Seminários Palestras e Shows comemoram o mês da Consciência Negra em Alagoas

Memória, Consciência e Patrimônio de Resistência

Por José Felipe dos Santos via Guest Post para o Portal Geledés

A Festa de Ijexá, deu início na tarde da última quarta-feira (11) em Maceió, as celebrações do mês da Consciência Negra. A Fundação Cultural Palmares (FCP-MinC); gestores; artistas; fazedores da cultura e o movimento negro, definiram a programação, que consta de Seminários, palestras, rodas de conversa, lançamento de livro, oficinas de literatura, contação de história; teatro; break; feira de artesanatos, apresentações culturais. O objetivo é reverenciar a memória do líder e herói nacional Zumbi dos Palmares, debater ações para a revitalização do Parque Memorial da Serra da Barriga, o primeiro território de resistência cultural Afro-brasileira no País.

Além do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, participam o Governador de Alagoas, Renan Filho; a presidenta da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu; representante do Ministério do Turismo, da Universidade de Alagoas; o Prefeito de União dos Palmares, Eduardo Pedrosa; o Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura/MinC, Carlos Beyrodt Paiva Neto e Elida Miranda, representante Regional da Fundação Palmares no estado; artistas, fazedores da cultura negra, afro-brasileira, representantes das comunidades tradicionais de matriz africana, quilombolas e indígenas.

Homenagens ao líder e herói nacional Zumbi dos Palmares

A partir das 8h30 da sexta-feira (20), acontece no Parque Memorial da Serra da Barriga, a posse dos membros do Conselho Curador; coroação do Busto de Zumbi; reverência à ancestralidade de matriz africana; cortejo das Yabás e o lançamento da Campanha “Filhos do Brasil”, em defesa e garantia da liberdade religiosa e contra a intolerância, com a participação de artistas, personalidades públicas e lideranças de várias denominações religiosas, credos, ateus e agnósticos.

O Conselho Curador

O Ministro da Cultura nomeou os membros do Conselho Curador, que será presidido pela presidenta da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu, por um mandato de três anos; composto pelos representantes da cultura Afro-brasileira, Maria Stella de Azevedo Santos (Mãe Stella de Oxóssi); Ivo Fonseca Silva; Giane Vargas Escobar; Jeferson Rodrigues de Rezende; Nelson Inocêncio; Jorge Coutinho;; indígena, Welton Jhon Oliveira Suruir; do governo, Gabriel de Carvalho Sampaio, Emília Maria Ribeiro Curi e Rodrigo Ednilson de Jesus.

Programas e ações para comunidades quilombolas

Um protocolo de intensões com a Google Earth Solidário possibilitará o georreferenciamento das 2.607 comunidades tradicionais quilombolas certificadas pela Fundação Palmares. Possibilitando mapear e divulgar as manifestações culturais e de sustentabilidade. Esta parceria desenvolverá um aplicativo desenvolvimento de um aplicativo, onde o envolvimento da juventude com os quilombolas tradicionais, constituirá novos disseminadores da transmissão oral.

Potencializar o Turismo Cultural Étnico

As 9h da quarta-feira (18), uma visita guiada à Serra da Barriga, dá início ao Seminário “O Turismo Cultural Étnico sob a perspectiva da Economia da Cultura”, fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural Palmares; o Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria Extraordinária do Desenvolvimento Econômico (Sedet), com o apoio do Ministério do Turismo.

O Seminário acontece durante todo dia, no auditório da secretaria de educação de União dos Palmares. O Programa Turismo Cultural Étnico, faz parte de uma das metas do Plano Nacional de Cultura, consiste no reconhecimento; na valorização; promoção e na difusão das artes e expressões culturais afro-brasileiras, urbana e de periferia; proteção das comunidades tradicionais quilombolas, de matriz africana e indígena; e o fomento para a economia da cultura e audiovisual. Um das metas será um estudo sobre possíveis intervenções junto ao Parque Nacional Serra da Barriga; ciar um Catálogo com Selo de Reconhecimento de Territórios como espaços de resistência e referência da cultura Afro-brasileira.

