“Ser faxieneira é um orgulho”, diz Bethyna Nascimento que sofreu preconceito nas redes

A Rainha de Bateria da Escola de Samba Chegou o que Faltava, Bethyna Nascimento Casagrande, compareceu na tarde desta quinta-feira (14) à Câmara Municipal de Vitória para receber uma moção de repúdio pelo fato de ter sofrido preconceito nas redes sociais pela profissão de faxineira.

no 24Brasil

“Você vai ter que fazer muita faxina para pagar sua fantasia”. Essa foi a mensagem que a jovem, de 22 anos, recebeu por mensagem no Facebook na manhã da última segunda-feira (12).

Em discurso, de quase 3 minutos, Bethyna relembrou o preconceito sofrido e afirmou que ficou muito triste com a tentativa de denegrir sua imagem. Entretanto, reiterou que ser faxineira é um orgulho, um trabalho digno como qualquer outro, pelo qual consegue sustentar sua família, sua casa e seus sonhos.

“Temos certeza que nós vamos combater isso. Diante de tanta hipocrisia de saber que nós mulheres sofremos tantos preconceitos, às vezes por sermos mulheres, as vezes por sermos negros”, disse a rainha de bateria.

A jovem acrescentou que negros são guerreiros porque lutam pelos seus direitos e que ela era grata a todos que estão junto com ela nesta luta contra o preconceito. “Toda luta é válida, independentemente se você for faxineira ou jornalista, bombeiro ou deputado. Você está lutando para chegar a algum lugar”.

Bethyna foi bastante aplaudida e a moção de repúdio lida e aprovada pelo Plenário da casa, cujas galerias estavam bastante lotadas, em parte por conta do polêmico projeto de lei de unificação das guardas comunitárias e de trânsito que deve ser votado nesta quinta.

O caso já foi denunciado, por meio de boletim de ocorrência, na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Eletrônicos, em Vitória.

+ sobre o tema

5 coisas que toda mulher gorda precisa saber

Estava eu pesquisando na internet quando me deparei com...

Rosana Jatobá – O insustentável preconceito do ser!

Por Rosana Jatobá Era o admirável mundo novo! Recém-chegada de...

PRE-SP pede retirada de xingamentos a Leci Brandão no Facebook

Procurador eleitoral auxiliar aponta, em parecer, gravidade e caráter...

Jovem afirma ter sido vítima de preconceito na loja Farm

O designer Vitor Martins, de 24 anos, afirma ter...

para lembrar

Sites de agências “filtram” domésticas por cor e peso

Agências de contratação de empregados domésticos ajudam patroas a...

Bombril é acusada de racismo por campanha com empregada doméstica negra

Marca afirma que escolha de doméstica para anúncio no...

Relatora inclui 16 direitos em PEC sobre trabalho doméstico

Benedita da Silva preferiu não excluir artigo da Constituição...

A madame é racista? ( sim ou não)

Lar e Cia empregos e o racismo explícito no...
spot_imgspot_img

Líder de luta das domésticas receberá título de doutora honoris causa

Uma das pioneiras da luta das trabalhadoras domésticas no Brasil, a sindicalista e ativista Creuza Oliveira vai receber o título de doutora honoris causa concedido pela...

Acúmulo de funções e falta de registro: domésticas relatam dificuldades para conseguir direitos básicos

Dez anos depois da PEC das Domésticas, trabalhadoras do setor em todo o país ainda lutam por direitos básicos. Em Salvador, a equipe conversou várias...

Diarista é proibida de esquentar marmita no RJ: ‘Só pra moradores’

A faxina programada para segunda-feira (27) não durou nem até a metade do dia. A diarista Marcelle Oliveira, 34, tinha ido fazer seu trabalho...
-+=