O cantor Seu Jorge foi hostilizado e sofreu ataques racistas da plateia de um show realizado nesta sexta-feira (14), no Grêmio Náutico União, tradicional clube de Porto Alegre. Testemunhas relatam nas redes que as manifestações começaram pouco antes do fim do espetáculo, quando o cantor chamou ao palco um músico adolescente, negro, tocador de cavaquinho.
Seu Jorge fez em seguida uma breve fala contra a redução da maioridade penal, em que citou a morte de jovens pretos da favela. Assim que saiu do palco “começou a avalanche de vaias, aos gritos de vagabundo!, safado!, e o esperado mito!, mito!, mito!”, descreveu uma das pessoas presentes ao show. Imitações de macaco também foram ouvidas, vindas da plateia.
O Grêmio Náutico União não se manifestou em suas redes sobre o ocorrido. No Instagram, a postagem mais recente foi feita um dia depois do show, neste sábado (15): uma homenagem ao Dia dos Professores (15). Nos comentários, seguidores cobram uma posição do clube.
Procurado pelo F5, Seu Jorge respondeu, através de sua assessoria, que não iria se manifestar sobre o ocorrido e que os relatos nas redes sociais “falam por si”.
Racismo pesado no @gremionauticounião
— Zé Adão Barbosa (@zeadaobarbosa) October 15, 2022
Da Tati Suarez:
"Boçais, desrespeitosos…acabo de tomar conhecimento do que ocorreu ontem no show do Seu Jorge no Grêmio Náutico União .
Seu Jorge fez show em clube de Porto Alegre, de classe média branca, e bastou falar contra a redução da maioridade penal e das mortes violentas de jovens negros pra ser vaiado, chamado de vagabundo, com uivos imitando macacos e o grito de "mito, mito", pra mostrar quem estava lá!
— Milton Figueiredo Rosa (@jmiltonrosa) October 16, 2022
"No Brasil sofro racismo desde que nasci."
— Luísa Azevedo (@LusaAzevedo6) October 16, 2022
Seu Jorge
Infelizmente acaba de sofrer mais um em seu show,em Porto Alegre,
vaias e ofensas na plateia com imitações de macacos.
Quem vai a um show para ofender o cantor e seus músicos?a que nível de barbárie chegamos…