Sesc Pompeia reúne Sueli Carneiro, Jurema Werneck e outras intelectuais negras em ciclo de encontros

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Massembas de Ialodês: celebrando o legado de Helena Theodoro é uma série de bate-papos com intelectuais que atuam dentro no movimento de mulheres negras e no samba.

A partir do dia 16 de agosto, a Comedoria do Sesc Pompeia promove um ciclo de encontros com intelectuais negras que atuam dentro no movimento de mulheres negras e no samba para celebrar o legado de Helena Theodoro. A atividade é gratuita e acontece às terças e quartas-feiras do mês de agosto e faz parte do projeto “Dossiê da Diáspora – Presença e resistência negra no mundo”.

Massembas de Ialodês: celebrando o legado de Helena Theodoro” reúne, além da homenageada, nomes importantes para o feminismo negro brasileiro como Sueli Carneiro, Jurema Werneck, Wannia Sant’Anna e pesquisadoras que atuam nas universidades difundido a ciência que atravessa o samba: Claudia Alexandre, Angélica Ferrarez, Juliana Barbosa, Ana Lucia, Núbia Regina Moreira. As conversas serão mediadas por convidadas que também seguem o lastro intelectual e político da homenageada: Kelly Adriano, Luz Borges, Cris Pereira, Maira da Rosa

Nas palavras da curadora Maitê Freitas, “Helena Theodoro é um dos nomes pioneiros quando pensamos o samba como ciência, como campo de pesquisa. Ela soube com maestria pensar o samba e contribuir com a consolidação do movimento de mulheres brasileiras. Celebrar a sua contribuição para o pensamento e atuação, neste ciclo, revela a complexidade da incidência das mulheres negras na sociedade. Helena é uma intelectual do samba, da política, da universidade, à frente do seu tempo”.

Nascida no Rio de Janeiro, tijucana, Helena Theodoro é filósofa, pesquisadora e ativista. Um dos nomes que consolida a história do Movimento de Mulheres Negras no Brasil e do Movimento Negro.

A sua atuação como pesquisadora, professora e ativista abriu espaço e possibilitou que gerações diferentes pesquisassem a complexidade do samba como um espaço de tecnologia preta para pertencimento e inscrição na história do Brasil. A atuação política de Helena possibilitou o fortalecimento e a incidência de mulheres negras em espaços de decisão e construção de políticas públicas.

Junto ao bate-papo acontecerão intervenções musicais com rodas de samba compostas pelas instrumentistas Carol Nascimento, Helô Ferreira, Kamilla Alcântara, Kelly Adolpho e Monalisa Madalena. “A ideia é que a gente faça deste espaço uma samba-conversação, onde os pensamentos, as falas e os sambas constroem um Tempo e Espaço troca e construção de conhecimento e afeto”, explica a curadora.  Para garantir a diversidade e a difusão do pensamento de Helena Theodoro nas culturas dos sambas, as intérpretes convidadas reforçam o encontro de gerações entre experientes como Raquel Thobias, Beth Mandisa e a sambadeira Nega Duda se encontram com as gerações mais jovens: Luana Bayô, Fabiola Machado, Nina Rosa, Camila Trindade, Elizabeth Menezes e Juliana Ribeiro.     

A atividade integra as comemorações de 10 anos da plataforma transmídia Samba Sampa, que desde 2012 realiza ações e articulações que fomentam o registro e a difusão da cultura do samba e o protagonismo negro.      

O “Dossiê da Diáspora – Presença e resistência negra no mundo” é um projeto do Sesc Pompeia que, a partir de um olhar para a diáspora africana, apresenta uma série de ações que se debruçam sobre a influência do povo negro nas ciências, na cultura e nas artes ao redor do mundo.

Em novembro de 2021, o projeto iniciou com encontros virtuais que recebeu intelectuais para falar sobre a obra de autoras e autores afrodiaspóricos.

Para conferir, acesse a playlist em https://bit.ly/dossiedadiáspora

Programação Completa

  • 16/8 – Samba, memória e ancestralidade

Encontro de abertura com a matriarca do evento e sua amiga e orientanda, Jana Guinond. Neste bate-papo, elas conversam sobre a história de Helena e os cruzamentos com a sua vida, a relação familiar com a Salgueiro, os sambas e a cidade.

Com Helena Theodoro

Mediação Jana Guinond

Intervenção musical: Luana Bayô (SP) e Fabiola Machado (RJ)

  • 17/8 – Legados e ancestralidades: o samba que gira com as mulheres negras

Quando falamos em samba e em mulheres negras protagonizando essa tradição, pensamos nas Tias Baianas, nas mães de santo, terreiros e quintais. Neste encontro, falaremos sobre a magia e a ancestralidade que envolvem as tradições do samba e como as mulheres são as responsáveis por transmitir e preservar essa memória.

