Série A Caverna de Petra estreia no Canal Futura com episódios que ensinam a lidar com a identificação dos sentimentos na infância de forma lúdica

FONTEEnviado para o Portal Geledés
Numa caverna mágica, Petra dá vida a lembranças esquecidas pelas crianças que cresceram e se diverte com seu melhor amigo, André/ Foto: Ricardo Moura

Canal Futura estreia de A Caverna de Petra, uma série com 13 episódios, de aproximadamente 15 minutos cada, que se passa dentro da “Caverna das Lembranças Esquecidas”, um lugar mágico e cheio de memórias importantes de quem deixou de ser criança. Petra, a protagonista, usa o poder de um cristal mágico para dar vida a esses brinquedos, desenhos e outras lembranças. Ela tem um grande sonho que é conhecer uma criança humana de verdade. E ele finalmente se realiza quando ela conhece André. Juntos, os inseparáveis amigos viverão diversas aventuras na caverna mágica. A série estreou no dia 12 de outubro, no Canal Futura, e tem novos episódios todas as quartas-feiras.

Divulgação

Ao longo dos episódios, Petra aborda sentimentos como medo, autoestima, competitividade, ansiedade e autoconhecimento de maneira lúdica, sempre mostrando como é possível superar as coisas ruins e continuar sendo feliz. Alguns temas sociais também fazem parte do seriado, como o cuidado com o meio ambiente, padrões impostos às mulheres, igualdade de gênero, assédio e desinformação, abordados sempre de forma educativa e lúdica para que as crianças comecem a entender como podem enfrentar essas questões. Na maioria das vezes, a resolução de um problema surge a partir de uma conversa com o Seu Profundeza, uma alusão à importância do autoconhecimento e da relação de saber ouvir a si mesmo.

A série ainda conta com um quadro da Dra. Joana, uma vampira vegana e decolonial, que não bebe sangue há séculos mas que tem uma sede insaciável… por conhecimento! A personagem tem um conhecimento profundo sobre a humanidade, adquirido em seus milhares de anos de vida. Ela vive de ponta cabeça na caverna, por isso tem pontos de vistas muito diferentes do senso comum. Assim contrapõe visões hegemônicas desconstruindo padrões e sempre buscando uma interpretação inesperada dos fatos. 

Foto: Ricardo Moura

Dirigida por Tom Gitahy e Rica Saito, a série é dedicada à faixa etária de 7 a 10 anos, e faz parte das primeiras produções do canal para o público infantil, com o objetivo de fortalecer a rede de atuação dedicada à Educação Básica e investir em ações, a fim de ampliar a representatividade das diferentes infâncias e adolescências nas telas e o alcance de atuação nos territórios brasileiros. Além da exibição no Canal Futura, os episódios ficam disponíveis nos Canais Globo e Globoplay. 

Petra é interpretada pela atriz Julia Alves, André pelo ator e cantor Pedro Miranda, que inclusive foi finalista do The Voice Kids, e o Bitcho por Márcio Masselli, enquanto Dra. Joana é protagonizada pela influenciadora digital Aretha Sadick. A série tem consultoria pedagógica de Waldete Tristão, produção executiva de Lellye Lima, direção de arte de Karla Salvoni e figurino desenvolvido em detalhes pela dupla Anuro Anuro e Cacau Francisco.

-+=
Sair da versão mobile