Sessão solene lança campanha de combate à violência contra a mulher nesta quarta

O Congresso Nacional fará nesta quarta-feira (19) sessão solene para celebrar o lançamento da campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra a Mulher”.  Lançada em 1991, por iniciativa do Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), a campanha promove o debate e denuncia as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

da Redação do Senado

– A gente vê o ato de violência contra a mulher como uma coisa inconcebível, mas infelizmente existe ainda hoje, até por uma questão cultural, que não é fácil de remover do dia para a noite – afirmou o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).

Para ele, todo cidadão, especialmente o homem público, tem a obrigação de participar do debate desse tipo de tema, e não ficar apenas numa posição de observação ou de elogio.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) concorda.  Na visão da parlamentar, o Senado pode contribuir muito com a campanha.

– É fundamental que o Congresso Nacional, como um todo, se incorpore nessa campanha, que é mundial. É claro que uma casa legislativa com o peso, com a importância do Senado Federal não podia ficar de fora – disse.

Mobilização

O período escolhido para a mobilização se inicia em 25 de novembro – declarado Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher – e termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Dessa forma, a campanha quer fazer uma vinculação entre a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos. Hoje, cerca de 150 países participam da iniciativa.

A sessão está marcada para as 10h, no Plenário do Senado.

+ sobre o tema

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...

para lembrar

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...
spot_imgspot_img

Epsy Campbell compartilha decálogo de poder e compaixão com líderes negras latino-americanas

Entre a comunidade negra latino-americana (especialmente a feminina), Epsy Campbell é um marco histórico: foi a primeira mulher afrodescendente a chegar a uma Vice-Presidência...

Feminicídio: DF supera quantidade de casos do mesmo período de 2024

O Mapa de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (11/6) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, revela que houve uma redução de 25,81% nos casos...

Justiça do Rio condena médico que estuprou mulheres na sala de parto

A Justiça do Rio condenou o médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra a 30 anos de prisão, em regime fechado, por estupro de vulnerável contra...