O evento começa dia 27 de fevereiro e segue até dia 31 de julho com atrações diversificadas de entretenimento e reflexão crítica.
Enviado por Rachel Munhoz via Guest Post para o Portal Geledés
Artistas e pesquisadores ligados a rica herança da música negra universal oferecem ao público de Santos e região uma nova opção de entretenimento. No dia 27 de fevereiro, acontece o lançamento do projeto “Noites Negras” – uma série de sextas-feiras no bar Allegra, no Centro de Santos, que vão reunir diferentes expressões da música negra brasileira, afrolatina, negra caribenha, black music norte americana e a própria música africana, além de outras formas de manifestações artística, cultural e política que procuram propor festas alegres e pistas de dança descontraídas, além de mostrar que isso pode ser realizado em uma ligação estreita entre o entretenimento e a cultura.
As Noites Negras acontecem sucessivamente, alternando projetos fixos de artistas já consolidados em seus segmentos específicos em cidades como Santos, Campinas, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. E no dia 27, alguns deles estarão apresentando um pouco do que projeto vai trazer ao longo de um semestre – uma programação com sério compromisso com a diáspora africana. Entre eles, Preta Rara e banda, Quizumba Latina com Rafaella Laranja, DJ Beto Machado e Dr. Caiaffo, acompanhados por um grande bazar de produtos artesanais das linhas Santa Thereza, Turbantes Audácia, Nas Ruas de Santos, Oficina das Negas e Nenê Surreal. Na mesma noite, ainda acontece lançamento do livro Macunaíma Blade Runner (Edições Caiçaras), de Márcio Barreto.
Depois do lançamento, o projeto já tem programação definida até o dia 31 de julho, no bar Allegra, local escolhido por ocupar lugar reconhecido pelo público da região, além de estar localizado em um dos mais belos cartões postais da Cidade, no Centro Histórico de Santos – ambiente perfeito tanto para os habitantes locais, como para os turistas que estão de passagem.