SEPPIR lança Guia de Políticas Públicas para as Comunidades Quilombolas

Lançamento ocorreu no último dia 25, durante a Plenária Nacional das Comunidades Quilombolas, realizada em Brasília (DF)

Por: Ana Paula Santos

Em abril, um decreto assinado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, convocou a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que será realizada de 5 a 7 de novembro, em Brasília (DF), com o tema “Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo”.

Neste período de mobilização rumo à III CONAPIR, representantes da sociedade civil, dos municípios e dos estados brasileiros estão em etapa preparatória para escolherem os delegados que vão ajudar a construir as políticas públicas para os afrodescendentes nos próximos anos.

No último dia 25, foi encerrado o ciclo de realização das plenárias nacionais, que englobaram povos ciganos, comunidades tradicionais de matrizes africanas e quilombolas. Na ocasião, o Brasil de Fato conversou com a ministra de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, a Secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais (SECOMT), Silvany Euclenio, e o diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro (DPA) da Fundação Cultural Palmares (FCP), Alexandro Reis. Eles participaram da Plenária Nacional das Comunidades Quilombolas, em Brasília (DF).

A data escolhida para o encerramento das plenárias é significativa na agenda da comunidade negra, por ser o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. A ministra Luiza Bairros aproveitou o momento para saudar a todas mulheres negras e lançou o Guia de Políticas Públicas para as Comunidades Quilombolas, projeto que trata do acesso à terra, infraestrutura e qualidade de vida, desenvolvimento local e direitos à cidadania. O guia é uma ferramenta importante para orientar as comunidades remanescentes de quilombo em todo o país. Além disso, contribui para o trabalho da SEPPIR, que tem feito um esforço para que o Programa Brasil Quilombola (PBQ), implantado pelo governo federal desde 2004, chegue até as comunidades, assim como todos os outros programas.

De acordo com a ministra, a efetivação destas políticas públicas dependem de ações conjuntas entre municípios e os ministérios. Nesse sentido, o guia fortalece a articulação com a Fundação Cultural Palmares ( FCP), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Ministério da Saúde (MS), o Ministério da Educação (ME), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), entre outros. Além disso, ressalta a importância da participação das comunidades tradicionais neste processo. “Espero que na III CONAPIR o debate possibilite aos participantes identificarem os obstáculos que impedem a efetivação das políticas de igualdade racial”, explicou a ministra.

Há, hoje, mais de 2.100 comunidades quilombolas certificadas pela FCP. A fundação realiza uma força tarefa para certificar mais comunidades. Além disso, busca instrumentalizar as comunidades quilombolas através do trabalho de assessoria jurídica em parceria com a Defensoria Pública, com o objetivo de auxiliar aquelas envolvidas em conflitos de terra, como é o caso do Quilombo Rio dos Macacos, na Bahia. “Estamos trabalhando em parceria com a SEPPIR no programa Brasil Quilombola e assinamos um convênio com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) para fazer o mapeamento destas comunidades no estado e capacitá-las para trabalharem com economia criativa”, afirmou Alexandro Reis.

A secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais, Silvany Euclenio, disse que este é um momento de maturidade, pois nos 10 anos de implantação da SEPPIR o principal desafio dos afrodescendentes no Brasil tem sido dialogar com o Estado, monitorar as políticas públicas que garantam a cidadania de modo que respeitem as identidades e especifidades desta população.

 

 

Fonte: Brasil de Fato 

+ sobre o tema

Quilombos no ES: Retrocesso com nome sobrenome

Manaira Medeiros Os deputados estaduais Eustáquio de Freitas (PSB)...

Jorge Ben canta ‘Zumbi’ em rara gravacao ao vivo de 1973

No mes novembro da Consciencia Negra. Rememeber para sempre:...

Consciência Negra programação Maranhão 2011

20/11 Inauguração simbólica do Museu Histórico Afro Gonzaguense Ivaldo da...

para lembrar

Mama África

Itapecerica - O jornalista Walmir Damasceno assume a Coordenadoria...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=