que...

Neymar, o namorado da Jout Jout e os negros que não sabem que são negros

Neymar seria um nome importante na luta contra o...

“Neymarland”

Por: FERNANDO DE BARROS E SILVA   SÃO...
spot_imgspot_img

A natureza se impõe

Mundo afora, sobram sinais — de preocupantes a desesperadores — de fenômenos climáticos. Durante a semana, brasileiras e brasileiros em largas porções do território,...

Criminalização e Resistência: Carla Akotirene e Cidinha da Silva discutem racismo institucional no Sesc 24 de Maio 

No dia 16 de outubro, quarta-feira, às 19h, o Sesc 24 de Maio promove o bate-papo Criminalização, encarceramento em massa e resistência ao punitivismo...

Violência política mais que dobra na eleição de 2024

Foi surpreendente a votação obtida em São Paulo por um candidato a prefeito que explicitou a violência física em debates televisionados. Provocações que resultaram...
-+=