Capoeira Patrimônio Cultural e Imaterial brasileiro

Na quinta-feira (19), acontece o Encontro Preparatório para o Seminário Internacional da Capoeira; reunião e Posse do Grupo de Trabalho Ministerial da Capoeira. Com objetivo de deliberar sobre a elaboração do Plano de Ações para a Capoeira 2016/2019; organizar e realizar o Seminário Internacional da Capoeira, em 2016.

O GT é composto por representantes do sistema MinC; FCP; IPHAN; SE; SPC; SEFIC; SCDC e SEFAC; 15 integrantes de Conselhos Estaduais de Salvaguarda da Capoeira, (Amapá, Pará, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo); 01 integrante do CNPC; 01 integrante do Colegiado Setorial de Cultura Afro-brasileira; 03 integrantes indicados pelo IPHAN; 03 indicações do Gabinete do Ministro, além de 12 integrantes dos estados que não possuem Conselho Estadual de Salvaguarda, indicados pela FCP (Amazonas, Acre, Maranhão, Tocantins, Brasília, Sergipe, Rondônia, Pernambuco, Paraíba Goiás e São Paulo). O Seminário acontece durante todo dia, no auditório da secretaria de educação de União dos Palmares.

Juventude Negra e Cultura

A partir das 14h da quinta-feira (19), acontece a roda de conversa “Juventude e Cultura Afro-brasileira com forças de transformação”, tendo como expositores, Valdice Gomes, presidenta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas (Conepir); Atila Roque, Diretor Executivo da Anistia Internacional Brasil, especialista e militante do campo dos direitos humanos, justiça social e segurança pública, com ênfase nos temas raciais; Flávia Oliveira, colunista na Editoria Sociedade do jornal “O Globo” e comentarista do “Estúdio i”, telejornal da “GloboNews”; deputado federal Paulão (PT-AL), relator da CPI do extermínio da juventude negra e pobre; Jadna Santos Silva, presidenta da Associação de Moradores da Vila Emater II; Dudu de Morro Agudo, Rapper, produtor cultural e empreendedor e Flávio cantor Renegado. O evento acontece na Escola Estadual Princesa Isabel, Avenida Fernandes Lima, s/nº, CEPA Farol, Maceió (AL)

Seminário Afro-Internacional

Dando continuidade no sábado (21), o Seminário Afro Internacional: O universo das palavras pretas, culturas e ancestralidade; casamento Quilombola em Santana do Mundaú; festa na Comunidade Quilombola em Poço do Sal, Pão de Açúcar; nos dias 27, 28 e 29, o Projeto Viva Zumbi dos Palmares e Mumbaça Cultural.

Valorizando artistas negros e grupos da cultura Afro-brasileira

Mais de 40 atrações se apresentarão durante a programação, entre artistas e grupos, Airê Orum; Afoxé Ofá Omin; Grupo Ganga Zumba; Posse Atitude Periférica; Civilização Negra; Nação Palmares; Reggae Muquém; Coco de Roda Alto do Cruzeiro; Love Jah; Coletivo Maracatod@s; Povo de Exu; Maracatu Raízes da Tradição; Afro Dorá Aiyê; Tiago Correia; França do Reggae; Ilê Dandara; Capoeira Quilombo dos Palmares; Maracatu Baque Alagoano; Rogério Dias; Orquestra de Tambores; Raízes de Zumbi; Um Reino Chamado Muquém; Afro Gurgumba; Time da Quebra; Luana e 7 Flechas; Gustavo Gomes; Afro Zumbi; Coletivo Afro Caeté; União de Mc’s; Banda Afro Afoxé; Ara Fum-Fum; Zeza do Coco; Igbonan Rocha; Mel Nascimento; Janaína Martins; Coco de Roda Muquém; Samba de Coco Muquém; Dança Afro Muquém; Afro Nação Dandara; Afoxé Ofá Omin; Grupo Ganga Zumba; Posse Atitude Periférica; Civilização Negra; Nação Palmares; Vibrações; Os Crespos; Flávio Renegado e Mart´nália.

