Salvador e região já somam mais de 100 homicídios em 19 dias de janeiro

Dados estão no site da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).
Mulher morta ao ser baleada no Largo do Tanque foi enterrada nesta terça.

Do G1 

Salvador e região registraram, em 19 dias de janeiro de 2016, quase 100 mortes resultantes de crimes de homicídios, segundo dados obtidos com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) nesta terça-feira (19). O número representa cerca de cinco pessoas mortas por dia. Já as tentativas de homicídios chegam a 19 nesse mesmo período.

No mês de janeiro de 2015, durante todo o período foram 180 homicídios. De acordo com a SSP, o balanço não soma as ocorrências por balas perdidas porque esse tipo de crime não é registrado pelo órgão. Uma turista alagoana de 30 anos morreu na quinta-feira (14), dia da Lavagem do Bonfim, após ser atingida por duas balas perdidas em Fazenda Grande do Retiro, em Salvador.

Os dados da pasta apontam ainda que, em janeiro, até o momento, foram 182 carros roubados e 37 furtados. Segundo a SSP, a quantidade de assaltos a ônibus chegou a 74.

Uma mulher foi morta ao ser baleada no Largo do Tanque, em Salvador, na segunda-feira (18), e foi enterrada nesta terça, no Cemitério Quinta dos Lázaros. Maria do Socorro Borges, 52 anos, foi abordada no carro em que estava por criminosos que tinham acabado de roubar um ônibus na região.

Já moradores de Pernambués fizeram dois protestos nesta terça denunciando a morte de um jovem de 23 anos na porta de casa, no domingo (17). Segundo a mãe, o rapaz foi morto no domingo, na porta de casa, na Rua São Gerônimo, depois de uma briga entre quadrilhas rivais. Segundo a família, o jovem não tem envolvimento com o crime. O protesto durou cerca de duas horas.

A PM informou que a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apontou que cinco suspeitos dispararam contra a vítima, Janderson Santos de Jesus, de 23 anos. A área do homicídio foi isolada pela PM e guarnições procuram pelos suspeitos. A polícia aponta que o jovem foi vítima do tráfico de drogas e que o crime aconteceu no local chamado Baixa do Manu. Os autores do crime ainda não foram localizados.

+ sobre o tema

Sueli Carneiro reforça na ONU ideia de Programa de Desenvolvimento Econômico e Social para afrodescendentes

Sueli Carneiro, coordenadora e fundadora de Geledés, participou virtualmente...

“Há ameaça contínua à população afrodescendente decorrente de um projeto de extermínio”

Representantes de Geledés-Instituto da Mulher Negra participaram entre a...

Mais de 5 mil municípios realizam eleições para conselhos tutelares neste domingo

Eleitores dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros e...

para lembrar

Sejamos honestos as ruas são preciosas demais para abandoná-las aos perversos

ESTAMOS VIVENDO UM DAQUELES MOMENTOS HISTÓRICOS DECISIVOS. Aquele ponto...

Um problema de cor

Vidas negras importam? Não no Brasil, mostram os números...
spot_imgspot_img

Atirador mata três homens negros na Flórida; crime teve ‘motivação racial’, diz polícia

Um homem branco matou três homens negros do lado de fora de uma loja de descontos em Jacksonville, no estado americano da Flórida, em...

101 crianças mortas a tiros no Rio desde 2007: ‘Sei o que mãe da Eloah está vivendo’

Sempre que vê casos como o da menina Eloah da Silva Santos, morta na semana passada aos 5 anos por uma bala perdida durante...

Seminário em BH debate o combate ao genocídio da juventude negra e estratégias de resistência

O seminário Vidas Jovens Negras Importam, que acontece entre os dias 17 e 19 de agosto em Belo Horizonte, vai debater o combate ao genocídio da...
-+=