Equipe da subsecretaria de Cultura, liderada pelo subsecretário Daniel Bertolucci recebe os congolesesS. Foto:Ricardo Bertolucci Reginato
“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra”. É seguindo a filosofia dessa frase de Bob Marley, inserida na música “War”, do rei do reggae e um dos principais defensores da cultura afro descendente, que a subsecretaria de Cultura de Gramado, está criando uma grade muito bacana de eventos para a 4ª Semana Afro Cultural, que acontece de 19 a 27 de novembro.
A programação da Semana Afro ainda não está completamente pronta, mas já está confirmada uma série de palestras de três pessoas com vasto embasamento sobre a cultura africana. Emmanuel, Fally e Jonathan, são congoleses que moram em Gramado e farão uma palestrarão nas escolas de Gramado.
“Ninguém melhor do que os próprios africanos para falar sobre a cultura de seu povo. É uma grande honra tê-los em Gramado, pois assim demonstramos a variedade étnica e cultural que o nosso município está adquirindo. É muito enriquecedor ver esse intercâmbio de culturas”, destaca o subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci.
Além da programação da Semana Afro Cultural, a Subsecretaria de Cultura ainda está preparando um mês inteiro, repleto de atividades relacionadas a cultura africana. Segundo a coordenadora geral do evento, a professora Denise Foss, a maioria das escolas municipais da cidade já vem desenvolvendo atividades relacionadas, desde o início do ano, graças ao Curso de Qualificação que frequentam em parceria com a UFRGS.
Na foto: Equipe da Subsecretaria de Cultura, liderada pelo subsecretário Daniel Bertolucci recebe os congoleses.
Fonte: Olá Serra Gaúcha