Spcine marca presença no Festival de Cinema de Cannes 2024 com ações especiais

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Empresa leva cinco profissionais paulistanos. Delegação participa de agenda de encontros com produtores internacionais e realizará ações especiais com África, Ásia, América Latina e Europa. Apoio aos filmes "Baby", de Marcelo Caetano, e "Motel Destino", de Karim Ainouz e pela Gullane Entretenimento

A Spcine participa Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cinema de Cannes  2024 e um dos mais renomados e influentes da indústria cinematográfica mundial, que  ocorrerá entre os dias 14 e 22 de maio.  

O Festival de Cannes é reconhecido por gerar um volume significativo de negócios e  oferecer uma plataforma única para networking e colaboração entre profissionais do  cinema de todo o mundo. Nesse contexto, a Spcine planejou uma série de atividades  especiais para destacar o cenário cinematográfico paulistano e promover o intercâmbio  cultural e comercial. 

Uma delegação composta por cinco profissionais audiovisuais paulistanos, incluindo  diretores, produtores e roteiristas, participa das atividades do Marché. São eles: Issis  Valenzuela, cineasta, produtora e roteirista; Mariana Luiza, cineasta; Rodrigo Santos  Sousa, cineasta; Raul Perez, produtor audiovisual; e Wellington Amorim, produtor  audiovisual. 

Além disso, a Spcine realizou uma parceria com o Cinema do Brasil para essa  participação em Cannes, que está levando 60 empresas brasileiras para este importante  evento internacional. Essa iniciativa representa um passo significativo para a promoção 

e internacionalização do cinema nacional, proporcionando oportunidades únicas de  networking, negócios e visibilidade para nossos talentos e produções cinematográficas.  

AfroCannes 

A Spcine estará presente também no AfroCannes 2024, um evento destacado que  ocorre durante o Festival de Cinema de Cannes, nos dias 16 e 17 de maio. Organizado  pela instituição Yanibes, o AfroCannes celebra a diversidade e a inclusão no cinema  africano e afrodiaspórico. No dia 17, o tema será “Act Local and Think Global”,  discutindo financiamento, colaboração e desenvolvimento de histórias autênticas e  concentrando a atenção em projetos cinematográficos da colaboração de países Sul Sul.  

Nessa data, a Spcine participa do painel “Brazil: African Natives And African Diaspora  Outreach“, com a presença de Lyara Oliveira, presidente da empresa, Luiz Toledo,  diretor de Investimentos e Parcerias Estratégicas da empresa, com a mediação de  Carmen Thompson, curadora, programadora de filmes e produtora cultural.  

Spotlight Asia  

Durante o “Spotlight on Asia” (18 e 19 de maio), um evento dedicado à promoção e  integração do cinema asiático, a Spcine apresentará o Programa de Atração de  Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo – Cash Rebate – durante a sessão de  fundos para produtores participantes. Além disso, quatro produtoras paulistanas, Sato  Company, Barry Company e Glaz Entretenimento também estarão presentes no evento.  Esta iniciativa destaca o compromisso da Spcine com a promoção e desenvolvimento  do cinema nacional e internacional, enquanto o “Spotlight on Asia” oferece uma  plataforma para explorar as tendências, técnicas e narrativas que definem a produção  cinematográfica na região, destacando seu crescente impacto global e sua rica  diversidade cultural e criativa.  

Filmes Apoiados 

Como parte do compromisso de promover o cinema brasileiro internacionalmente, a  Spcine está apoiando a participação de dois filmes no festival: “Baby”, de Marcelo 

Caetano na Semana da Crítica e “Motel Destino”, dirigido por Karim Aïnouz e co produzido pela Gullane Entretenimento, que compete na Seleção Oficial.  

“Baby” também foi contemplado pelo Edital de Produções de Longas-Metragens de  Baixo orçamento 2019, contando ainda com o apoio da São Paulo Film Commission para  as filmagens em São Paulo. Considerando a participação da produtora paulistana,  Gullane Entretenimento, a Spcine apoiará a internacionalização do filme “Motel  Destino” para o Festival de Cannes. 

“A seleção de “Baby” para a Semana da Crítica em Cannes e o apoio à Gullane  Entretenimento, demonstram a importância das políticas públicas de fomento e  incentivo ao audiovisual da Spcine para a obtenção de resultados positivos e  representação do Cinema brasileiro internacionalmente,” declara Lyara Oliveira,  presidente da Spcine. 

Encontros de Mercado 

A equipe da Spcine realizará encontros estratégicos com produtores de países  europeus, latino-americanos, asiáticos e africanos, com o objetivo de explorar  oportunidades de coprodução e colaboração.  

