Servidoras municipais acusam médico da UPA de racismo

Duas servidoras municipais, uma de 44 anos e outra de 33, que trabalham na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Aeroporto procuraram a Polícia Civil para denunciar um dos médicos da unidade por racismo. Elas registraram o boletim de ocorrência no 4º Distrito Policial.

Por Priscilla Sales Do GCN

De acordo com o que elas narraram à polícia, no dia 18 de setembro, as duas estavam na cozinha da UPA, destinada ao uso de todos os servidores, tomando café e conversando. Foi quando o médico teria entrado no local, onde estavam também outros servidores, e apontado para as elas dizendo: “Vocês duas, negrinhas, vocês que vieram da Angola – seus antepassados eram escravos -, o que estão fazendo aqui?”. Constrangidas, as duas teriam deixado o local.

Três dias depois, ainda inconformadas com o tratamento do médico, elas decidiram procurar a polícia e registrar a denúncia de racismo. “Queremos que a polícia tome as devidas providências”, disseram, segundo o registro.

Ainda de acordo com o que foi registrado, as servidoras disseram que esta não foi a primeira vez que o médico as tratou mal. Duas semanas antes do fato, ele teria as proibido de frequentar a cozinha da UPA. “Vocês duas são pretinhas, não podem estar aqui”, teria dito a elas.

As servidoras também procuraram a Prefeitura para reclamar sobre a atitude do médico. Segundo informou a Assessoria de Comunicação, uma sindicância administrativa foi aberta para apurar os fatos. Caso sejam comprovadas as ofensas, o médico deve ser punido, com penas que vão desde uma advertência até a demissão do serviço público.

Ficha extensa
O médico acusado de racismo pelas auxiliares responde a outros cinco processos disciplinares na Divisão de Auditoria e Controle da Prefeitura, todos por problemas com outros servidores.

Segundo os funcionários da UPA, o médico não é bem quisto. Ele costuma ser grosseiro não apenas com os colegas de trabalho, mas também com pacientes que atende na unidade. “Ele vive dando chiliques. É grosseiro com todo mundo. Grita e ofende as pessoas. Ainda bem que elas decidiram denunciar”, disse uma das enfermeiras que trabalha na unidade.

Investigação
O caso agora deverá ser investigado pela polícia e depois encaminhado à Promotoria Criminal, para eventual representação à Justiça. O Comércio não divulgou os nomes dos envolvidos porque a Prefeitura não confirmou suas identidades e nos documentos constam apenas suas iniciais.

+ sobre o tema

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

para lembrar

Europeu na Ucrânia, o problema do racismo e dos ‘estádios no meio do nada’

Por Diogo Pombo O estádio da cidade de Carcóvia,...

MPF-MG denuncia servidor por racismo

Acusado postava vídeos e fotos com alto teor racista...

A crise, a direita, o futebol e o racismo

por Daniel Eduardo MafraSe a História se repete, sendo...

Mulher que xingou aluna de ‘preta horrorosa’ chega à delegacia para depor

A suspeita chegou na delegacia nervosa e negou ser...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=