*Credenciamento da imprensa:
E-mail: [email protected]
[email protected]
(61) 3424-0165 | 9831-0215
Assessoria de Comunicação

Acompanhe a programação abaixo:

Seminário: “Turismo Cultural Étnico sob a Perspectiva da Economia da Cultura”
Local: Praça Basiliano Sarmento, s/nº, Centro, Auditório da Secretaria de Educação de União dos Palmares
A partir das 8h do dia 17 de novembro recepção aos convidados – Hotel em Maceió – Translado (aeroporto/hotel)

Dia 18 de Novembro
07h30min: Deslocamento Maceió/União de Palmares
09h: Visita Guiada na Serra da Barriga pelos Convidados e Palestrantes
10h30min: Mesa de Abertura e Painel: “Turismo Cultural Étnico sob a Perspectiva da Economia da Cultura”

Dia 18 de Novembro
07h30min: Deslocamento Maceió/União de Palmares
09h: Visita Guiada na Serra da Barriga pelos Convidados e Palestrantes
10h30min: Mesa de Abertura e Painel: “Turismo Cultural Étnico sob a Perspectiva da Economia da Cultura”

• Cida Abreu – Presidenta da Fundação Cultural Palmares
• Renan Filho – Governador do Estado de Alagoas
• Aparecida Maria Borges Bezerra – Representante do Ministério do Turismo
• Eduardo Pedrosa – Prefeito de União dos Palmares
• Carlos Beyrodt Paiva Neto – Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura
• Guilherme Varela – Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura
• Irinéa Rosa Nunes da Silva – Representante dos Moradores de União de Palmares

11h: Painel: “Perspectivas e Potenciais Econômicos de Roteiros Turísticos Étnicos”

• Representante da Fundação Cultural Palmares
• Aparecida Maria Borges Bezerra – Ministério do Turismo
• Antonio Carlos Thobias Júnior – Representante do SEBRAE em Alagoas
• Mediadora: Elida Miranda – Representante Regional da FCP/AL
13h – Almoço
14h30min: Painel: “Serra da Barriga como potencial Turístico”
• Jeanine Pires – Secretaria Executiva do Desenvolvimento Econômico e Turismo (AL)
• Mellina Torres Freitas – Secretária de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL)
• Elida Miranda – Representante Regional da FCP em Alagoas
• Representante da Prefeitura Municipal de União de Palmares
• Damiana Sousa Campos – Representante da Rede de Pontos de Cultura
• Representante dos Moradores da Comunidade

17h: Encerramento e encaminhamentos

Seminário Preparatório para o Encontro Internacional da Capoeira
Local: Rua Marechal Deodoro da Fonseca s/nº, Centro – Auditório da Prefeitura de União dos Palmares (AL)
•        A partir das 9h do dia 18, recepção aos capoeiristas e convidados em Maceió
PROGRAMAÇÃO
Dia 19 de Novembro
09h – Mesa de abertura:
09h45min: Lançamento do Grupo de Trabalho Ministerial da Capoeira composto pela FCP/IPHAN/SE/SPC/SEFIC/SCDC/SEFAC
10h15min: Discussão sobre a elaboração do Plano de Ações para a Capoeira 2016/2019 do MINC
12h00min: Almoço
13h30min: Diretrizes para a realização ao Seminário Internacional da Capoeira, que será realizado no ano de 2016
16h00min. Encaminhamentos
*No dia 20 de novembro toda delegação se insere nas atividades previstas pela Fundação Cultural Palmares na Serra da Barriga

