quarta-feira, setembro 28, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileiros e suas lutasSP: passeio ciclístico reúne 800 pessoas por Consciência Negra

SP: passeio ciclístico reúne 800 pessoas por Consciência Negra

O passeio em bicicletas encerrou a I Feira da Africanidade

Foto: Wagner Carvalho/Especial para Terra

WAGNER CARVALHO

Um passeio ciclístico com a participação de aproximadamente 800 pessoas entre crianças e adultos encerrou neste domingo a I Feira da Africanidade em Bariri, a 321 km de São Paulo. O evento foi criado para comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado hoje em todo o Brasil.

De acordo com Carlos Vital, presidente da Associação Quilombo dos Palmares, o objetivo da feira foi engajar a sociedade em volta do tema. “Conseguimos envolver as crianças que frequentam as escolas no município, elas montaram apresentações em cima das tradições trazidas pelo afrodescentes que hoje fazem parte do nosso dia a dia na cultura, nos esportes, na culinária e no estilo”, afirmou.

A feira teve ainda exposições, workshop de capoeira, desfile Beleza Negra e a entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares. Segundo Ed Carlos Silva, idealizador do evento, a feira foi pensada para que as pessoas conheçam os valores e a diversidade cultural existente no país, para que os preconceitos dêem espaço aos valores étnicos dos povos que hoje fazem parte da nova ordem cultural brasileira. “Para não perdermos contato com o nosso passado e com os pilares da nossa sociedade, propomos um projeto desta magnitude”, explicou o organizador.

Durante o passeio ciclístico deste domingo, dezenas de prêmios foram sorteados ao longo do percurso que contou com apoio da Polícia Militar. Ao final, o ciclista com menor e maior idade foram premiados com troféus e brindes, e os proprietários da bicicleta mais antiga e mais enfeitada também levaram prêmios e troféu. Para os outros participantes foram sorteadas quatro bicicletas novas. Essa é 8ª edição do passeio na cidade.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench