Serra critica política de Lula e não fala sobre educação

Por: Flávio Freire

Ao mesmo tempo em que disparou ataques à condução das políticas do governo federal nas mais diferentes áreas, o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra (PSDB), evitou debater um dos temas mais críticos de sua gestão como governador de São Paulo: a educação.

Depois de criticar a alta carga tributária, as maiores taxas de juros, bater forte no projeto de energia – tendo como alvo direto sua adversária, a ex-ministra de Energia e pré-candidata presidencial do PT, Dilma Rousseff, o tucano disse que não estava ali para falar de educação.

– Pergunte ao secretário ou ao governador – disse Serra a um jornalista, em entrevista coletiva onde seus assessores determinaram número máximo de perguntas.

No evento Exame Fórum “A Construção da 5ª Maior Economia do Mundo”, Serra aproveitou a plateia de 500 empresários para disparar as críticas:

– O Brasil bate hoje um recorde mundial. Tem os juros mais altos do mundo, a carga tributária mais alta dos países emergentes e a menor taxa de de investimento governamental – disse ele, para quem falta gestão e planejamento ao atual governo.

Sem poupar a condução da economia pela administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Serra disse que hoje o país, na esfera federal, tem um investimento governamental menor que os aplicados por municípios e estados.

– O investimento governamental no país é de 3% de suas receitas, enquanto os municípios investem 7,3% e os estados, mais de 9%. O esforço é feito mais pelos estados e municípios, com 70% a mais que a média do investimento governamental na esferal federal.

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

É a segurança, estúpido!

Os altos índices de criminalidade constituem o principal problema...

Presidente da COP30 lamenta exclusão de quilombolas de carta da conferência

O embaixador André Corrêa do Lago lamentou nesta segunda-feira (31)...

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; ‘retrocesso’, dizem entidades

O prefeito Eduardo Paes (PSD) revogou, na última terça-feira (25), uma...

Decisão de julgar golpistas é histórica

Num país que leva impunidade como selo, anistia como...

para lembrar

O ministério de Dilma Rousseff? Deixa o trem arder…

Fátima Oliveira Pedro, marido de Estela, afilhada de Dona Lô,...

Europa anuncia processo contra a França por expulsão de ciganos

Decisão foi anunciada pela comissária de Justiça da Comissão...

Antônio David: O inevitável conflito social no Brasil

  Os rolezinhos e o que acontece no...

Cuidando dos encantadores ‘peu-peus’ da Clarinha…

Acordo com o canto de passarinhos e, após o...

A ADPF das Favelas combate o crime

O STF retomou o julgamento da ADPF das Favelas, em que se discute a constitucionalidade da política de segurança pública do RJ. Desde 2019, a...

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...

Comitê Quilombola da 2ª Marcha das Mulheres Negras é lançado em Brasília

Mulheres quilombolas de todo o país lançaram, nesta terça-feira (25), o Comitê Quilombola da Marcha das Mulheres Negras 2025, que acontecerá em novembro. O...
-+=