‘Só matamos pessoas negras’, diz policial ao parar motorista branca nos EUA

A câmera de uma viatura policial da Geórgia, nos Estados Unidos, registrou o momento em que um agente frisa a uma motorista branca que ela não precisava se preocupar com a abordagem. “Você não é negra. Lembre-se: nós só atiramos em pessoas negras. Nós só matamos pessoas negras, certo?”, argumentou o tenente Gregg Abbott, no vídeo revelado pela “WSB TV”.

 Do Extra

Policial aborda motorista nos EUA Foto: Reprodução/Facebook

O canal recebeu as imagens e submeteu ao Departamento de Polícia do Condado de Cobb, cuja chefia abriu uma investigação interna e alega ter transferido o tenente para serviços administrativos até concluir a apuração. Segundo o chefe policial, Mike Register, Abbott mandou a motorista branca parar por suspeita de que ela estivesse ao volante sob influência de substâncias proibidas.

Na gravação, ela se recusa a pegar o celular, com medo de que o agente atirasse nela por imaginar que a suspeita pegaria uma arma no carro. “É que eu já vi vários vídeos de policiais…”, argumentou a mulher, em referência aos registros de casos em que a polícia abriu fogo contra condutores, em geral, negros.

“Todos os vídeos que você viu, você viu os negros serem mortos? Você viu”, questionou Abbott.

A ocorrência foi registrada em julho de ano passado, mas só veio à tona com a denúncia da TV nesta semana, em meio à escalada da tensão racial nos Estados Unidos — o embate entre supremacistas brancos e manifestantes antirracistas em estados do país.

Advogado do policial, Lance Lorusso defendeu que o comentário seja visto em um contexto e não de forma isolada. O cliente tentava, segundo ele, acalmar a situação de uma motorista que não queria cooperar. A ideia do agente seria conseguir que a mulher cooperasse sem ter que levá-la presa.

“Não importa em que contexto foi dito. Não deveria ter sido dito”, rebateu o chefe da polícia, que negou a existência de outras queixas de racismo contra o tenente.

+ sobre o tema

Justiça de SP ouve aluno da FGV que chamou colega negro de ‘escravo’

O jovem é réu pelos crimes de injúria racial...

Grávida de oito meses foi presa após reconhecimento facial errado nos EUA

Porcha Woodruff arrumava suas duas filhas para irem à...

Jovens afirmam ter sofrido racismo em evento no Setor de Clubes Sul

Jovens afirmam ter sofrido racismo de segurança durante o...

Unit Alagoas instaura o primeiro comitê anti racismo acadêmico do estado

Durante toda sua história, o Centro Universitário Tiradentes – Unit...

para lembrar

A quem serve o “racismo reverso”?

Em face do contexto de negacionismo científico e avanço...

Jogador é condenado após ofender árbitro

DE SÃO PAULO - A Justiça gaúcha condenou o Vasco...
spot_imgspot_img

Fifa apresenta pacote de medidas contra o racismo no esporte

A Federação Internacional de Futebol apresentou um pacote de medidas contra o racismo no esporte. O mundo do futebol está reunido em Bangkok, na Tailândia, onde...

Tragédia no Sul é ambiental, mas sobretudo política

Até onde a vista alcança, o Rio Grande do Sul é dor, destruição. E vontade de recomeçar. A tragédia socioclimática que engolfou o estado, além da...

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....
-+=