Souto Soares: Semana da Consciência Negra

Fonte: Pedro Moraes –

 

O distrito de Segredo, no município de Souto Soares, terá na próxima semana (16/11 a 20/11) uma vasta agenda de atividades em homenagem ao Dia da Consciência Negra, realizando palestras, jogos, shows, apresentações teatrais e diversas manifestações da cultura popular, como terno de reis e reisado.

O evento organizado pela prefeitura, em parceria com a comunidade local e a Associação  dos Povos Remanescentes de Quilombos de Segredo, será iniciado com dois debates relevantes, investindo na formação do público e na conscientização. O primeiro, ministrado pela professora Marlene Araújo, irá discutir a importância e os impactos da lei federal 10.639, sancionada pelo presidente Lula em 2003, que estabelece a inclusão da temática “história e cultura afro-brasileira” no currículo escolar nas áreas de educação artística, literatura e história do Brasil. No segundo momento, Gildeci Nascimento, irá apresentar e debater com o público  a trajetória e a formação das comunidades quilombolas no estado.

“A comemoração do dia 20 de novembro é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, um ícone nacional, que se tornou uma referência por sua resistência e perseverança na luta contra a escravatura no Brasil. A criação desta homenagem em âmbito nacional, que já se tornou uma tradição no distrito de Segredo, é uma reverência justa e plausível para que sejam realizados momentos permanentes de reflexão sobre a importância e valorização da cultura africana e povo negro em nosso país”. salienta a secretária de cultura e turismo de Souto soares, Marly Araújo.

 

Líder da liberdade, traído e morto

 

Zumbi nasceu no mocambo de Cerca do Macaco, uma aldeia de Palmares, que na época ficava em território baiano(hoje, Alagoas). Quando criança, foi raptado por soldados portugueses e oferecido como forma de presente para um padre da ordem dos jesuítas. O garoto, batizado com o nome de Francisco, aprendeu latim e português e se tornou um coroinha, porém, a vida “engaiolada” não combinava com esse herói e aos 15 anos fugiu retornando à Palmares, onde ficou conhecido por suas técnicas de combate e estratégias de guerrilhas nos conflitos contra tropas portuguesas.

O quilombo ficava à margem do Rio São Francisco, com mais de 200km de extensão,  aglomerando onze mocambos, protegido por aglomerados de soldados e um conjunto de estacas de madeira. Os refugiados viviam da agricultura, com o plantio de grãos, legumes e raízes e da confecção artesanal de vassouras, esteiras e chapéus produzidos com palha de palmeira para serem comercializados em comunidades de pardos que existiam nas proximidades.

Após inúmeros ataques e muitos anos de guerrilha contra Palmares, o governador da capitania hereditária de Pernambuco se cansou da luta que parecia não ter fim e percebeu que o quilombo estava crescendo economicamente, não sendo rentável destruí-lo. Foi então que ele convocou Ganga Zumba, líder dos Palmares, para uma trégua, oferecendo liberdade para os negros do quilombo. Apesar de Zumba aceitar, Zumbi, queria a liberdade para todos e não para um grupo seleto, por isso, não apoiou o acordo. Dois anos depois Zumbi assumiu a liderança do grupo quando, Ganga Zumba morreu envenenado e durante 15 anos Zumbi comandou tropas de resistência que afugentaram os portugueses.

Em 1694, o mocambo do Macaco recebeu um ataque voraz, destruindo o principal ponto de resistência de Palmares ferindo Zumbi, que mesmo com poucas forças se refugiou em outro local. No ano seguinte,  no dia 20 de novembro de 1695, o grande líder foi traído e denunciado para o exército português, que prendeu e degolou Zumbi, salgando sua cabeça e expondo em praça pública para desmitificar a crendice que o herói era imortal. Porém, o que os portugueses não sabiam era que mesmo após mais de 300 anos, Zumbi dos Palmares permanecerá imortal em nosso imaginário, sendo uma referência constante de luta e resistência. Viva Zumbi!

Matéria original

+ sobre o tema

Rede social para negros quer dar visibilidade a políticos e empreendedores

A Black & Black, uma rede social brasileira indicada...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

para lembrar

OAB e Ministra estudarão incluir tema da igualdade racial no exame de ordem

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil...

A ministra negra da nova República.

A ministra negra da nova República matéria original de Marcos...

Ministra Luiza Bairros discute parceria com EBC para projetos de valorização da cultura afro-brasileira

Possíveis parcerias terão como propósito a difusão de projetos...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=