Saúde mental, um direito ainda pouco acessível

Modelo de sociedade atual aumenta a demanda por ajuda psicológica

Por Luciana Console Do Brasil de Fato

Getty Images/iStockphoto

De acordo com a Declaração dos Direitos Humanos, a saúde é um direito universal. Porém, quando se fala no assunto, a saúde mental não é encarada da mesma forma. É o que afirma a psicanalista Ana Gebrim, ao explicar que ela deve ser encarada como algo coletivo, justamente por permear todos os espaços de convivência da sociedade.

“É um assunto de todos nós e diz respeito basicamente a ideia de que possamos conviver minimamente em harmonia e bem estar. Ou seja, a saúde mental está atrás e na frente de todas as pequenas coisas que ocupam o cotidiano como dormir, levantar, trabalhar, amar, conseguir se organizar financeiramente, conseguir ter amigos, viajar, permanecer nos lugares, frequentar as coisas, enfim”.

Barbárie

Problemas relacionados à saúde mental como ansiedade, estresse, fobias e depressão têm aumentado, de acordo com relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para Yanina Stasevskas, psicanalista que por 10 anos dirigiu o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Butantã, o aumento de desequilíbrios e sofrimentos são subproduto do sistema capitalista.

“Nós temos uma sociedade que é bárbara, não só pelas exploração dos trabalhadores, mas também por causa do sistema de alienação, que o próprio Marx já falava; que cria o sujeito adaptado a essa sociedade, de foma que eles respondam ao sistema e se alienem das próprias condições”.

Entretanto, a crescente necessidade de ajuda é acompanhada pela dificuldade do acesso ao atendimento psicológico, seja pelo alto valor em consultórios particulares ou pela superlotação nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Muitas vezes, esses problemas e adoecimentos psicológicos tem na medicalização a saída prioritária ou única, em consultórios das mais variadas especialidades médicas.

“E o que a gente vê de forma disseminada hoje é o sofrimento, a angústia, o medo, a tristeza serem não só patologizadas, como excessivamente medicalizadas. Então hoje é quase que um fenômeno social, crianças, adolescentes, adultos, idosos [ser medicalizado]; não precisa nem ser o psiquiatra que dá o antidepressivo e remédio”, afirma Ana Gebrim.

Sem pílula mágica

Segundo a psicanalista, bem-estar não significa ausência de sofrimento e de felicidade permanente, mas um estado onde o ser humano aprende a lidar com as questões diárias, sem “pílula mágica”.

A ex-diretora do Caps acrescenta que a medicalização excessiva é parte do fenômeno de “destruição da vida simbólica humana”. Segundo ela, a chamada vida simbólica consiste no convívio entre as pessoas na forma de solidariedade e troca de valores, para além dos financeiros. Algo completamente oposto à lógica do mercado, onde o lucro é o foco.

A necessidade do cuidado com a vida simbólica é de todas as classes sociais, porém são as classes menos favorecidas as mais atingidas pelo sistema e com mais dificuldades de acesso.

Psicanálise

A psicanálise entra como uma das terapias mais comuns, pelo fato de enxergar o ser humano dentro do contexto em que vive. Ao contrário do que muitos pensam, a psicanálise não é uma ciência, mas sim uma arte, que tem como objetivo a investigação e compreensão do inconsciente e é considerada como uma forma de tratamento das psiconeuroses que acometem os seres humanos.

“A psicanálise pretende tratar do sujeito como é constituído em nossa sociedade, então ela aborda não só as estruturas subjetivas, mas uma coisa que é o inconsciente”.

Em São Paulo, diversos lugares prestam atendimentos a pessoas de baixa renda. Os valores são negociáveis ou até mesmo gratuitos, dependendo da política de cada serviço.

Seguem abaixo alguns endereços e telefones de serviços sociais.

 

Serviço:

Onde encontrar atendimento comunitário?

– Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae

Rua Ministro de Godói, 1484 – Perdizes

Tel. 11 3866-2730

 

– Casa do Povo

Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro

Tel. 11 3227-4015

 

– Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” da PUC

Rua Almirante Pereira Guimarães, 150 – Pacaembu

Tel. 11 3862-6070

 

– CLIPP – Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise

Tel 11 3864-7023

 

O primeiro atendimento é na Rua Cardoso de Almeida, mas existem clínicas na zonas Leste e Sul da cidade de São Paulo

 

–  CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos)

Rua Almirante Pereira Guimarães, 378 – Pacaembu

Tel. 11 3864-2330 / 3865-0017

+ sobre o tema

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Dennis de Oliveira: O plebiscito, os médicos e a contradição entre Casa Grande e Senzala

A presidenta Dilma Rousseff buscou retomar a iniciativa política...

Promotoras Legais Populares do Geledés recebem netos de Nelson Mandela em atividade de prevenção a AIDS

   Por: Nilza Iraci Fotos: Renato Oliveira As Promotoras Legais Populares do...

Irmãos albinos relembram momentos ao lado de fotógrafo Alexandre Severo

Amanda Miranda Kauan, hoje aos 10 anos, não se esquece...

para lembrar

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Risco e escolha

A noção de risco em saúde orienta o processo...

Cerca de 100 especialistas em HIV estavam em avião da Malásia

Mortes de dezenas de destacados especialistas na área provocam...

Vacina de hepatite A passa a ser oferecida em todo o país este mês

Paraná, São Paulo e Roraima eram últimos estados que...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

Golpes financeiros digitais deixam consequências psicológicas nas vítimas

Cair na conversa de um estelionatário e perder uma quantia em dinheiro pode gerar consequências graves, não só para o bolso, mas para o...

Regina King faz desabafo sobre morte do filho: “A ausência física é tão grande”

Regina King tem lidado com as coisas “minuto a minuto” após a morte de seu filho. A atriz de 53 anos perdeu Ian Alexander Jr., de...
-+=