Sinuca de bico armada por Lado a lado – por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva
Levei um puxão de orelhas dos autores de Lado a lado. Supondo, internauticamente, que eles leiam minhas crônicas. Deu-se o seguinte: em um texto sobre partes do folhetim que não gosto mencionei o fato de Edgar (Thiago Fragoso) tornar-se sócio da escola no morro apenas por amor a Laura (Marjorie Estiano), para prover a ela, discriminada nas demais escolas por ser divorciada, o direito de trabalhar e, mais do que isso, de realizar um sonho. Eu gostaria que Edgar compreendesse (e demonstrasse) que, como homem rico e atento às mazelas sociais enfrentadas pelos negros, deveria sentir-se responsável por investir aquilo que abunda em sua vida e conta bancária no enfrentamento das desigualdades raciais.
Pois bem, eis que, na aparição nefasta de Constância (Patrícia Pillar) na inauguração da escola no morro, ao fim da grande interpretação da atriz, o texto é mais ou menos o seguinte: “eu quero ajudar, Laura! quero oferecer dinheiro para a escola, uma quantia mensal para ajudar as crianças necessitadas.” Tomou papuda?! Disseram os autores. Você não queria apenas o dinheiro dos brancos? Não é para isso que eles servem? E o dinheiro de Constância, você quer? Serve?
Entendi o recado do diálogo imaginário e adoro sinuca, aviso! Volto a outro texto de minha lavra sobre a novela, os afetos correlatos ao racismo, que, no caso brasileiro constituem um sustentáculo importante da discriminação racial naturalizada no dia-a-dia. Parece-me que a armadilha do bilhar é: a intenção com a qual o dinheiro seria doado é importante. Edgar é um homem branco, bom e honesto. Constância é uma mulher branca execrável. Logo, o dinheiro de ambos teria o carimbo do caráter atinente a cada personagem. Ok, baby, mas você ainda não venceu. Eu tentarei acertar a bola preta, agora.
O carimbo do dinheiro, a origem, lícita ou não, é fundamental, sempre. Ponto pacífico. Assim, o dinheiro de Edgar é resultado de seu trabalho competente como advogado. Os recursos de Constância não vêm apenas do salário do marido-senador, mas também das dezenas de anos de exploração de trabalho escravizado que enriqueceram sua família. Até aqui, concordamos. A divergência começa na interpretação do ponto central de minha afirmação: Edgar deveria compreender seu papel estratégico como homem branco rico e atento às desigualdades à sua volta, protagonizadas por pessoas negras nas piores posições. A compreensão do papel é o essencial.
Certa vez trabalhei com o programa de voluntariado de uma empresa apoiadora (financiadora) de um projeto de ação afirmativa para adolescentes negros. Procurou-nos um daqueles jovens bem sucedidos, que ganham tubos mensais de dinheiro, 10 vezes mais do que nosso salário mísero e, muito solícito, queria desenvolver trabalho voluntário com a moçada. De antemão, expliquei a ele quais eram as nossas necessidades para ampliação da formação cultural dos jovens e, diante disso, quis ouvir o que ele teria a oferecer. Calidamente, ele disse que poderia dar aulas de violão. Eu disse, ora veja, além de especialista em mercado financeiro, você é também um músico de excelência. Sincero, o rapaz me explicou que não era um virtuose, sabia alguns acordes, tocava umas músicas e seria muito bom para ele ter contato semanal de uma hora com o violão e ensinar o que sabia a outras pessoas.
Percebendo que ele precisava de orientação para ir além de um momento de relaxamento com aulinhas de violão a jovens considerados carentes, sugeri: você não quer dar aulas de Matemática? Não as aulas regulares, que para isso temos ótima professora, um programa definido com metodologia e metas, mas ajudar as pessoas a organizar a economia doméstica, a administrar a própria bolsa. Quem sabe um pouco de matemática financeira, noções básicas de como opera uma bolsa de valores, o cheque especial, o juro dos cartões de crédito, como o dinheiro é multiplicado nos bancos em favor dos banqueiros… Essas coisas que o pessoal não tem acesso. O rapaz sorriu simpático. Iria pensar. Nunca mais voltou. Eu queria que Edgar fosse mais do que este moçoilo.

+ sobre o tema

Sakamoto: Depois de muito tempo, este blog desce do pedestal e responde a um leitor

por Leonardo Sakamoto Detesto fazer o que chamo...

Dilma anuncia que conferência Rio+20 será adiada para 20 de junho

Evento sobre meio ambiente seria realizado no Rio de...

O melhor de todos, Michael Jordan, entra para o Hall da Fama

Fonte: Estado de São Paulo - Michael Jordan, considerado por...

para lembrar

Brasil intensifica relação com países africanos em 2013

A relação do Brasil com os países da África...

Um reparo histórico – Luiz Alberto

No Brasil, o debate em torno das ações afirmativas...

Todas e todos às ruas no dia 11 de julho! Participe você também!

11 de julho: Dia nacional de luta! O...

Jornalista de Carta Capital registra falecimento tucano

Para Leandro Fortes, "a reação formal do PSDB ao...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...

Cidinha da Silva e as urgências de Cronos em “Tecnologias Ancestrais de Produção de Infinitos”

Em outra oportunidade, dissemos que Cidinha da Silva é, assim como Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro, autora importante para entendermos o Brasil de hoje e...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...
-+=