Seminário: 30 anos Geledés – Violência contra a Mulher e o Projeto PLPs – Inscreva-se!

Artigo produzido por Redação de Geledés

Geledés Instituto da Mulher Negra celebra seus 30 anos de trajetória política e social com uma série de seminários a serem realizados entre os dias 05 e 28 de abril de 2018.

Participam da celebração ativistas, pesquisadoras(es), gestoras(es) de políticas públicas, formadoras(es) de opinião e artistas, que compartilharam com a organização as lutas, conquistas e os desafios persistentes pela efetivação de direitos e dignidade para mulheres e negros. Os seminários refletirão sobre as questões de gênero e raça na sociedade brasileira, os desafios da conjuntura para a permanência e avanços destas agendas.

No dia 28 de abril, em parceria com o Memorial da América Latina e apoio do Instituto Avon, realizaremos o seminário Violência Contra a Mulher e o Projeto PLPs, que abordará as ações desenvolvidas por Geledés para o enfrentamento da violência contra a mulher; a experiência do projeto Promotoras Legais Populares; o feminicídio; os desafios para a plena execução da Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha e o aplicativo Juntas – uma tecnologia para o enfrentamento da violência contra as mulheres. Buscamos, com esta atividade, desenvolver estratégias para o enfrentamento do racismo e sexismo, de ampliação dos direitos das mulheres e para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Será fornecido certificado para as/os participantes.

Local do Evento: 

Memorial da América Latina

 Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo (próximo da estação metrô Barra Funda).

Data:  
28 de abril de 2018 – 09h às 13hs.

Palestrantes: 
 

Drª Angélica de Maria Melo de Almeida 
Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; membro da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Estado de São Paulo – COMESP.

Antonio Carlos KK Santos Filho
Webdesigner; designer gráfico de Geledés Instituto da Mulher Negra.

Juciara Almeida 
Assistente social; promotora legal popular; coordenadora do curso Promotoras Legais Populares de Geledés; vice-presidenta de Geledés Instituto da Mulher Negra.
Maridite Oliveira 
Médica; implantou o Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica – NAVVID no pronto socorro do Hospital Geral de São Mateus.
Sonia Maria Nascimento 
Advogada; coordenadora geral do curso Promotoras Legais Populares de Geledés; coordenadora executiva de Geledés Instituto da Mulher Negra.
Tereza Ferraz 
Psicóloga; especialização em Saúde Pública; autora do Manual de Autoestima para Mulheres em Situação de Violência; facilitadora das oficinas dos cursos Promotoras Legais Populares de Geledés.
Mediadora:
Claudia de Luna 
Advogada; presidente do Movimento Nacional Contra o Tráfico de Pessoas – MCTP.
Realização:
Geledés Instituto da Mulher Negra 
Parceiro Cultural:
Memorial da América Latina 
Apoio:
Instituto Avon 

+ sobre o tema

para lembrar

“As pessoas querem ser escutadas” , diz Cherizar Crippen, líder do Black Lives Matter

Cherizar Crippen é uma das jovens negras líderes do movimento Black Lives Matter (BLM) que está fazendo ferver os Estados Unidos em protestos antirracistas...

“Pensar como um negro significa defender uma forma específica de interpretar a Constituição” diz Adilson José Moreira

Quando era menino, o advogado e professor doutor em Direito Constitucional Comparado pela Universidade de Harvard, Adilson José Moreira, gostava de ouvir os casos...

Luto que marcou a vida de Maria é transformado em luta

Com uma trajetória marcada por situação análoga à escravidão e perdas familiares, Maria dá a volta ao se tornar uma líder comunitária na Cidade...
-+=