Ruanda: são fruto de violação, são as filhas “indesejadas” do genocídio

Vinte e cinco anos após o genocídio no Ruanda, o fotolivro Rwandan Daughters revela os rostos de 80 mães violadas, 80 filhas “indesejadas” e, implicitamente, o espectro de 160 corações partidos em busca de aceitação. “O estigma ainda está demasiado presente”, diz o fotógrafo Olaf Heine.

 
 
©OLAF HEINE
 
Durante o genocídio no Ruanda, entre 7 de Abril e 4 de Julho de 1994, cerca de 800 mil pessoas terão morrido às mãos da maioria hutu, segundo cálculos das Nações Unidas; no mesmo período, entre 150 a 250 mil mulheres terão sido vítimas de violação. Fruto desses ataques sexuais contra a minoria tutsi nasceram crianças “indesejadas”, que foram aceites relutantemente pelas suas mães, e que são encaradas pela sociedade ruandesa não como vítimas, mas como “filhas de assassinos”. Duas gerações de mulheres unidas pelo trauma dialogam entre si nos difíceis retratos que o alemão Olaf Heine realizou ao longo de dois anos, por todo o território do Ruanda. O fotolivro Rwandan Daughters, lançado a 5 de Abril pela editora Hatj Cantz, 25 anos depois do massacre, revela os rostos de 80 mães, 80 filhas e, implicitamente, o espectro de 160 corações partidos em busca de aceitação.
 
©OLAF HEINE
Em entrevista ao P3, o fotógrafo alemão, que desenvolveu o projecto ao longo de três anos — entre 2016 e 2018 —, admite ter perdido a ingenuidade à medida que foi conhecendo mais mulheres no terreno. “Eu já tinha lido bastante sobre a violação como arma de guerra, mas só no local, após o contacto com estas mulheres, compreendi o que realmente acontece e a extensão dos danos”, explica. “Estas mulheres foram sequestradas durante semanas, violadas diariamente por muitos homens, grupos de homens. É inconcebível pensar que há pessoas capazes de fazer isto a outras pessoas.” Olaf viu “muitas lágrimas”, mas verificou que todas as mulheres que retratou sentiam necessidade de partilhar a sua história. “Para elas, os retratos funcionaram quase como uma forma de terapia”. Ainda assim, o fotolivro não será lançado no Ruanda por haver necessidade de salvaguardar a identidade destas mulheres. “O estigma ainda está demasiado presente”, justifica.

As mulheres que foram violadas estão “profundamente traumatizadas”, afirma o fotógrafo. “As mães vivem com vergonha, caíram em desgraça”, explica. “Os seus corpos tornaram-se o campo de batalha desses homens. A maioria não desejava esses filhos e tentou, de diversas formas, por iniciativa própria, colocar um termo à gravidez ou então matar a criança logo após o parto. Quantas conseguiram?” Não há registo. Olaf sabe, no entanto, que muitas das mulheres que decidiram ser mães dessas crianças “nunca mais refizeram as suas vidas, nunca mais encontraram um parceiro”: “Criaram os seus filhos sozinhas depois de terem perdido muitos dos seus familiares no genocídio”. Devido à carência económica, quase nenhum dos descendentes teve oportunidade de estudar, motivo por que hoje mães e filhos se mantêm na base da estrutura económica do Ruanda. “São, hoje, vítimas do estigma da pobreza e do estigma associado ao acontecimento traumático que toldou as suas vidas.”

Capa do fotolivro Rwandan Daughters, pela editora Hatj Cantz

“Não queremos que o nosso futuro seja determinado pelo passado das nossas mães”, disseram todos os membros de segunda geração que Olaf conheceu. Esse desejo está ainda longe de se tornar realidade. “No Ruanda, quando se vive numa pequena comunidade, todos os membros conhecem o percurso uns dos outros. Se fores o filho de um violador ou de um assassino, nada poderás fazer. Estarás para sempre marcado, serás sempre estigmatizado.” Olaf refere que há mulheres a viver na mesma aldeia que os homens que as violaram, que não conheceram punição após os crimes. “São, em alguns casos, vizinhos”, garante. A violência psicológica inerente a essa convivência é vista por Olaf como “perturbadora”.

Todas as jovens mulheres que figuram nos retratos são fruto de violação e todas lidam com a questão de forma diferente, garante o fotógrafo. “Há muitas jovens mulheres a quem as mães escondem esse facto, por exemplo. Dizem que o pai morreu ou que fugiu. Há outras filhas, no entanto, que sabem ser fruto de violência sexual, que consideram ter tido uma infância miserável e que, de certo modo, culpam as mães por isso; outras que consideram as suas mães heroínas. Cada relação entre mãe e filha é única e particular.”

Rwandan Daughters tem um cunho feminista que Olaf Heine não tenta esconder. “Choca-me que, em ambiente de guerra, sejam sobretudo os homens quem combate e quem orquestra, de forma sistemática e paralela, formas violência sobre mulheres. Numa guerra, os homens decidem e destroem, as mulheres reconstroem.”

+ sobre o tema

África do sul lembra um ano da morte de Mandela

O aniversário de um ano da morte de Nelson...

‘Este vai ser o século das mulheres na África’, diz Margarida Paredes

“Hoje, um terço dos cargos de poder em Angola...

Nelson Mandela é hospitalizado para cumprir exames de rotina

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela foi internado em um...

Filha de Mandela convoca reunião de emergência para discutir estado de saúde do pai

Brasília – Makaziwe, filha mais velha do ex-presidente da...

para lembrar

África: Livros mudam pessoas

Sérgio Matsuura,  Uma ONG baseada na Espanha está...

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Embaixadores de países africanos participam de atividade em São Francisco do Conde

Com o objetivo de firmar parcerias culturais e educacionais,...

Académico defende línguas africanas como ferramenta indispensável na democratização do continente

Luanda - O académico Dionísio José defendeu hoje, terça-feira,...
spot_imgspot_img

Arte para manter viva a memória do colonialismo alemão

Espectadores se concentram em torno das obras de Cheryl McIntosh na Casa Ernst Moritz Arndt, uma sucursal do Museu Municipal de Bonn. Quem quer...

Parentes de vítimas do “Massacre de Paraisópolis” pedem justiça

Familiares dos jovens assassinados no caso que ficou conhecido como Massacre de Paraisópolis realizaram nesta sexta-feira (1°) um ato para lembrar o aniversário de quatro anos...

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...
-+=