Douglas Belchior: “Segurança pública no Brasil é genocida”

Para coordenador da UNEafro Brasil, o sistema atual favorece a seletividade e racismo das polícias; ele é um dos participantes do seminário sobre cultura periférica organizado pela Fórum na sexta-feira (14)

Foto: Gabriel Brito/Correio da Cidadania

Por Guilherme Franco no, Revista Fórum 

A violência policial que vitima as periferias brasileiras aumenta a importância do debate acerca da revisão do modelo de segurança pública brasileiro. Além da repressão em série, o despreparo das polícias será tema da segunda mesa do seminário “A Periferia no Centro: cultura, narrativas e disputas”, realizado pela Revista Fórum, na próxima sexta-feira (14), no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

O padrão de segurança pública implementado atualmente é “militarizado e genocida”, segundo Douglas Belchior, professor, cordenador da UNEafro Brasil e debatedor no seminário. Para ele, a tendência de armar as guardas municipais impede o respeito aos direitos humanos. “Há uma ação planejada em todas as esferas que acaba naturalizando uma política de repressão que tem como alvo os pobres e os negros”, explica.

Belchior acredita que a revisão na segurança pública é a única forma de acabar com essa situação alarmante e revelada por diversos estudos. Levantamento divulgado pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar) aponta que a PM assassinou, em 2011, três vezes mais negros do que brancos, sendo em sua maioria jovens entre 24 e 30 anos e moradores de periferias.

Durante as manifestações de junho, a bandeira pela “desmilitarização” uniu diversos movimentos sociais. De acordo com Belchior, esta é apenas uma pauta a ser discutida no setor da segurança pública. “Uma polícia desmilitarizada não necessariamente deixa de ser uma polícia injusta, racista. Neste sentido, a demanda eleitoral não deu conta de botar na mesa de debate a questão da segurança pública como um todo”, garante. “A discussão sobre o tema será ainda mais difícil tanto no Parlamento, que parece que será ainda mais conservador, mas também do ponto de vista do Executivo”, completa o professor, que foi candidato a deputado federal  pelo PSOL de São Paulo nas últimas eleições.

Belchior destaca ainda a importância em debater a cultura de periferia. “A cultura da periferia é fruto da sua própria resistência. Quanto mais valorizarmos essas organizações culturais, mais fortaleceremos a nossa luta”, finaliza.

O seminário “A Periferia no Centro: cultura, narrativas e disputas” terá entrada gratuita. Para participar, basta se inscrever em: www.revistaforum.com.br/periferia.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

‘Ela só queria nos humilhar’ conta estudantes africanos sobre racismo da polícia em Porto Alegre

Samir Oliveira Quando vieram ao Brasil em busca de aperfeiçoamento...

Racismo na PUC, de Belo Horizonte, é motivo de protesto dos estudantes

Racismo na PUC O caso ocorreu nas dependências da Pontifícia...

Movimento negro mostra força em marchas contra violência policial

Protestos que reuniram 50 mil pessoas em várias capitais...

A polícia não está em guerra com seu povo. Ao menos, não deveria

Quando alguns amigos me contam, com a indignação à...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Instituto Odara lança dossiê sobre a letalidade policial que atinge crianças negras na Bahia

O Odara - Instituto da Mulher Negra torna público o documento “Quem vai contar os corpos?”: Dossiê sobre as mortes de crianças negras como consequência...

Polícia Civil de Alagoas prende homem por injúria racial e ameaça

A Polícia Civil, por meio da seção de capturas da Dracco, realizou nesta terça-feira (9), o cumprimento de um mandado de prisão contra um...
-+=