Se é para dançar, nós já dançamos!

 

Quase todo mundo sabe que o kuduro é um gênero musical nascido na África especialmente em Angola, com fortes referências de kizomba, semba, reggae. Mas, quem criou o ritmo? Essa resposta só tive acesso há pouco tempo. O criador é Lucenzo, pelo menos é o que parece.

Antes do cantor francês lançar o hit baladeiro, o kuduro se restringia a uma dança esquisita dos pretos, reservado aos concursos dos programas pops ou aos bairros periféricos. De repente, eis que surgiu Lucenzo! A salvação da lavoura, para dar visibilidade ao gênero musical.

Sem ter colocado os pés em Angola, lucenzo criou a música em parceria com o cantor inglês Big Ali, que bombou em toda Europa. Apesar do sucesso, foi na voz e versão do porto riquenho Don Omar que a música tomou forca, virou trilha do filme Velozes e Furiosos 5, teve portas abertas para o carnaval da Bahia e agora a musica Danzar Kuduro é trilha da novela Avenida Brasil, com uma abertura composta por uma maioria de negros fazendo uma alusão as avenidas e guetos do Brasil.

O interessante é que o gato pop fez um hit de kuduro em um ritmo não africano. A música é um bit de kuduro em ritmo de reggaeton, na voz de um homem branco pseudo latino, que em momento algum faz algum tipo de alusão a origem do ritmo. Nem mesmo na versão latina de Don Omar isso ocorreu, Danzar Kururo é apenas uma versão no idioma espanhol.

 

“O Dom Osmar apresenta o kuduro como sendo um trabalho dele (…) ele não fala de Angola, nem de nada dessas coisas. Quer dizer o nosso ritmo, ele ouviu em algum lugar, pesquisou, pegou e levou para lá.” Esse foi o desabafo do cantor angolano Dog Murras em entrevista ao programa angolano Hora Quente, após ser questionado pelo apresentador Pedro N’zagi, sobre o mercado da música para os angolanos.

Mais à frente, o cantor citou o grupo Fantasmão, na época liderado por Edicity, segundo ele, o Brasil se apropriou do kuduro entendendo que o produto vem da áfrica e o valoriza ainda mais por isso.

O exemplo da afirmativa de Dog Murras é que na regravação do cantor Pop Latino, parte do clipe acontece em Luanda, durante o vídeo há uma dançarina de kuduro e no final aparece a bandeira de Angola (não deixa de ser mais um clipe lotado de bundas remexendo).

O sucesso do hit nos remete a um debate antigo: Porque a música negra toma força quando é produzida por brancos? O kuduro está na pista para negócio faz tempo, mas bastou um branco europeu cantar e a música é a bola da vez (só perde para Muchel telo). Temos como exemplo a finada Amy e a bem viva Adele consideradas rainhas do soul e do jazz, quando na verdade a banda base de Amy é da cantora de jazz Sharon Jones, já Adele ganhou vários prêmios com os dois álbuns intitulados por ela de tributo a música negra.

Enquanto a obra do cantor não caí no ostracismo e vai parar no cemitério dos hits temporários, vamos ouvir essa música enquanto durar a novela, não esquecendo de agradecer a Lucenzo pela criação e difusão do kuduro. Valeu Lu!

at2latinokuduro

 

 

Fonte: Correio Nago

+ sobre o tema

Livros angolanos expostos em Lisboa serão matéria de estudo

Lisboa (do correspondente) – Alguns dos 50 títulos...

Fifa se desculpa por desrespeito de consultora a africanos e sul-americanos

A Fifa pediu desculpas pelas declarações desrespeitosas a africanos...

Fundação Palmares quer que Cais do Valongo, no Rio, vire patrimônio da humanidade

Brasília – A Fundação Cultural Palmares quer tornar o...

para lembrar

Aláfia, para além da “África teórica”

Por Igor Carvalho, Uma banda que carrega em sua música...

Casa Branca do Engenho Velho

Casa Branca do Engenho Velho, Sociedade São Jorge do...

Iemanjá a Rainha do Mar

Iemanjá é a Rainha do Mar e as suas...

Hoje na história, 15 Dia da Umbanda : Homenagem pede respeito e fim do preconceito

A Câmara realizou nesta segunda-feira (12), sessão solene em...
spot_imgspot_img

Saiba quem é Mayara Lima, a princesa de bateria que viralizou na internet

Mayara Lima, cujo vídeo ensaiando com a bateria da Paraíso do Tuiuti em perfeita sincronia viralizou na última semana, tem só 24 anos, mas mais da...

Semana de 22: clubes negros mostraram um Brasil além de A Negra, de Tarsila

O mês de fevereiro de 1922 foi bastante agitado em São Paulo por conta do início daquele que viria a ser o marco do...

Festival Perifericu celebra processos artísticos LGBTQIA+ realizados nas periferias

São Paulo, janeiro de 2022 - O Perifericu – Festival Internacional de Cinema e Cultura da Quebrada, evento que tem como objetivo valorizar as...
-+=