Simpósio Afro Alagoano

No dia de 21 de setembro, às 8h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, localizada no centro de Maceió, terá o Simpósio Afro Alagoano para discutir os altos índices da violência e mortalidade da juventude negra no Brasil, principalmente, no Estado de Alagoas.

Na programação, serão discutidos o Estatuto da Igualdade Racial, o Conselho Estadual da Igualdade Racial e o Plano Nacional de Enfrentamento à violência contra a juventude negra que será oficialmente lançado em novembro, mas, o projeto piloto será implantado em Alagoas no dia 27 desse mês, local e horário ainda a serem definidos.

Atualmente, de acordo com o Mapa da Violência no Brasil, o perfil das vítimas assassinadas são homens, negros e jovens (15 a 29 anos), com uma média de 4 a 7 anos de estudo, e o Estado de Alagoas é onde mais se morre. Dos 135 municípios mais violentos no país, quatro são alagoanos: Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares. E segundo Mônica Oliveira, Secretária de Políticas de Ações Afirmativas da Seppir, “os assassinatos dos jovens negros estão fazendo um verdadeiro ‘buraco’ nos dados da Densidade Demográfica do país”.

O Plano terá quatro eixos: Desconstrução da cultura da violência; Inclusão e Garanta de Direitos; Transformação de Territórios; e Aperfeiçoamento das instituições – prever ações diversas como: campanha de sensibilização; formação de jovens agentes da paz; ampliações no programa Escola Aberta; promoção de usinas culturais; formação de servidores públicos e agentes de segurança; enfrentamento do racismo em instituições; dentre outros.

É chegado o momento de ampliarmos a discussão e, principalmente, garantir a efetivação de políticas públicas, e os segmentos afros precisam se envolver mais nesse processo. Precisamos dar um basta em tanta violência! Axé!

 

 

Fonte: Cojira

+ sobre o tema

ROLEZINHOS & FLASH MOB: A Consciência Humana é branca e rica

Imagine a seguinte cena: você está sentado confortavelmente com...

O racismo é implacável: as diferenças entre privilégio e vantagem social

Estes dias, eu estava participando de um diálogo sobre...

Bruno Gagliasso fala sobre a adoção de Titi e Bless

Bruno Gagliasso foi o convidado de João Vicente de...

Mais 1,34 milhão de pessoas se autodefinem de cor preta

Participação sobe de 6,3% para 6,9%; especialistas vêem influência...

para lembrar

Jacarezinho: MP decide arquivar 4 inquéritos sobre 5 das 28 mortes

O Ministério Público pediu nesta quinta-feira (10) o arquivamento de...

SONY terá conta refeita em condenação por música de Tiririca

Mais uma vitória dos afrodescendentes no Brasil! Sony terá...

Marcos Aurélio Ruy: A perversidade do racismo no Brasil

O capítulo Segurança Pública e Racismo Institucional, da quarta...

Diversidade é saúde: Fiocruz cria grupo pela equidade de gênero e raça 

Saúde é um conceito amplo para a Fundação Oswaldo...
spot_imgspot_img

Poeta e militante, Éle Semog traz para a poesia todo sentido da luta negra

Para a poesia negra, nada faz mais sentido do que uma produção militante. O poeta Éle Semog, ativista literário desde a década de 1970,...

Conselho Federal de Medicina alega discriminação reversa para barrar cotas

Na semana passada, o CFM (Conselho Federal de Medicina) emitiu uma nota se posicionando contra a política de cotas em residências médicas. A nota fala...

Homem é preso em flagrante por crime de injúria racial contra professora em Machado, MG

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de injúria racial contra uma professora na manhã desta segunda-feira (4) em Machado (MG). ASSISTA A REPORTAGEM De acordo...
-+=