Ponto de Vista: Julien Blanc é só batalha em guerra contra cultura do estupro no Brasil

Milhares celebraram a decisão do Itamaraty de proibir a entrada do “artista da pegação”, Julien Blanc, no Brasil. Derrotar Julien Blanc e seu curso de “xaveco forçado” é, na verdade, vencer uma batalha contra a cultura do estupro. Uma batalha que é de homens e mulheres, de todos os brasileiros.

Por: Nana Queiroz, no, BBC 

É exagero falar em uma cultura do estupro? Absolutamente não. A cultura do estupro é o que permite que agressores se sintam bem ao assediar ou estuprar mulheres e que 64% das vítimas tenham vergonha de denunciar. No ano passado, cerca de 50 mil casos de estupro foram registrados oficialmente no Brasil. Mas o verdadeiro total de casos pode ter chegado a 143 mil, estimou uma pesquisa. São quase cem mil casos não denunciados. Por quê?

A cultura do estupro culpa a vítima pelas roupas que veste, defende o violador dizendo que ele foi provocado e dá autorização para encoxamentos públicos. E permite algumas das técnicas que Blanc ensina a seus discípulos, como empurrar a cabeça de mulheres à força contra o pênis, destruir sua autoestima ou agarrá-las pelo pescoço em bares e baladas.

Julien Blanc é um guru da cultura do sexo a qualquer preço e da ideia de que mulheres são presas numa caçada. Esse tipo de pensamento é o que leva a 80% dos casos de estupro. Instituições internacionais de assitência às vítimas afirmam que, na maioria dos casos, elas conhecem o agressor. Não são estupros em becos escuros, mas meninas drogadas ou embebedadas em uma festa, um amasso que ultrapassa os limites, um ex-namorado ciumento que vem provar que ela ainda é propriedade dele.

Obviamente, este não é tipo de paquera que faz mulheres felizes. Mas também não faz homens felizes. Conexões reais, sejam elas emocionais ou sexuais apenas, são o que satisfazem realmente o ser humano em todo seu potencial.

Os mais de 380 mil brasileiros, homens e mulheres, que assinaram a petição da Avaaz contra Julien Blanc acreditam nisso com paixão. O Itamaraty atendeu suas exigências em poucos dias. A mesma tenacidade guiou cidadãos na Austrália, os primeiros a banir Blanc de seu território, e mobiliza agora mulheres no Canadá e na Grã-Bretanha. Isso nos dá um banho de esperança. A cultura do estupro é mundialmente rejeitada pelos cidadãos – agora precisamos fazer com que as leis sigam esse sinal dado pelas sociedades.

Aqui no Brasil, um bom começo é aprovar um projeto de lei, de autoria do deputado Romário, que criminaliza práticas como o encoxamento em transporte público e o tipo de abordagem violenta pregada por Blanc. É preciso que entendamos, enquanto sociedade, que o estupro começa muito antes da conjunção carnal – e que esses primeiros passos também são criminosos e não serão tolerados.

Nós precisamos disso. Basta lembrar que 1 em cada 4 brasileiros respondeu ao IPEA, ainda neste ano, que mulheres que mostram muito o corpo merecem ser atacadas. E que quando eu e milhares de mulheres fizemos o protesto virtual “Eu Não Mereço Ser Estuprada” para nos manifestar contra essa cultura, fomos ameaçadas de agressão sexual e física.

Enfim, este não é um artigo de ódio a Julien Blanc ou um lamento pela sociedade que temos, mas uma mensagem de amor a todas as pessoas que se uniram para dizer um basta a essa cultura destrutiva. Uma mensagem de esperança a todos que, como eu e meus colegas, acreditam que a paquera de verdade começa com conexões reais.

*Nana Queiroz é ativista da Avaaz e fundadora do “Não mereço ser estuprada”

+ sobre o tema

Fim do feminicídio está associado a mudança cultural, dizem participantes de audiência

Mudanças socioculturais são necessárias para acabar com a violência...

Vitória em Goiás, derrota em São Paulo: “resoluções” de casos de estupro

Universidade Federal de Goiás demite professor acusado de estupro,...

Violência de gênero é tema de debate gratuito no Campo Limpo, em São Paulo

No dia 11 de setembro, terça-feira, o Usina de Valores e...

Lugar mais perigoso para mulheres é a própria casa, diz ONU

Segundo o relatório, assassinatos cometidos por parceiros ou familiares...

para lembrar

Nudez e pedofilia: onde está o real problema?

Incentivamos uma relação com a sexualidade desigual e potencialmente...

Quem são as vítimas “invisíveis” dos estupros no Brasil?

Estimativa é que apenas 10% de quem sofre com...

Médica alerta para estupro de meninas silenciado por familiares

Especialista do Ministério da Saúde alerta que falta integração...

Mutilação genital afeta 200 milhões de mulheres no mundo, diz ONU

Prática é considerada violação flagrante aos direitos humanos Do O...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=