Com Claudia Alexandre (SP) e Wania Sant’Anna (RJ)

Mediação Maira da Rosa (SESC / SP)

Intervenção musical:  Raquel Thobias (SP) e Elizabeth Mennezes (SP)

  • 23/8 – Corpo e cidade: incursões estéticas e políticas de mulheres negras no carnaval

Em 2022, o nome de Helena Theodoro protagonizou o carnaval carioca, ao propor o enredo da Acadêmicos do Salgueiro. Neste terceiro encontro, o foco é pensar a presença das mulheres no samba, na cidade e no carnaval como uma ocupação política que passa pelo corpo/dança e pela ocupação das ruas.

Com Angelica Ferrarez (RJ) e Juliana Barbosa (PR)

Mediação: Kelly Adriano (SESC / SP)

Intervenção musical:  Nega Duda (BA) e Juliana Ribeiro (BA)

  • 24/8  – Samba: substantivo feminino para organização de mulheres negras

Helena Theodoro é uma intelectual negra contemporânea de Sueli Carneiro, Lélia Gonzales, Beatriz Nascimento, Jurema Werneck. Sua atuação contribuiu para o fortalecimento dos movimentos de mulheres nas décadas de 1970 até os dias atuais. Neste encontro, falamos dessa trajetória e capilaridade da presença das mulheres negras na sociedade.

Com Jurema Werneck (RJ) e Núbia Regina Moreira (BA)

Mediação Luz Borges (SP)

Intervenção musical: Camila Trindade (SP) e Beth Mandisa (SP)

  • 30/8 – Acadêmicas dos Sambas: o samba como campo para pesquisa científica

A atuação acadêmica de mulheres negras tem levado o samba e as suas expressões para diversos campos, programas e linhas de pesquisa. Neste encontro, ouvimos a experiência de pesquisadoras jovens sobre as dificuldades e delícias de pesquisar samba na academia.

Com Ana Lucia  da Silva (MG) e Fabiana Marques (SP)

Mediação Cris Pereira

Intervenção musical: Samantha Santos (SP) e Roberta Oliveira (SP) 

  • 31/8  – Candaces: mulheres guerreiras em movimento

Um encontro entre amigas. Duas mulheres que construíram um legado intelectual e de fortalecimento do movimento de mulheres negras no Brasil e na América latina. Nesta conversa cheia de afetos e memórias, Sueli e Helena conversam sobre os saberes e construção de futuro.

Com Helena Theodoro (RJ) e Sueli Carneiro (SP)

Mediação de Maitê Freitas (SP)

Intervenção musical:  Nina Rosa (RJ) e Luana Bayo (SP)

Ficha Técnica – Massembas de Ialodês: celebrando o legado de Helena Theodoro

Idealização Maitê Freitas

Produção Executiva Rita Teles —Núcleo Coletivo das Artes Produções
Direção Musical Helô Ferreira e Luana Bayô

Instrumentistas Carol Nascimento, Helô Ferreira, Kamilla Alcantara, Kelly Adolpho e Monalisa Madalena

Intérprete de LIBRAS Erika Mota e Gabrielle Martins

Projeto Visual Silvana Martins

Iluminação e operação Dani Meirelles

Direção de arte e performance Débora Marçal

Assistentes de produção Dandara Kuntê e Marina Faustino

Registro Fotográfico Daisy Serena

Técnica de Som Dada Samba

Revisão de texto Ana Rita Souza

SERVIÇO:

Massembas de Ialodês: celebrando o legado de Helena Theodoro
De 16 a 31 de agosto, terças e quartas, às 20h30

Comedoria

Grátis

Classificação indicativa: Livre

Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 – Pompeia – São Paulo/SP
Não temos estacionamento.

😷 Protocolos de segurança

O uso da máscara, cobrindo boca e nariz, é recomendado. Se você apresentar os sintomas relacionados à Covid-19, procure o serviço de saúde e permaneça em isolamento social.

+ sobre o tema

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a moda da mulher negra

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a...

Beyoncé passeia com a filha em ‘canguru’

Beyoncé passeia com a filha em 'canguru'. A cantora...

Beyoncé publica vídeo dos bastidores de seu retorno aos palcos

Quase cinco meses após dar à luz a sua...

18 anos sem Mussum

Há 18 anos, mais exatamente em 29 de julho...

para lembrar

Yes! Nós temos it Girls!

Compartilhei no Twitter que não leio mais blogs que não...

Lívia Casseres: A esperança corre nas veias das mulheres negras

Nos primeiros dias de 2021, um sopro de esperança...

Impostora ou apenas negra? É preciso ressignificar nossa história

Uma vez por mês, abro o espaço da minha...
spot_imgspot_img

Antônio José Nunes Garcia: um jornalista negro nos tempos do Império (1813-1894)

Através de uma denúncia feita pelo abolicionista José do Patrocínio, no jornal Gazeta de Notícias de 1884, foi possível dimensionar a figura de Antônio...

Seis anos após assassinato, instituto mantém legado de Marielle vivo

Após a noite de 14 de março de 2018, a família da vereadora assassinada Marielle Franco se viu envolvida por uma junção de sentimentos:...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=