São Paulo tem mais de 500 atividades na Virada da Consciência Negra; veja programação

Evento tem feira literária, feira de profissões, encontro de capoeira, show da cantora Paula Lima, entre outros, até quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra.

No G1

Mulher sorri em frente a estátua de Zumbi dos Palmares durante comemoração do Dia da Consciência Negra em 2018 no Rio de Janeiro — Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, a cidade de São Paulo recebe entre os dias 17 e 20 de novembro a Virada da Consciência, que conta com uma série de eventos gratuitos como feira de profissões, feira de tecnologia, debates literários, shows, exposições, peças, campeonatos esportivos e oficinas.

Organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares, a Virada terá mais de 500 atividades. O evento tem como objetivo promover a valorização da diversidade étnico racial e divulgar as realizações e a cultura do negro no Brasil e no mundo.

Veja a programação da Virada da Consciência:

Troféu Raça Negra

Nesta segunda-feira (18), o ator Tony Tornado será homenageado no Troféu Raça Negra, que terá produção musical do cantor Simoninha. A cerimônia acontece a partir das 20h na Sala São Paulo, no Centro, e contará também com a presença do Comandante do Estado Maior das Forças Armadas Raul Botelho, primeiro negro a assumir o posto de tenente brigadeiro.

Festa Literária

A FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – terá lançamentos e vendas de livros, quadrinhos e mangás, produtos de afro-empreendedores, além de atividades culturais, palestras e debates entre os dias 18 e 20 de novembro na Faculdade Zumbi dos Palmares.

Feira de Profissões

Nos dias 18 e 19, a Faculdade Zumbi dos Palmares terá palestras de empreendedorismo e atendimento de participantes para encaminhamento para mais de 4 mil vagas de emprego. Quem passar pelo local também poderá solicitar a emissão de carteira de trabalho.

Encontro de Capoeira e show de Paula Lima

O Memorial da América Latina receberá na quarta-feira (20) o encontro “Um Gesto de Liberdade”, que reunirá todas as correntes da capoeira brasileira para um dia com rodas, homenagens, exposição e feira gastronômica. O evento também terá shows das cantoras Paula Lima e Carolina Soares.

Festival Gastronômico

O festival gastronômico “Mesa Afro Brasil” acontece durante todo o mês de novembro em mais de 40 estabelecimentos participantes, entre bares, hamburguerias e restaurantes. Os pratos exclusivos são produzidos por chefs negros. A cada refeição vendida, R$ 1 é revertido em bolsas de estudo na Faculdade Zumbi dos Palmares. Veja os locais participantes.

Jornada da Diversidade

Na terça-feira (19), representantes de grandes empresas como Coca-Cola, Petrobras, Ge e Ambev se reúnem para discutir a valorização da diversidade racial no ambiente corporativo. O evento é aberto ao público e acontece a partir das 18h no hotel Maksud Plaza, na Bela Vista.

A programação completa com todas as atividades da Virada da Consciência pode ser consultada no site do evento.

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...