Valorização da estética é a arma contra o racismo

quais são as consequências físicas e psicológicas enfrentadas pelas crianças

Do Simões Filho

O post com a foto de uma criança de 2 anos, que teve o cabelo alisado e escovado em um salão de beleza, foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nas duas últimas semanas.

Publicada por uma cabeleireira, a imagem mostrava a garota com os cabelos crespos, ao natural, ao lado de outra versão, com os fios alisados. A ideia era promover um novo produto químico.

A situação – que, em princípio, pode ser vista apenas como um direito dos pais sobre os próprios filhos – traz à tona uma discussão importante: quais são as possíveis consequências físicas e psicológicas geradas nesta criança após o procedimento.

Na opinião da especialista em educação e pedagoga Jacilene Nascimento, ao utilizar meios para alisar o cabelo dos filhos, os pais estão cometendo uma violência.

“Uma atitude como essa interfere no processo de reconhecimento de identidade dessa criança. É, também, através da pele e do cabelo que ela reconhece a própria ancestralidade e se percebe no mundo como uma garota negra. Ao alisar o cabelo da filha, a mensagem que os pais passam é a de que há um padrão de beleza que é melhor  e mais bonito do que o dela”, explica.

Aceitação

Essa é também a opinião da psicóloga e psicoterapeuta Odile Britto. “A autoimagem faz parte do processo de construção do eu emocional da criança. Ter seu cabelo alisado significa que algo não está certo com a sua imagem, há uma desqualificação. Então, ela incorpora a crença de que para ser aceita tem que ser diferente”.

Segundo a profissional, a questão também está relacionada ao modo como a família, na qual a criança está inserida, lida com a questão identitária. “Como esses pais se veem? Quais são seus valores? O que consideram esteticamente belo? Tudo isso influenciará na forma como a criança se enxergará futuramente. É na infância que ocorre o desenvolvimento dos valores e que os estereótipos vão sendo sedimentados”.

Isso explica o fato de Nalanda Santos, 9, ter tanto orgulho do próprio cabelo. “Acho o meu black lindo demais”, diz, sem nenhuma modéstia. Nascida em uma família que valoriza a própria raça, ela aprendeu, desde pequena, não só a gostar do que vê diariamente na frente do espelho, mas a se defender das constantes situações de preconceito.

“Alguns amigos do colégio dizem que meu cabelo é feio, que pareço uma bruxa, mas digo que é pura inveja. Sei me defender. Minha mãe me ensinou a ser uma menina empoderada”, discursa.

Empoderamento foi uma palavra que a estudante de administração Milla Carol Soares, 22, só aprendeu depois que saiu da fase da infância. Quem a vê, atualmente, com os cabelos trançados e fazendo parte da comissão organizadora da Marcha das Crespas, talvez nem imagine que, quando criança, também teve os cabelos alisados pela mãe.

“A minha mãe, assim como a mãe dessa criança que teve o cabelo alisado recentemente, são tão vítimas quanto nós. Somos todos vítimas de um sistema que nos impõe um padrão de beleza pré-estabelecido e que nos obriga a estar dentro dele – seja alisando o cabelo ou fazendo dietas absurdas – para sermos aceitos socialmente. As mães alisam os cabelos dos filhos na tentativa de fazer com que o mundo os aceite e não para prejudicá-los”, acredita.

Hoje, a estética é justamente uma das armas utilizadas por Milla para combater o preconceito. “A nossa estética diz muito sobre o que pensamos, sobre o que acreditamos. A nossa estética é política, ela empodera e é uma ferramenta importante no combate ao preconceito”, considera.

+ sobre o tema

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios...

para lembrar

Filmes imperdíveis sobre mulheres negras e afetividade

Esse ano a hashtag #OscarsoWhite bombou nas rede sociais...

Eu preciso destas palavras – por Alex Ratts

Corpo: lugar negro de fala no Blog do Alex Ratts É...

Eles escandalizaram o templo do racismo em São Paulo

por Eduardo Guimarães do Blog da Cidadania Afrontar a...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=