Song e Drogba concorrem a prêmio de melhor africano

Didier Drogba é um dos melhores jogadores do mundo há alguns anos, mas nunca foi eleito o melhor africano de qualquer temporada. A distorção poderá ser corrigida em 20 de dezembro, quando a Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciar o ganhador da sua premiação anual. O marfinense é um dos 10 finalistas divulgados nesta segunda-feira.

Estrela do Chelsea na conquista da Liga dos Campeões a atualmente jogando pelo Shanghai Shenhua, da China, Drogba é favorito ao prêmio de melhor de 2012. Um dos seus principais adversários é o seu compatriota Yaya Toure, do Manchester City, vencedor da premiação na temporada passada.

A lista de 10 finalistas é determinada pelos comitês técnico, de futebol e de mídia da CAF. Depois, os técnicos e os diretores técnicos de cada uma das confederações filiadas à CAF dão seus votos, baseados nesta lista, que só contém atletas que atuam fora do continente africano. Outra relação, com cinco atletas, decide o vencedor do prêmio de melhor jogador atuando na África.

Tradicionalmente os jogadores africanos têm maior espaço na Inglaterra e na França e é desses dois países que vêm a maioria dos finalistas. O curioso é que dois deles atuam na China: Drogba e o zambiano Christopher Katongo, destaque do título do seu país na Copa Africana de Nações deste ano.

O único que atua na Espanha é Alexander Song, volante camaronês que deixou o Arsenal rumo ao Barcelona nesta temporada. Na França jogam o ganês Andre Ayew (Olympique de Marselha), Pierre-Emerick Aubameyang (Saint-Étienne), de Gabão, e o marroquino Younes Belhanda (Montpellier). Da Inglaterra veem o senegalês Demba Ba (Newcastle), o marfinense Gervinho (Arsenal), o nigeriano John Obi Mikel (Chelsea), e Yaya Toure, do Manchester City.

 

 

Fonte: Tn Online 

+ sobre o tema

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

Josephine Baker

Josephine Baker (03 de junho de 1906 –...

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

para lembrar

O canto negro de Candeia

Relançamento de três discos do sambista Candeia revelam suas...

Contraprova confirma doping da corredora Simone Alves

Atleta está suspensa por uso do hormônio eritropoietina, que...

Revista elege seleção de 70 como a melhor equipe esportiva da história

Na votação, foram lembrados também o Dream Team dos...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=