SOS Racismo denuncia discriminação racial em grandes empresas da França

Fonte: AFP –

 

PARIS, França — A organização SOS Racismo denunciou nesta quarta-feira na França a discriminação racial por parte de grandes empresas que contratam ou registram seus funcionários de acordo com sua origem étnica.

 

Em um relatório entitulado “O registro étnico-racial: uma ferramenta de discriminação”, entregue ao governo francês, a ONG critica a “falta de colaboração” das autoridades, às quais pediu “um reforço da luta contra o crime de registro étnico-racial para combater as práticas discriminatórias”.

 

“As autoridades se mostraram pouco dispostas a colaborar com a SOS Racismo e a dar uma resposta repressiva às práticas denunciadas”, afirma o documento, que cita os casos da Eurodisney, da montadora Nissan Europa e da companhia aérea Air France.

 

A organização denuncia que a Eurodisney estabelece fichas de caráter étnico-racial para selecionar futuros empregados e que funcionários da empresa Adecco (que presta serviços de manutenção para a Eurodisney) informaram que os trabalhadores do parque de diversões são classificados por origem: “África fora do Magreb”, “África Magreb”, “Antilhas” ou “Europa (oeste)”.

 

“Para a Disney, a maioria da clientela é europeia e por isso a maior parte dos funcionários devem ser europeus”, escreve a SOS Racismo.

Um oficial de justiça foi ao parque para investigar a denúncia das fichas.

 

“O oficial constatou que não temos nenhum documento com esta informação”, indica à AFP a direção da Eurodisney. “Todos os elementos requeridos foram comunicados. Não temos nada a esconder”.

 

A organização denuncia também a montadora japonesa Nissan (associada à francesa Renault), que em seu site pede àqueles que desejam se candidatar a uma vaga que informem seu país de origem (“African, Asian, Carribean, European, Latin…”).

 

Sobre a Air France, a ONG conta que, em 2008, o sindicato CFDT acusou a companhia de praticar uma “tipologia racial” de empregados para “voos especiais e eventos excepcionais”.

 

Na França, o registro étnico-racial é ilegal desde 1987. Quem infringir a lei pode ser condenado a até cinco anos de cadeia ou ao pagamento de 1,5 milhão de euros, no caso de empresas.

Matéria original

+ sobre o tema

Das 163 recomendações feitas pela ONU, Brasil cumpriu apenas uma

O Brasil cumpriu apenas uma das 163 recomendações formuladas...

Mais um líder guajajara é morto em terra indígena no Maranhão

O governo do Estado do Maranhão confirmou nesta terça-feira...

Os povos indígenas no Canadá lutam com ‘perda inimaginável’.

Tradução: Sara Wagner YorkRestos de 215 crianças indígenas foram...

para lembrar

spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=