Senegal realiza primeira homenagem às vítimas do tráfego negreiro da África

Por: France Presse

 

Dacar – O tráfego negreiro foi oficialmente lembrado pela primeira vez nesta quarta-feira (27/4) no continente africano em uma cerimônia discreta em Dacar, marcada por um lançamento de flores no Oceano Atlântico em memória das vítimas, constatou um jornalista da AFP.

Essa cerimônia batizada de “Atlântico negro” aconteceu em um navio que realiza a travessia entre Dacar e Goreia, ilha símbolo do tráfego negreiro, de onde partiam para o continente americano milhares de escravos.

O evento contou com a presença de dirigentes do Ministério senegalês da Cultura e da Fundação do Memorial do Tráfego Negreiro, com sede em Bordeaux, antigo grande porto negreiro francês.

O encarregado dos Assuntos Políticos da Embaixada dos Estados Unidos em Dacar, Michael Makalou, igualmente participou da cerimônia, ao longo da qual flores foram jogadas no oceano, após um minuto de silêncio e a leitura de poemas em homenagem às vítimas.

A Ilha de Goreia e sua famosa “Casa dos Escravos” estão inscritas desde 1978 na lista do patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

“Pela primeira vez, Senegal e África relembram o tráfego negreiro. O Atlântico negro marca um momento importante na história da humanidade e a reconciliação da África consigo mesma”, declarou Karfa Diallo, presidente da Fundação do Memorial do Tráfego Negreiro, no início da cerimônia.

“Pensamos em Goreia porque era um terminal, mas também pensamos naquilo que aconteceu por toda a África”, onde eram capturados os escravos, declarou por sua vez Amady Bocoum, diretor de patrimônio cultural do Ministério senegalês da Cultura. “Toda a África está envolvida e todos aqueles que são por outro lado a diáspora”, acrescentou.

Segundo ele, “é preciso lembrar o passado para compreender as raízes do presente, mas é igualmente importante construir um discurso prospectivo e de superação” pela África, continuou Bocoum.

Ele discursou ante uma plateia composta principalmente por alunos de um colégio de Ouakam, bairro de Dacar, a bordo do navio transportando dezenas de pessoas.

“Lanço essas flores em memória dos meus ancestrais” escravizados ou mortos por causa do tráfego negreiro, declarou à AFP Malick Sow, estudante de 13 anos.

A data 27 de abril foi escolhida porque corresponde à da abolição do tráfego negreiro nas colônias francesas, em 1948.

Senegal aprovou em março de 2010 uma lei criminalizando o tráfego negreiro, fazendo desta antiga colônia francesa o primeiro país africano a se dotar de tal legislação, inspirada na lei votada em 10 de maio de 2001 na França, por iniciativa da deputada de origem guianesa Christiane Taubira-Delannon.

 

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

Depois de sexualidade, Masp se volta à questão negra

Assunto foi escolhido por 2018 marcar os 130 anos...

Lauryn Hill fará show único no Brasil em 2019

Apresentação em São Paulo faz parte de turnê que...

A presença do negro no rock, por Rubens Giaquinto

    Do Mundo Negro A presença do negro no rock: “ideologia,...

Realidade Nutricional dos Quilombolas

Nutricionista fica emocionada ao conhecer a realidade dos quilombolas Está em...

para lembrar

Michael Jordan entra para a lista de bilionários da Forbes

Entre os 290 novos bilionários do mundo, de acordo...

Luellem de Castro lança seu primeiro álbum com show no Festival Levada

A atriz e cantora Luellem de Castro lança seu...

Hoje na História, dia 5 de dezembro morre Nelson Mandela, ícone da luta pela igualdade racial

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela morreu aos 95...
spot_imgspot_img

Erikah Badu fará show no Brasil em novembro

A cantora norte-americana Erykah Badu, uma das principais vozes do neo soul, está de volta ao Brasil. A artista confirmou um show exclusivo em São...

Conferência na BA proporá agência de desenvolvimento pan-africanista

A Conferência da Diáspora Africana nas Américas, que ocorre na cidade de Salvador (BA) até este sábado (31), deve ter, como uma das propostas...

Xenia França fará show no Festival Cultura Inglesa em SP

A cantora e compositora Xenia França será uma das atrações da 27ª edição do Cultura Inglesa Festival, que ocorrerá entre os dias 26 de...
-+=