Sou pobre e nunca roubei nem matei ninguém. Mas tive escolhas.

Eu sempre fui pobre, morador de favela, mas nunca precisei roubar nem matar ninguém. A verdade é essa.

Enviado por Caio Cesar dos Santos via Guest Post para o Portal Geledés

Verdade porque eu sempre tive mãe. E pai também. Sempre tive comida na mesa (ainda que fosse arroz, farofa e mortadela frita), sempre tive o que vestir e o que calçar. A gente não tinha muitos brinquedos e, geralmente, só comprava roupa no natal, ano novo e aniversário, mas a nossa escola, aquela de 100 reais, sempre tava paga. Minha mãe sempre priorizou a minha educação e dos meus irmãos, e sempre acreditou na gente. Pra ela, a gente tinha era que estudar, fazer faculdade, ser alguém na vida.

É verdade porque ela sempre nos corrigiu. Com porrada (que não era espancamento) quando tinha que ser, mas principalmente com conversa, com esporro, com diálogo. A gente nunca foi solto na rua (mesmo que eu gostasse muito). Ela é do tipo que não dorme enquanto a gente não chega, sabe?

Quando eu estava na 8° série, ela pagou um curso pra mim, pra eu fazer prova e ingressar no ensino técnico. Fiquei um ano na faetec e depois tive a oportunidade de estudar, de graça, numa escola particular excelente. Escola essa que eu nunca teria condições de pagar. Eu estudei a vida inteira, frequentei a escola a vida inteira. Minha mãe nunca deixava a gente faltar, mesmo se tivesse “doente” (aquele fingimento de sempre). Também nunca fui obrigado a trabalhar. Nem eu, nem meus irmãos. A escola era o nosso trabalho.

Eu tinha oportunidades. Tive base familiar. Tive mãe que valia por dois. E mais uma vez: tive oportunidades. Coisas que amigos meus, que foram presos ou mortos, nunca tiveram. E ainda sim, mesmo com tudo isso, eu me vi tentado inúmeras vezes, me vi perdido, desorientado. Porque a gente vê a conta de luz, a conta de telefone, as compras e sua mãe preocupada porque não sabe se vai ter dinheiro, não sabe se vai dar pra pagar.

Viver em favela não é fácil. Das poucas vezes que tive minha índole e minha honestidade posta a prova, consegui me esquivar. Porque eu tinha em quem me apoiar, eu tinha escolhas. Lembro que minha mãe sempre me dizia pra ter paciência, que as coisas iam melhorar, como quem clama a Deus pra não ver o filho fazer merda.

É verdade que eu nunca roubei e nem matei ninguém. Mas eu tive escolhas. Tive oportunidades. Coisas que milhares de moleques nesse país não tem.

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Jovens de favelas do Rio dançam em Nova York

Apesar da responsabilidade de se apresentar no principal polo...

A favela precisa ser vista e ouvida

A importância de um veículo da envergadura e da...

Dom: a favela como fetiche de cineasta zona sul

Um filme, apesar das novas dinâmicas de transmissão, em...

Quanto vale a África e vale a mãe de Michael?

Passados mais de 500 anos o governo brasileiro reconhece...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Curiosidade sobre como vivem pobres alimenta turismo nas favelas

No início do século 20, a curiosidade sobre como vivem os pobres já instigava a elite vitoriana, quando os chamados cidadãos de bem visitavam...

Com poesia e didatismo, “Favela” exala o perfume de uma “flor em resistência”

A Jatropha phyllacantha, flor que nasce no sertão baiano, é o fio (buquê?) condutor para que Adriele Oliveira leve o leitor a um universo...
-+=