Símbolo da cultura tchokwe retratado em longa-metragem

 

Sona, símbolo da cultura tchokwe, está a ser retratado na longa-metragem “Os deuses da água”, numa co-produção entre Argentina e Angola, cujas imagens começaram a ser captadas sábado, no Dundo, província da Lunda-Norte.

Sona, que significa escrita na areia, era uma forma de comunicação dos ancestrais desta região do país, que escreviam mensagens por gravuras em paredes de casas, árvores e no chão (areia) nas aldeias para serem decifradas pelos demais membros da comunidade. Estas gravuras (sona) de difícil decifração actualmente encontram-se no Museu Dundo e em um livro que retrata a cultura bantu.

A longa-metragem tem como objectivo o resgate da cultura africana e dar a conhecer ao mundo os símbolos culturais do povo tchokwe, como é o exemplo do sona (escrita na areia) e do obelisco (monumento rectangular existente no Dundo).

Para o produtor local e cinegrafista, Albano Manuel Correia, a escolha do sona vem em detrimento do grande significado que os desenhos geométricos africanos representavam na época e que povos de outros continentes divulgam, como forma de não perderem a sua identidade.

Albano Correia disse ainda que o projecto foi aceite, de formas a se mostrar a origem, a existência de uma província com o nome de Lunda-Norte e que está em Angola e é onde se pratica o sona, embora não como anteriormente.

Pesquisas feitas na região indicam apenas a existência de um ancião, funcionário do Museu do Dundo, que ainda pratica o sona e que será um dos actores locais do filme gravado numa das aldeias do município do Chitato.

O realizador angolano Mawete Paciência, que fez a produção executiva, disse igualmente à Angop que esta longa-metragem surge para unificar os povos de diferentes culturas, como angolanos (quimbundo e tchokwes), malianos, etíopes e argentinos.

Mawete Paciência disse ainda que a intenção de rodar a história do sona é fortalecer mais os povos, uma iniciativa do realizar argentino Pablo César, que tem feito pesquisas sobre as culturas africanas, descobrindo assim esta arte lunda-tchokwe e nas regiões do Congo.

O roteiro cinematográfico foi escrito por Pablo César, em co-produção com a autora argentina Charun Bugarhim, com o propósito de recuperar o valor histórico e cultural que pertence ao património da humanidade, como o povo tchokwe e suas culturas, o conhecimento da geometria sagrada “sona” e também dos povos quimbundos das províncias de Malange e Kwanza-Norte.

Por seu turno, o realizador e director do filme Pablo César, sintetizou a longa-metragem, que retrata uma história que começa na Argentina, com um personagem que procura buscar informações acerca dos mitos ancestrais, pelo facto estar a preparar uma obra de teatro musical, baseada em conhecimentos do povo do Mali.

Tal busca, segundo a fonte, o personagem a conhecer um dia um jovem angolano em Buenos Aires, factor o que leva a iniciar uma viagem para Angola e Etiópia, para buscar informações sobre culturas antigas.

A rodagem do filme deverá acontecer em várias províncias de Angola. As filmagens terminam em Março de 2014.

Fonte: Elegbaraguine’s Weblog

+ sobre o tema

Cientistas sul-africanos acham fósseis de ancestral do homem

Fragmentos em rocha podem pertencer a hominídeo encontrado em...

Revista New African designa 100 Africanos mais influentes

A New African, uma revista africana, divulgou no seu...

para lembrar

25 DE JULHO DIA DA MULHER NEGRA E CARIBENHA

"I PADÊ GRIÔ DAS MULHERES NEGRAS DE FORTALEZA"...

Assaltantes roubaram carro para fugir com 135 mil figurinhas da Copa

Cinco homens renderam segurança de 61 anos para entrar...

Gana vence Sérvia e garante primeira vitória africana na Copa do Mundo

Por Rafael Pirrho Gyan, de pênalti, faz o gol...

Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha 2010

LATINIDADES - FESTIVAL DA MULHER AFRO LATINO AMERICANA E...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=