Além das reuniões com players internacionais, a Spcine também está incluída na  programação do Cinema do Brasil, um programa de exportação do SIAESP apoiado pela  Spcine. Durante o evento em Cannes, o Cinema do Brasil realizará encontros de  coprodução com diversos países, incluindo África do Sul, Colômbia, Espanha e  Portugal, além de se reunir com fundos de financiamento e representantes de festivais  como o Hubert Bals Fund, SXSW e Aide Aux Cinema du Monde. 

Para complementar as reuniões de mercado, representantes da empresa participarão  de um encontro com o Ibermedia, programa de incentivo à coprodução de filmes de  ficção e documentários realizados pelos países Iberoamericanos, integrada por 23  países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colombia, Costa Rica, Cuba, Chile, Ecuador, El  Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Itália, México, Nicaragua, Panamá,  Paraguay, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. 

Edital em parceria com a África do Sul

No dia 20 de maio, a Spcine, em parceria com a National Film and Video Foundation  (NVFV), da África do Sul, anuncia o edital voltado para projetos afrodiaspóricos durante  evento Producers Network, programa de produtores internacionais selecionados no  Marché du Film. O evento terá a apresentação do edital e contará com diálogos de  coprodução entre Brasil e África, por Elias Ribeiro e Kurt Oderson.  

Essa relação entre Spcine e a NFVF teve início no Festival de Berlim em 2023, a partir de  um encontro para intercâmbio de experiência. Deste momento foi celebrado o  Memorando de Entendimento entre as duas instituições em Durban Film Mart de 2023,  na África do Sul, que resultou no edital que será lançado.  

O edital selecionará quatro projetos, sendo dois de São Paulo e dois da África do Sul,  para receber um aporte de US$ 20 mil dólares cada. O investimento nesses projetos,  que reflitam sobre trajetórias da diáspora africana, tem a proposta oferecer  oportunidades para cineastas paulistanos e sul-africanos.  

Afriques 

Complementando a programação, Lyara Oliveira participará de um painel de discussão  intitulado “Spotlight: Conteúdo para Crianças e Animação” em 19 de maio, às 11h30. O  painel, que ocorrerá no Pavilhão Afriques, contará com a presença de Firdoze Bulbulia,  cineasta sul-africano da Moments Production, Jitendra Mishra, cineasta do Festival  Smile Int’l Film Festival, da Índia, e Justine Atkinson, distribuidora do Reino Unido,  representando a Aya Films. A conversa será sobre conteúdo audiovisual para crianças,  fornecendo insights valiosos e perspectivas de diferentes partes do mundo. 

Estande Spcine 

Durante todo o evento, a Spcine terá um estande com sala de reunião, proporcionando  um espaço para encontros e discussões com parceiros e colaboradores. 

Sobre a Spcine  

A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria  Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de  desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os  setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o 

potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural  e social. 

Sobre o Marché Du Film 

O Marché du Film, parte do Festival de Cannes, é uma plataforma essencial para  negociações na indústria cinematográfica, atraindo uma ampla gama de profissionais.  Com uma variedade de filmes em exibição e apresentações de projetos, o evento facilita  colaborações entre diversos profissionais. Além de abordar questões contemporâneas  como distribuição digital e financiamento, o Marché du Film destaca filmes  independentes e de grande orçamento, servindo como uma vitrine importante para a  indústria cinematográfica.

+ sobre o tema

IV Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador 2018

Estamos em contagem regressiva para a Marcha do Empoderamento...

Doutor Gama, filme de Jeferson De, estreia no Globoplay

A vida de Luiz Gama é parte importante da...

A leveza e o soul de Liniker chegaram ao programa ‘Tiny Desk’, nos EUA

Cantora e sua banda, os Caramelows, foram destaque na...

Mais um atentado contra liderança da comunidade quilombola do Charco (MA)

Por Igor Almeida, do blog Outros Olhares.     Na noite desta...

para lembrar

spot_imgspot_img

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...

Sambista ligada ao rap, Leci Brandão rebate críticas de Ed Motta: ‘Elitista’

Leci Brandão, 79, rebateu com estilo as recentes declarações de Ed Motta, que chamou de "burros" os fãs de hip hop, "sem exceção". Sem citar...

Jordan Peele faz anúncio misterioso nas redes sociais

Jordan Peele tem planos para outubro. Ele publicou uma foto com a data de 23 de outubro deste ano em fundo preto e não acrescentou...
-+=