Seguranças pegam criança pelo braço e a expulsam de shopping no DF;

Publicitária filmou ação; criança teria mexido em comida de clientes.
Shopping disse que apura o caso e tomará medidas, caso necessário.

Por> Mateus Rodrigues Do: G1

Imagens feitas por uma cliente do shopping Conjunto Nacional, em Brasília, mostram o momento em que dois seguranças levam um garoto pelos braços para fora do prédio. O menino chora e diz que os agentes o estão machucando. Um terceiro segurança acompanha a ação e tenta barrar a filmagem, mas o grupo segue caminho até a saída do shopping. Já depois da catraca do estacionamento, a criança é liberada e sai correndo em direção à área externa.

Fiquei chocada. É uma criança, provavelmente estava morrendo de fome. Poderiam repreender, mas não precisavam da violência. Foi um abuso enorme”

O caso aconteceu na tarde de sexta-feira (7). A filmagem foi feita pela publicitária Malu Rodrigues, de 29 anos. Segundo ela, a vítima era moradora de rua. Quando perguntou aos seguranças sobre o motivo da ação, eles disseram que o menino colocou a mão no prato de clientes na praça de alimentação, afirmou.

“Fiquei chocada. É uma criança, provavelmente estava morrendo de fome. Poderiam repreender, mas não precisavam da violência. Foi um abuso enorme”, diz.

Em nota, o Conjunto Nacional afirma que “tomou conhecimento do ocorrido e que está apurando as informações. O empreendimento abrirá processo interno e tomará as medidas cabíveis caso seja necessário.”

Malu conta que foi ao shopping com uma amiga e ouviu os gritos da criança assim que chegou à praça de alimentação. “Ainda nem tinha feito o pedido. Ouvi alguém gritando ‘me larga, me larga, estão me machucando’ e de repente apareceram três seguranças com esse menino, que deve ter uns 8, 9 anos”, diz Malu. Quando eles se afastaram um pouco, ela diz que pegou o celular por impulso e correu para filmar.

A ação da cliente teria incomodado os seguranças. “Eles foram pela escada de serviço, onde ninguém passa. Acho que não queriam dar na vista. Quando um dos caras me viu, ficou extremamente irritado, tentou barrar minha passagem. Fiquei com medo porque não sabia para onde estavam levando”, diz.

Malu diz ainda que, ao desligar o celular, foi intimidada pelos seguranças. “Eles vieram para cima de mim, falaram ‘se acontecesse com você, você ia chamar a gente’, mas continuei argumentando que nada justificava aquela agressão”.

 

 

+ sobre o tema

Mesmo na quarentena, PM do Rio segue cobrando vidas na periferia

Nota Pública, Violência Institucional O assassinato do menino João Pedro...

Jurema Werneck: Voz branca deve ser cada vez mais ativa no antirracismo

Brancos podem colaborar com a luta antirracista falando a...

Polícia reabre caso sobre a morte de Tupac após confissão de suspeito

Duane Keith David, conhecido como Keefe D., afirmou ter...

Essa mulher negra desarmada foi morta pela polícia. Por que não marchamos por ela?

Texto de Darnell L. Moore. Publicado originalmente com o título:...

para lembrar

MC Carol: ‘Se homem ficasse grávido, o aborto já teria sido legalizado’

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal considerou nesta...

Em reencontro, Suárez ignora aperto de mão e revolta Evra

Suárez passou reto por Evra quando o francês tentou...

O corpo negro no cubo branco

Realizada em São Paulo, ação “Presença Negra” estimula discussão...

Por que você deve parar de afirmar que o racismo reverso existe?

Quem acredita em racismo inverso crê que há um...
spot_imgspot_img

‘Não é caso isolado’: as reações no Senegal a morte de imigrante em operação policial em SP

A morte do ambulante senegalês Ngagne Mbaye durante uma operação policial no centro de São Paulo na sexta-feira (11/04) gerou grande indignação e cobranças por justiça...

‘Nunca vi um pobre’

Quando penso que já vi e ouvi de tudo um pouco, a vida insiste em surpreender. Fiquei estarrecida com o relato sobre a euforia...

PM que arremessou homem de ponte na Zona Sul de SP é solto após Justiça conceder habeas corpus

A Justiça concedeu habeas corpus para o policial militar Luan Felipe Alves Pereira, preso por arremessar um jovem de 25 anos de uma ponte na Vila...
-+=