Após comentários racistas contra negros e mexicanos, presidente da Câmara de Los Angeles se afasta

Enviado por / FonteDo G1

Ela usou a palavra 'macaquinho' para se referir ao filho de um outro vereador e disse que mexicanos de Oaxaca são pessoas 'baixas', 'escuras' e 'feias'.

Nury Martinez, uma vereadora do Partido Democrata que era a presidente da Câmara Municipal de Los Angeles, nos Estados Unidos, foi gravada em uma conversa em que empregou termos racistas.

O áudio foi divulgado na internet, e, em decorrência, Nury Martinez abdicou da presidência da Câmara e se afastou do cargo de vereadora.

Ela foi gravada em uma conversa com outros dois vereadores e um líder sindical.

Foi ela que se expressou de forma racista contra negros e mexicanos da região de Oaxaca.

Na conversa, ela falou sobre um colega que não participava da conversa, Mike Bonin.

Os comentários dela foram a respeito do filho de Bonin, que é negro (Bonin é branco). Martinez afirmou que Bonin trata a criança como um acessório, e empregou uma palavra em espanhol, “changuito” (macaquinho, em tradução livre) para falar do filho do vereador.

A vereadora também fez comentários racistas a respeito dos mexicanos da região de Oaxaca, no Sudoeste do México, que imigram para Los Angeles —ela afirmou que eles são “pessoas baixas e escuras” e “feias”.

Ela ainda verbalizou o descontentamento dela com um promotor público, George Gascón, ao falar que ele “está com os pretos”.

Em nota, Martinez afirmou que esse é um dos momentos mais difíceis de sua vida e que ela reconhece que é totalmente responsável por isso. Ela disse que vai conversar com seus familiares, com os eleitores da região dela e com os líderes comunitários com quem tem relação.

Os outros participantes da conversa eram:

  • Kevin de León, vereador;
  • Gil Cedillo, vereador;
  • Ron Herrera, líder sindical.

Os três pediram desculpas, mas ainda enfrentam pressão para renunciar.

A porta-voz do governo dos EUA, Karine Jean-Pierre, disse que o presidente Joe Biden “acredita que eles todos devem renunciar, a linguagem que foi usada e tolerada naquela conversa é inaceitável”.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

spot_imgspot_img

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6 anos da morte do pastor e teólogo James Cone, o sistematizador da teologia negra. Esta...

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=