Oficina Artesanal de Percussão Afro Brasileiro vai começar dia 27

A Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Itapeva, através da Divisão Igualdade Racial, em parceria com a Associação da Comunidade Negra de Itapeva e Região, está com inscrições abertas para a Oficina Artesanal de Percussão Afro Brasileiro. O objetivo da oficina é a preservação das tradições africanas, tendo como público alvo crianças, jovens e adultos, bem como portadores de deficiências.

“Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de conhecer e respeitar nossas raízes, a cultura e os costumes africanos. Em nosso município temos o Quilombo do Jaó, além de um sítio arqueológico de valor histórico importantíssimo. De acordo com dados do IBGE, de 2.000, Itapeva conta com mais de 16% de afro-descendentes em sua população, além de comunidades tradicionais de Terreiros de Matriz Africana”, explica Aparecida Oliveira da Silva, da Divisão de Igualdade Racial.

Com a qualificação, os participantes da oficina desenvolverão atividades, gerando renda e difusão da cultura africana, com a confecção de instrumentos artesanais, de percussão, que poderão ser comercializados.

As oficinas serão realizadas ás segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h ás 11h e das 14h ás 16h, na Fazenda Pilão d´Água. A duração é de três meses, com entrega de certificados aos participantes.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 26 de outubro e encontram-se abertas no site www.culturitapeva.com.br, na Divisão de Igualdade Racial, na Estação Cultura Comendador Newton de Moura Müzel (Avenida Governador Mário Covas, 269 – centro) e na sede da Associação da Comunidade Negra de Itapeva e Região (Praça Dom Sílvio Maria Dário, 97 – centro).

Outras informações poderão ser obtidas através dos telefones (15) 3522.3875 ou (15) 3521.4220.

A aula inaugural acontecerá no próximo dia 27, no Auditório da Fazenda Pilão D’água, às 20h, com os palestrantes João Batista de Almeida, o Baia, que falará sobre musica; Milton Duarte da Silva, sobre os instrumentos artesanais Afros Brasileiros e Célio César Rosa Engue que abordará sobre o fundamento dos instrumentos afro na religiosidade.

Fonte: Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Itapeva

+ sobre o tema

Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção   Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados...

Raça e Cor – Eu visto esta camisa! Raça, cor e etnia no SUS

O Projeto Identidade trata da questão de direitos humanos,...

para lembrar

Fundação Palmares promove encontro preparatório à Conferência Nacional de Cultura Afro-Brasileira

      Cerca de 120 representantes da cultura afro-brasileira no Brasil...

Nota Pública – Territórios quilombolas: Antes do julgamento, o debate

Ação sobre titulação dos territórios quilombolas está prestes a...

CCJ aprova texto de consenso para Estatuto da Igualdade Racial

O Estatuto da Igualdade Racial foi aprovado, nesta quarta-feira...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=