SEMINÁRIO:
Juventude e Cultura Afro-brasileira com forças de transformação
Local: Escola Estadual Princesa Isabel, Avenida Fernandes Lima, n/nº, CEPA Farol, Maceió (AL)
14h: Composição da mesa e Expositores:
Valdice Gomes – Presidenta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas (Conepir)
Atila Roque – Diretor Executivo da Anistia Internacional Brasil, especialista e militante do campo dos direitos humanos, justiça social e segurança pública, com ênfase nos temas raciais
Flávia Oliveira – colunista na Editoria Sociedade do jornal “O Globo” e comentarista do “Estúdio i”, telejornal da “GloboNews”
Dudu de Morro Agudo – Rapper, produtor cultural e empreendedor
Fávio Renegado – Cantor e rapper
Paulão – Deputado federal (PT-AL), relator da CPI do extermínio da juventude negra e pobre
Jadna Santos Silva – Presidenta da Associação de Moradores da Vila Emater II

*Será elaborada e entregue uma Carta de Alagoas, encerrando com uma performance dos Crespos (SP)

DATA: 20 de novembro de 2015 – sexta-feira

09h00 – Embarque na Base Aérea de Brasília para Maceió (2h20 de voo)
10h20 – Chegada à Maceió (1h de diferença horário de verão)

10h30 – Deslocamento do Aeroporto de Maceió para Serra da Barriga
•       Passando pelo Palácio para o embarque do Governador
11h00 – Chegada à Serra da Barriga
•       Recepção com Salva de Tiros

11h10 – Ato Solene em memória aos 320 anos de Zumbi dos Palmares

COMPOSIÇÃO DO DISPOSITIVO
•       Governador de Alagoas, RENAN FILHO (a confirmar)
•       Ministro da Cultura, JUCA FERREIRA
•       Presidenta da Fundação Cultural Palmares, CIDA ABREU
•       Prefeito de União dos Palmares, EDUARDO PEDROSA
•       Artista, ARLINDO CRUZ
•       Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, CARLOS PAIVA
•       Diretora de Produtos e Destinos do Ministério do Turismo, APARECIDA BEZERRA

Apresentação artística do AfroCantos e AfroContos (contação de história)

•       Prefeito de União dos Palmares, EDUARDO PEDROSA
•       Presidenta da Fundação Cultural Palmares, CIDA ABREU
•       Artista, ARLINDO CRUZ
LANÇAMENTO DA CAMPANHA “FILHOS DO BRASIL”

PRONUNCIAMENTOS
•       Governador de Alagoas, RENAN FILHO (a confirmar)
•       Ministro da Cultura, JUCA FERREIRA
12h00 – Almoço
12h30 – Deslocamento de Serra da Barriga para o Aeroporto de Maceió
13h00 – Deslocamento de Maceió para Salvador
14h10 – Chegada a Salvador

Assessoria de Comunicação
FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES – MinC
Fone: (61) 3424-0165 – 9831-0215
@PalmaresGovBr
www.palmares.gov.br
facebook.com/PalmaresGovBr
https://www.flickr.com/photos/culturanegra

+ sobre o tema

CUT São Paulo abre inscrições para Sarau da Consciência Negra

Evento pretende levar experiências culturais dos sindicatos e trabalhadores...

XII Marcha da Consciência Negra – Zumbi mais 20 (1995 – 2015)

CONTRA O GENOCÍDIO, EM DEFESA DA DEMOCRACIA, PELO DIREITO...

O cancelamento de Exibit-B no Brasil

Durante o ano de 2015, muitas lutas contra o...

Uneafro reúne centenas e recebe Lázaro Ramos em Guaianases

A Uneafro Brasil realizou neste último sábado, 2 de...

para lembrar

Dia da Consciência Negra poderá ser feriado nacional

Foi aprovado na semana passada o projeto que declara...

Política em primeira pessoa

Negros e pobres não precisam que pensem por nós Por...

Consciência negra programação São Paulo 2011

03/11 Lançamento da 10a. Edição Feira Cultural Preta Centro...

A juventude que fortalece a luta por igualdade racial

O Brasil foi o último país do ocidente a...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=