Somente a arte é livre e, portanto, capaz de transformar qualquer coisa

Hilton Cobra eleva a arte ao patamar de concretizadora de sonhos

Hilton Cobra fala a Comissão Nacional de Pontos de Cultura

Daiane Souza/Assessoria de Comunicação da Fundação Cultural PalmaresConvidado, pela secretaria de Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg, para participar do segundo dia reunião da Comissão Nacional de Pontos de Cultura, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, destacou a arte como fundamental para a consolidação de novas realidades. Ele a elevou ao patamar de transformadora da realidade e concretizadora de sonhos.

“Somente a arte é livre e, portanto, capaz de transformar qualquer coisa”, disse. Ele alertou que o respeito às religiões de matriz africana, o conhecimento sobre as comunidades quilombolas e a conscientização da sociedade brasileira sobre sua própria diversidade somente poderão acontecer de fato por meio da cultura.

Para contextualizar a importância dessa interação, o presidente se utilizou do próprio tema em debate. “O Ponto de Cultura é uma das ideias mais extraordinárias das últimas décadas. E faz com que os artistas brasileiros retornem a sua liberdade de criação”, afirmou Cobra.

De acordo com o presidente, o povo brasileiro passou a ter mais acesso a alternativas de uma linguagem cultural que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional. “Imagino que podemos ter arte e cultura em cada esquina. Que pode chegar o momento em que teremos o país inteiro saindo de casa para ver capoeira ou uma mostra de cinema na praça, uma discussão sobre novas mídias no bairro ao lado”, analisa.

Compromisso do Estado – Considerando as dificuldades enfrentadas para se desenvolver políticas culturais no Brasil, Cobra ressaltou o empenho da ministra Marta Suplicy em proporcionar avanços nesse sentido. “Tenho certeza da preocupação da ministra em fazer com que o fortalecimento desse projeto seja absolutamente real”, enfatizou Cobra. “Com os Pontos funcionando a todo vapor, será notável, para nós negros, a difusão da cultura negra por todo o Brasil”, concluiu.

Fonte: Africas

 

 

Leia Também: 

AFROBRASILEIROS E SUAS LUTAS

+ sobre o tema

Pra cima com o esforço, moçada

Não sei em qual momento a ideia do esforço...

Proposta sobre ‘cura gay’ é aprovada em comissão presidida por Feliciano

Sob o comando do deputado federal Marco Feliciano...

SPM prorroga, até 30/8, inscrições para o Pró-Equidade de Gênero e Raça

Empresas e instituições privadas e públicas que promovem...

O Movimento Negro e o Pacto Nacional – por Sérgio São Bernardo

A presidenta Dilma anunciou medidas de peso em...

para lembrar

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira Nesta...

TJ cria comissão de enfrentamento à desigualdade racial

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) vai...

Plenária do Quilombo Raça e Classe defende unidade para combater racismo

  Representantes dos Quilombos Família Silva, Rio Grande do Sul;...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=