Guest Post »

São Paulo tem mais de 500 atividades na Virada da Consciência Negra; veja programação

Evento tem feira literária, feira de profissões, encontro de capoeira, show da cantora Paula Lima, entre outros, até quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra.

No G1

Mulher sorri em frente a estátua de Zumbi dos Palmares durante comemoração do Dia da Consciência Negra em 2018 no Rio de Janeiro — Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, a cidade de São Paulo recebe entre os dias 17 e 20 de novembro a Virada da Consciência, que conta com uma série de eventos gratuitos como feira de profissões, feira de tecnologia, debates literários, shows, exposições, peças, campeonatos esportivos e oficinas.

Organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares, a Virada terá mais de 500 atividades. O evento tem como objetivo promover a valorização da diversidade étnico racial e divulgar as realizações e a cultura do negro no Brasil e no mundo.

Veja a programação da Virada da Consciência:

Troféu Raça Negra

Nesta segunda-feira (18), o ator Tony Tornado será homenageado no Troféu Raça Negra, que terá produção musical do cantor Simoninha. A cerimônia acontece a partir das 20h na Sala São Paulo, no Centro, e contará também com a presença do Comandante do Estado Maior das Forças Armadas Raul Botelho, primeiro negro a assumir o posto de tenente brigadeiro.

Festa Literária

A FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – terá lançamentos e vendas de livros, quadrinhos e mangás, produtos de afro-empreendedores, além de atividades culturais, palestras e debates entre os dias 18 e 20 de novembro na Faculdade Zumbi dos Palmares.

Feira de Profissões

Nos dias 18 e 19, a Faculdade Zumbi dos Palmares terá palestras de empreendedorismo e atendimento de participantes para encaminhamento para mais de 4 mil vagas de emprego. Quem passar pelo local também poderá solicitar a emissão de carteira de trabalho.

Encontro de Capoeira e show de Paula Lima

O Memorial da América Latina receberá na quarta-feira (20) o encontro “Um Gesto de Liberdade”, que reunirá todas as correntes da capoeira brasileira para um dia com rodas, homenagens, exposição e feira gastronômica. O evento também terá shows das cantoras Paula Lima e Carolina Soares.

Festival Gastronômico

O festival gastronômico “Mesa Afro Brasil” acontece durante todo o mês de novembro em mais de 40 estabelecimentos participantes, entre bares, hamburguerias e restaurantes. Os pratos exclusivos são produzidos por chefs negros. A cada refeição vendida, R$ 1 é revertido em bolsas de estudo na Faculdade Zumbi dos Palmares. Veja os locais participantes.

Jornada da Diversidade

Na terça-feira (19), representantes de grandes empresas como Coca-Cola, Petrobras, Ge e Ambev se reúnem para discutir a valorização da diversidade racial no ambiente corporativo. O evento é aberto ao público e acontece a partir das 18h no hotel Maksud Plaza, na Bela Vista.

A programação completa com todas as atividades da Virada da Consciência pode ser consultada no site do evento.

Related posts