Ser Minas Tão Gerais: Outras Impressões da Terça

Por Leno F. Silva

No último domingo minha vida ganhou mais alegria depois que assisti ao musical “Ser Minas Tão Gerais”, produção que reuniu Milton Nascimento, o grupo Ponto de Partida e os Meninos de Araçuaí. Com tanto mineiro juntos, quase que a atmosfera do Teatro Alfa exalava aroma de pão-de-queijo quentinho, feito na hora. Brincadeiras à parte, nas quase duas horas de espetáculo foi possível mergulhar na trajetória artística do “Bituca”, nas mais de quarenta canções que compuseram o roteiro sentimentalmente costurado com participações vibrantes de um dos mais talentosos cantores da MPB.

Com o teatro lotado, o clima era de festa e de celebração. Para os realizadores foi a sensação de que o boca-a-boca funcionou e garantiu casa cheia para as duas apresentações do final de semana, um desafio enorme para um espetáculo grandioso em todos os sentidos: acima de 100 participantes, entre atores, dançarinos, banda e equipe técnica, que se deslocaram das Gerais para nos apresentar um entretenimento lindo, “Made in Brazil”, que se utiliza de diversas riquezas tupiniquins com criatividade e competência para emocionar a todos que aplaudiram a trupe de pé por longos e quase que intermináveis minutos.

Não resisti cantarolar, baixinho, algumas das canções que marcaram a minha vida, como “O cio da terra”, “Itamarandiba”, “Sentinela”, “Vendedor de sonhos”, “Ponta de areia”, “Raça” e tantas outras obras-primas que frequentam o imaginário de muita gente. E que felicidade ver, pela primeira vez, o Milton Nascimento cantar e interpretar a si mesmo com generosidade, força e esperança.

Pena que “Ser Minas Tão Gerais” não tem recursos para percorrer o Brasil inteiro mostrando para a nossa gente o que somos capazes de desenvolver. E, principalmente, demostrando que por traz dessa beleza de entretenimento existe uma visão de mundo e um jeito integrado de pensar a nossa sociedade, com pitadas de solidariedade, educação, empreendedorismo, sonho, ousadia, valorização das pessoas dos lugares, e tantos outros ingredientes que, muitas vezes, passam despercebidos das empresas preocupadas apenas com a sua visibilidade de marca ou retorno imediato.

Quem esteve lá, jamais esquecerá o que viu e ouviu. Trata-se de uma experiência intangível e eterna. Torço para rever o “Bituca” soltando a sua voz inconfundível em outros espetáculos. E que ele tenha vida longa para continuar ativo, se envolvendo e apoiando as expressões artísticas da nossa gente de hoje e do amanhã. Por aqui, fico. Até a próxima.

Serviço:
“Ser Minas Tão Gerais”
Realização: CPCD – Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento e Ministério da Cultura
Parceria: Ponto de Partida
Apoio: Lei de Incentivo à Cultura, Instituto Alfa de Cultura e Hotel Transamérica São Paulo
Contato: facebook.com/pontodepartida| www.grupopontodepartida.com.br

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=