Saúde passa a monitorar doenças pelo recorte étnico-racial

Nova ferramenta promete dar subsídios para enfrentar desigualdades

O Ministério da Saúde lançou o Painel Equidade Étnico-racial, uma nova ferramenta que vai ajudar a monitorar e enfrentar as disparidades entre grupos étnicos e raciais no Brasil.

O Painel Epidemiologia e Desigualdades: Doenças e Agravos na População para Raça/Cor reúne informações detalhadas sobre o quesito raça/cor sobre casos de tuberculose, TB-HIV, hepatite B, hepatite C, sífilis, violência autoprovocada e violência interpessoal.

De acordo com o Ministério da Saúde, o panorama brasileiro evidencia a necessidade de fortalecer políticas públicas que promovam a equidade no acesso à saúde e incentivem ações direcionadas para reduzir as desigualdades raciais. 

A nova ferramenta, desenvolvida pelo Centro Nacional de Inteligência Epidemiológica e Vigilância Genômica, fornecerá subsídios para intervenções mais eficazes e inclusivas.

De acordo com o painel, a maior parte dos casos das doenças monitoradas está concentrada na população negra, ou seja, preta e parda. Entre os casos de tuberculose, em 2023, cerca de 60% deles foram registrados nessa população, enquanto a população branca representou 23,38% dos casos. Sobre o desfecho do tratamento, as pessoas pretas e pardas o interrompem com maior frequência entre os casos novos da doença.

Também em 2023, mais de 50% dos casos de hepatite B foram verificados entre as populações preta e parda, à medida em que 37% foram registrados na população branca. Já em relação à hepatite C, a população branca apresentou o maior percentual de casos no mesmo ano, 46,86%. A população negra, 44,01 %. 

+ sobre o tema

Concursos públicos oferecem 30,2 mil vagas com salários de até R$ 28,9 mil

Concursos públicos oferecem 30.209 vagas em todas as regiões...

Coletor menstrual: por que não falamos dele?

À primeira vista, ele parece um cálice feito de...

Organização das Nações Unidas cobra votação da PEC do Trabalho Escravo

ONU pede que o Senado analise a proposta que...

para lembrar

Viva a igualdade, com diversidade

Na última segunda, Demi Getschko, um dos pioneiros da...

Google doará US$ 11,5 mi para apoiar luta anti-racismo

O Google tem várias ideologias e políticas sociais, e...

Yduqs abre processo seletivo de trainees exclusivo para negros

Com o objetivo de ampliar a diversidade racial em...
spot_imgspot_img

Sempre estivemos aqui. Histórias da ditadura seguem na invisibilidade

Na esteira das comemorações do Globo de Ouro e do Oscar conquistados pelo brilhante filme Ainda Estou Aqui – homônimo da produção literária de Marcelo Rubens...

Como Geledés combate a discriminação racial na arena internacional

As Nações Unidas estabeleceram o dia 21 de março como o Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial como uma data em memória ao Massacre...

Centro brasileiro de Justiça Climática lança programa de fellowship exclusivo para jornalistas negros e negras 

O Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC), organização nacional de destaque na luta por justiça climática e racial, acaba de lançar o Programa de...
-+=