Song e Drogba concorrem a prêmio de melhor africano

Didier Drogba é um dos melhores jogadores do mundo há alguns anos, mas nunca foi eleito o melhor africano de qualquer temporada. A distorção poderá ser corrigida em 20 de dezembro, quando a Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciar o ganhador da sua premiação anual. O marfinense é um dos 10 finalistas divulgados nesta segunda-feira.

Estrela do Chelsea na conquista da Liga dos Campeões a atualmente jogando pelo Shanghai Shenhua, da China, Drogba é favorito ao prêmio de melhor de 2012. Um dos seus principais adversários é o seu compatriota Yaya Toure, do Manchester City, vencedor da premiação na temporada passada.

A lista de 10 finalistas é determinada pelos comitês técnico, de futebol e de mídia da CAF. Depois, os técnicos e os diretores técnicos de cada uma das confederações filiadas à CAF dão seus votos, baseados nesta lista, que só contém atletas que atuam fora do continente africano. Outra relação, com cinco atletas, decide o vencedor do prêmio de melhor jogador atuando na África.

Tradicionalmente os jogadores africanos têm maior espaço na Inglaterra e na França e é desses dois países que vêm a maioria dos finalistas. O curioso é que dois deles atuam na China: Drogba e o zambiano Christopher Katongo, destaque do título do seu país na Copa Africana de Nações deste ano.

O único que atua na Espanha é Alexander Song, volante camaronês que deixou o Arsenal rumo ao Barcelona nesta temporada. Na França jogam o ganês Andre Ayew (Olympique de Marselha), Pierre-Emerick Aubameyang (Saint-Étienne), de Gabão, e o marroquino Younes Belhanda (Montpellier). Da Inglaterra veem o senegalês Demba Ba (Newcastle), o marfinense Gervinho (Arsenal), o nigeriano John Obi Mikel (Chelsea), e Yaya Toure, do Manchester City.

 

 

Fonte: Tn Online 

+ sobre o tema

Passe racista do “Linha de passe”

Chegamos ao cinema cedo. Tivemos tempo para aquele docinho...

Blooks Livraria realiza seu primeiro ciclo ‘Outras histórias do Brasil’

Durante o mês de novembro livraria realiza uma série...

STF rejeita mandado de segurança que pedia inclusão da capoeira nas Olimpíadas

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal,...

Cantor Péricles desabafa sobre preconceito e diz gostar de ser gordo

A revista Sexy desse mês traz uma entrevista com...

para lembrar

Nadir Tati encerra Angola Fashion Week

Luanda – Como tem sido hábito, a estilista angolana...

Fundação Cultural Palmares expressa pesar pela morte de Solimar Carneiro, fundadora do Geledés

A Fundação Cultural Palmares expressa profundo pesar pela morte...

Robert Johnson, os escravos e a fronteira do Blues…

O documentário "Can't You Hear the Wind Howl?" narrado por...
spot_imgspot_img

Exposição e seminário em São Paulo celebram legado de Nelson Mandela

No dia 18 de julho é celebrado o Dia Internacional Nelson Mandela, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento à contribuição...

Livro sobre Luiz Gama o consagra como o maior advogado negro da abolição

Impossível não ficar mexido, ou sair a mesma pessoa, com a mesma consciência dos fatos narrados, depois da leitura de "Luiz Gama Contra o Império",...

Ex-seguranças da Chic Show, amigas se emocionam em festival: ‘Chorei muito’

A Chic Show, festa/baile black símbolo da resistência cultural negra paulistana, celebra 50 anos em grande estilo com um festival no Alianz Parque neste...
-+=