Oficina Artesanal de Percussão Afro Brasileiro vai começar dia 27

A Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Itapeva, através da Divisão Igualdade Racial, em parceria com a Associação da Comunidade Negra de Itapeva e Região, está com inscrições abertas para a Oficina Artesanal de Percussão Afro Brasileiro. O objetivo da oficina é a preservação das tradições africanas, tendo como público alvo crianças, jovens e adultos, bem como portadores de deficiências.

“Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de conhecer e respeitar nossas raízes, a cultura e os costumes africanos. Em nosso município temos o Quilombo do Jaó, além de um sítio arqueológico de valor histórico importantíssimo. De acordo com dados do IBGE, de 2.000, Itapeva conta com mais de 16% de afro-descendentes em sua população, além de comunidades tradicionais de Terreiros de Matriz Africana”, explica Aparecida Oliveira da Silva, da Divisão de Igualdade Racial.

Com a qualificação, os participantes da oficina desenvolverão atividades, gerando renda e difusão da cultura africana, com a confecção de instrumentos artesanais, de percussão, que poderão ser comercializados.

As oficinas serão realizadas ás segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h ás 11h e das 14h ás 16h, na Fazenda Pilão d´Água. A duração é de três meses, com entrega de certificados aos participantes.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 26 de outubro e encontram-se abertas no site www.culturitapeva.com.br, na Divisão de Igualdade Racial, na Estação Cultura Comendador Newton de Moura Müzel (Avenida Governador Mário Covas, 269 – centro) e na sede da Associação da Comunidade Negra de Itapeva e Região (Praça Dom Sílvio Maria Dário, 97 – centro).

Outras informações poderão ser obtidas através dos telefones (15) 3522.3875 ou (15) 3521.4220.

A aula inaugural acontecerá no próximo dia 27, no Auditório da Fazenda Pilão D’água, às 20h, com os palestrantes João Batista de Almeida, o Baia, que falará sobre musica; Milton Duarte da Silva, sobre os instrumentos artesanais Afros Brasileiros e Célio César Rosa Engue que abordará sobre o fundamento dos instrumentos afro na religiosidade.

Fonte: Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Itapeva

+ sobre o tema

Governo, organizações e quilombolas se unem em defesa do Decreto n°4887/2003

Por Daiane Souza Quilombolas, órgãos públicos e instituições de todo...

Quilombolas deixam sede do Incra após passarem noite no local

Órgão se comprometeu a retomar diálogo sobre desapropriações no...

Seminário Educação 2011 marca o Ano Internacional do Afrodescendente

Evento com quase 3 mil inscritos vai até quarta-feira...

Consciência Negra programação Mato Grosso do Sul 2011

05/11 Feira da Agricultura Familiar de Furnas dos...

para lembrar

spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=