Sílvio Humberto diz não a orientação do PSB de apoiar Aécio e pede voto para Dilma

por: Jeremias Silva

Militante histórico do movimento social, em especial da luta anti-racista, o vereador de Salvador pelo PSB, Sílvio Humberto publicou uma carta aberta justificando a sua decisão em não seguir com a orientação do diretório nacional do seu partido de apoiar Aécio Neves no segundo turno, e expressa publicamente o seu voto para Dilma Roussef.

No documento, Sílvio reconhece que mesmo tendo várias críticas a gestão do PT no governo federal, houveram avanços significativos, principalmente na pauta da promoção da igualde e que a gestão do PSDB seria um retrocesso. “Quero externar a posição do nosso mandato em desacordo ao apoio a candidatura de Aécio Neves, que segue na contramão dos caminhos que levaram as conquistas sociais e de promoção da igualdade racial alcançadas pela população brasileira, em particular pela população negra”, diz trecho do documento.

No final da carta Sílvio Humberto garante que vai marchar com Dilma no segundo turno e diz ter disposição para ir às ruas em busca de votos. “Temos mais convergências do que divergências e em nome de uma história de lutas em defesa das causas populares e da inclusão sócio-racial que declaramos nosso apoio à presidenta Dilma e a nossa disposição para ir as ruas disputar os votos dos indecisos, os votos brancos e nulos para consolidar as conquistas e avançar em prol de um Brasil mais justo, com melhores serviços públicos, com saúde e educação de qualidade e com igualdade racial e de gênero”.

Leia a carta aberta na íntegra

Logo mais, o PSB-Bahia se reunirá para decidir qual o caminho a seguir no segundo turno das eleições. Quero externar a posição do nosso mandato em desacordo ao apoio a candidatura de Aécio Neves, que segue na contramão dos caminhos que levaram as conquistas sociais e de promoção da igualdade racial alcançadas pela população brasileira, em particular pela população negra. Não há convergência, para consolidar e avançar as conquistas sociais é a via do campo popular e democrático, as correções de rumo necessárias que se darão por este caminho.

Fazer a crítica e autocrítica sim, mas não podemos dar lugar que os ressentimentos nos pautem. Há algo maior em jogo que é a consolidação das nossas conquistas, bem como comprovar o que nos conduzirá a vitória será a mobilização popular e não o pragmatismo da governabilidade, um dos grandes responsáveis pelo descrédito/descontentamento e o distanciamento dos sonhos da Frente Brasil Popular. Será o povo nas ruas que nos dará a vitória.

No outro projeto capitaneado por Aécio Neves, estão muitos daqueles que se incomodam com os Santos, os Bispos, os Alves, os Jesus… Aqueles que hoje podem ter acesso a um nível básico de consumo, entre eles queijo à mesa, máquina de lavar, computador, fazer sua primeira viagem de avião e/ou frequentar um Shopping Center para um “rolezinho”. Observem que isso ainda é tão pouco, a democratização pelo consumo, mas aos olhos dos conservadores tem causado reações de indignação: “o aeroporto parece uma rodoviária”, “os pobres são desinformados” ou comparando os nossos jovens em seus dias de “rolezinhos”, a “verdadeiros cavalões” que assustavam a “tranquilidade” dos templos sagrados do consumo. Não querem mistura. Daí, a defesa que o candidato à vice-presidente da chapa de Aécio Neves faz da redução da maioridade penal.

Somos críticos da forma de condução do atual governo Dilma que subestimou a mobilização popular para garantir a governabilidade, mas reconhecemos os seus avanços.

Temos mais convergências do que divergências e em nome de uma história de lutas em defesa das causas populares e da inclusão sócio-racial que declaramos nosso apoio à presidenta Dilma e a nossa disposição para ir as ruas disputar os votos dos indecisos, os votos brancos e nulos para consolidar as conquistas e avançar em prol de um Brasil mais justo, com melhores serviços públicos, com saúde e educação de qualidade e com igualdade racial e de gênero. Reafirmamos o nosso compromisso em defesa da juventude, em particular da juventude negra, considerando-os solução e não como problema.

O mandato Educação, Igualdade e Respeito marchará com DILMA SIM. E DIZEMOS NÃO AO RETROCESSO!

 

+ Sobre Silvio Humberto

Entrevista – com Silvio Humberto

Indicação de Sílvio Humberto surte efeito e governo anuncia instalação de sistema de imagens em viaturas policiais

Vereador Silvio Humberto denuncia racismo em livro didático para crianças

Racismo é um fenômeno mundial, afirma Sílvio Humberto

 

 

Fonte: Politica na Rede

+ sobre o tema

O Golpe Branco do Parlamentarismo de Fato

Antes da crise que está nos jornais, há a...

Entidades brasileiras participarão de audiência sobre violência política na Corte Interamericana

Um grupo formado por sete organizações, entre elas a...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

Idealizadores do Ficha Limpa criam abaixo-assinado para reforma política

Movimento espera coletar 1,6 milhão de assinaturas até 4...

para lembrar

Eleições: Está na hora de oxigenar instituições e fazer valer grito das ruas

Por: Mônica Francisco Na próxima semana começa a propaganda eleitoral....

A CONEM e as eleições 2014

O Brasil é um país onde o racismo, o...

Eleições 2014: Congresso Nacional permanecerá desigual nos próximos 4 anos

Os resultados do 1º turno das Eleições 2014 demonstram...

‘Veja’ publica direito de resposta de Dilma, mas critica decisão do TSE

A publicação lamentou “a fragilidade a que se submete,...

Prefeitura de Salvador vetou projeto que tornava baiana de acarajé patrimônio imaterial

Na contramão do Estado do Rio de Janeiro, que sancionou o acarajé como patrimônio histórico e cultural, a Prefeitura de Salvador vetou, em 2020,...

“É preciso enfrentar a causa social da violência”, diz Sílvio Humberto

O vereador de Salvador, Sílvio Humberto (PSB), falou ao Portal MASSA!, em entrevista exclusiva, sobre a atuação da Polícia Militar da Bahia, hoje apontada como a...

Dia Municipal das Ações Afirmativas

Criado via projeto de lei pelo vereador Sílvio Humberto (PSB), o dia 25 de abril foi instituído na cidade de Salvador como Dia Municipal...
-+=