Senado aprova projeto que adota cota sócio-racial

Escolas privadas e Universidades reagem à decisão. “Essa atitude demonstra a resistência de parcela das elites nacionais que vem, sistematicamente, combatendo as cotas nas universidades. E isso ocorre com a colaboração explicita dos veículos de comunicação de massa”, afirma Sueli Carneiro, coordenadora executiva do Geledés: Instituto da Mulher Negra .

Arquivo Inesc
Na última terça-feira (7/8) o Senado aprovou o projeto que adota o critério sócio-racial, matéria que versa sobre a reserva de 50% das vagas nas universidades federais para estudantes oriundos das escolas públicas. O texto também estabelece critérios étnico-raciais e de renda para negros e indígenas. O projeto tramitou durante treze anos no legislativo e agora será encaminhado para sanção da Presidenta da República, Dilma Rousseff.

Segundo o projeto aprovado, as vagas serão reservadas de acordo com a presença negra e indígena na população de cada Estado da Federação, tomando em conta o Censo do IBGE 2010 (atualmente 50,7% da população brasileira é negra e indígena). O projeto também aborda que pelo menos metade das vagas reservadas (25%), deverá ser destinada a estudantes de escolas públicas com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita – menos de mil reais em valores atuais.

“Enfim, depois de tantos anos, o Congresso se posiciona favoravelmente ao projeto de cotas sócio-raciais. Acredito que o legislativo agiu em conformidade com a decisão do STF. Mesmo que tardiamente, a decisão veio reforçar a disposição que o Estado Brasileiro demonstra, neste momento, de enfrentamento das desigualdades raciais pela adoção das ações afirmativas, entre elas as cotas. Espera-se que as outras instituições acompanhem essa nova disposição, sobretudo, no âmbito do mercado de trabalho”, afirma Sueli Carneiro, doutora em educação pela Universidade de São Paulo e coordenadora executiva do Geledés: Instituto da Mulher Negra.

Em matéria publicada pela Agência Senado, o presidente do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Mário Theodoro, reconheceu que as cotas são um tema polêmico, mas observou que o projeto pode abrir oportunidades para outros setores da sociedade historicamente excluídos.

Sobre as controvérsias, nesta quinta-feira (9/8) matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo aborda a reação contrária ao projeto da Federação Nacional das Escolas Particulares e da Associação dos Reitores das Universidades Federais. (Veja matéria completa)

Para Sueli, as cotas sempre foram objeto de uma reação conservadora e inusitada. “Essa atitude explicita a resistência de parcela das elites nacionais que vem, sistematicamente, combatendo as cotas nas universidades. E isso ocorre com a colaboração explicita dos veículos de comunicação de massa. Apesar de toda a utilização massiva das mídias nacionais para combater a iniciativa das cotas, eles perderam e agora vão para a última batalha tentando reverter isso no plano judicial. Lamentável, mas acredito que os segmentos mais progressistas da sociedade estão conseguindo avançar nesse assunto”.

Sobre a atuação da imprensa em relação ao racismo, a Andi: Comunicação e Direitos desenvolve uma pesquisa, que está em fase de finalização e em breve divulgará os resultados. Suzana Varjão, gerente do Núcleo de Qualificação da entidade, ressaltou que a aprovação do projeto é de extrema relevância. “Mecanismos como esse garantem a efetividade do esforço em prol da promoção da igualdade racial. A gente tem conhecimento que a grande maioria de estudantes das escolas públicas é negra. Esse é um avanço do legislativo que vai propiciar a ação efetiva do excutivo”.

Saiba mais sobre o projeto

Segundo o projeto, as vagas serão reservadas de acordo com a presença negra e indígena na população de cada Estado da Federação, tendo como referência os dados do Censo do IBGE 2010 (atualmento 50,7% da população brasileira é negra e indígena). A matéria aprovada também aborda que pelo menos metade das vagas reservadas (25%), deverá ser destinada a estudantes de escolas públicas com renda igual ou inferior a um salário mínio e meio per capita – menos de mil reais em valores atuais.

Fonte: Inesc

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Contardo Calligaris: Raças e cotas

por: CONTARDO CALLIGARIS As cotas só afirmam as diferenças com...

Folha publica vídeo contra cotas raciais e feministas negras criticam campanha

Por Jarid Arraes Intitulado “Sistema de Cotas: o que a...

Radicalismo e Cidadania

Ser radical é ir às raízes que estruturam e...

O palpiteiro Alexandre Garcia e as cotas. Por Cidinha da Silva

Dia desses um palpiteiro global de política, economia, educação...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...
-+=