Só a democracia abre trilhas para o progresso social

Ao ver gente nas ruas pedindo a volta da monarquia e da ditadura militar, e lamentando que a ditadura não tenha matado todos nós, que lutamos contra ela, o que bate fundo em quem ama a liberdade e considera a democracia o único horizonte político para a cidadania plena e o único caminho que permite a luta das pessoas despossuídas pelo direito de viver com dignidade é que há algo fora de foco no fazer política partidária em nosso país.

Por Fátima Oliveira, do O Tempo

Arrisco-me a dizer que nossos governantes maiores (Presidente da República e governos estaduais) não têm cumprido um dever essencial: vincar os valores republicanos nos corações e nas mentes da nossa gente. Tarefa dificílima, pois na conjuntura de permanente luta de classes, que se entrecruza com outras opressões, como a de gênero e a racial/étnica, e sob o domínio ideológico da burguesia, a democracia como realidade não é fácil de ser fortalecida e consolidada.
Num país capitalista, governos que não são 100% puro-sangue das classes dominantes (leia-se: ricos) locais e mundiais, que ensaiam (eu disse: ensaiam!) compromissos mínimos em minorar as opressões (de classe, de gênero e racial/étnica), jamais serão do agrado dos ricos, que são contra toda e qualquer política social que diminua a miséria e supere a vida de gado pé-duro que o povo leva.

A história já demonstrou que governos de tal naipe são sempre perseguidos. Por que imaginar que no Brasil seria diferente? E o argumento é único: acusação de corrupção – seja real ou imaginária –, um problema endêmico mundial, que obrigou a ONU a elaborar a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (31.10.2003), da qual o Brasil é signatário e é um dos países que mais criaram instrumentos para coibir e apurar corrupção.

Faço minhas as palavras de Janio de Freitas, em nome da democracia: “O que está sob ataque não é mandato algum, são as regras da democracia e, portanto, a própria democracia que se vinha construindo. “Não há disfarce capaz de encobrir o propósito difundido por falsos democratas instalados no Congresso e em meios de comunicação: reverter a decisão eleitoral para a Presidência sem respeitar as exigências e regras para tanto fixadas pela Constituição e pela democracia” (“FSP”, 16.8.2015).

Repito: o PT é o único partido socialdemocrata do Brasil, e não aquele que tem a social-democracia no nome. O grande propósito do PT sempre foi gerenciar a crise do capitalismo. Só se enganou quem quis. O modo petista de governar é um gerenciamento mais humanizado das mazelas do capitalismo via políticas públicas. O PT se credenciou como um caminho para mais democracia e com o compromisso de melhorar a vida do povo. E até agora não “amarelou” demasiadamente, desde que assumiu a Presidência da República em 2003.

E é por não ter “amarelado” que as ideias da grande burguesia nacional e aquilo de que falávamos tanto, o imperialismo (sim, está vivíssimo), em suas diferentes vestimentas – desde o liberalismo selvagem ao fascismo e ao fundamentalismo religioso –, materializam-se em desejo de expurgar Dilma Rousseff, legitimamente eleita, do governo. Tudo devidamente embalado com vieses sexistas inimagináveis.

A burguesia internacional sempre soube que o PT nem socialista é, mas esperneia para tomar o poder e entregá-lo aos seus capachos da burguesia nacional, porque não tem repertório suficiente nem para conviver com o progresso social. Cazuza acertou: “A burguesia fede!”.

+ sobre o tema

“Angú Incubado” Por: Zulu Araujo

Para quem não sabe, Angu é uma comida típica...

Minha Casa, Minha Vida: Governo amplia limite de renda para compra da casa própria

Rendimento mensal máximo sobe de R$ 4.900 para R$...

Serra chama negros tucanos ao Palácio para abafar crise

Fonte: Afropress     S. Paulo - A crise aberta com as...

para lembrar

10 razões para não ter saudades da ditadura

  1. Tortura e ausência de direitos humanos As...

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Geraldo Alckmin é eleito governador de SP

Candidato do PSDB recebeu 50,63% dos votos válidos.Apuração no...

Racismo institucional e ensino da cultura africana são debatidos entre governo e movimento negro

 A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta sexta-feira (19),...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=