Salvador – Cepaia seleciona voluntários para mapear discriminação no Carnaval até dia (22)

por Wânia Dias

Nem só de alegria e animação vive o Carnaval de Salvador. A discriminação racial e a violência contra a mulher e homossexuais também são assuntos recorrentes durante a maior festa de rua do mundo.

Com o objetivo de mapear e colaborar com o combate a atos desse tipo, o Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Cepaia) da UNEB está selecionando voluntários para atuar no programa Observatório da Discriminação Racial, da Violência contra a Mulher e Combate à Homofobia, coordenado pela Secretaria Municipal de Reparação (Semur).

Estão sendo oferecidas 25 vagas, sendo 20 para a comunidade acadêmica da UNEB e cinco para o público externo. Os interessados devem solicitar inscrição até este domingo (22), pelo e-mail [email protected], informando dados pessoais e justificando porque deseja ser voluntário.

Esta é a sétima edição do programa, que traz o tema Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Os selecionados, que vão passar por um treinamento, receberão ajuda de custo da Semur para transporte e alimentação, além de certificado de participação.

O Cepaia desenvolve o projeto de pesquisa O racismo no Carnaval de Salvador, que utiliza como uma das metodologias de investigação a aplicação de questionário, que pode ser respondido por meio do endereço eletrônico www.racismonocarnaval-salvador.org.br.

Ampliação do programa

O Observatório da Discriminação Racial, da Violência contra a Mulher e Combate à Homofobia foi criado em 2006 e instalado inicialmente no Circuito Osmar do Carnaval, no centro antigo de Salvador.

Entre os objetivos do observatório está também a construção de indicadores que sejam utilizados como subsídios para a formulação e implantação de políticas públicas de prevenção às discriminações e desigualdades de raça, gênero ou orientação sexual durante a festa popular.

Somente em 2011, o trabalho resultou em um total de 350 ocorrências/denúncias: 204 registros de casos de racismo, 91 de agressão contra a mulher e 55 contra o segmento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).

O programa também tem o apoio do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), entre outras instituições.

Mais informações no site www.uneb.br

Serviço

O que: seleção de monitores para atuar em observatório.

Quando: inscrições até amanhã (22).

 

 

Fonte: Jornal da Mídia

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção da Hebraica do Rio

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção...

Seminário Respostas ao Racismo

 Respostas ao Racismo Produção acadêmica e compromisso político em tempos...

Policial que descobriu ser negro aos 47 anos e sofre comentários racistas de seus colegas

Um sargento da polícia de Hastings (Michigan) pede meio...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=