iAMO lança seu programa de residência artística audiovisual durante Festival de Cannes

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Estão abertas de 17/05 a 24/06 as inscrições para artistas do Brasil e do mundo ligados a movimentos audiovisuais vocacionados para a reparação histórica

O Instituto Audiovisual Mulheres de Odun (iAMO), presidido pela cineasta Viviane Ferreira, anuncia na sexta-feira, 17 de maio, o lançamento do seu Programa de Residência Artística durante a 77ª edição do Festival de Cannes, na França. As inscrições para as residências de desenvolvimento de roteiro e direção através de experiências imersivas estarão abertas até o dia 24 de junho. O iAMO, através deste e de outros projetos, destaca seu compromisso com a promoção e o fortalecimento de artistas audiovisuais, especialmente aqueles vocacionados a movimentos audiovisuais para reparação histórica: pessoas LBTs, negras, indígenas e pessoas com deficiência, oriundas do continente africano e/ou de suas diásporas. 

O programa é fruto de uma parceria estratégica com o Nebula Fund, que se dedica a fornecer financiamento e recursos para apoiar movimentos LGBTQAI+ em prol dos direitos humanos e sociais. A cooperação vai impulsionar trajetórias globais e fortalecer processos que impulsionam narrativas que promovam mudanças significativas na sociedade. 

O iAMO estará presente no stand do Cinema do Brasil, iniciativa de promoção comercial do cinema nacional no exterior, no Festival de Cannes – que acontece de 14 a 25 de maio no sul da França. 

Para Viviane Ferreira, que também é ex-presidente da SPcine e diretora do filme Ó Pai Ó 2, o lançamento deste programa em um dos mais renomados festivais de cinema do mundo potencializa a internacionalização de artistas audiovisuais comprometidos com movimentos queer, negros, feministas e indígenas. “A partir deste programa, reforçamos a necessidade de assegurar o direito à experimentação a esses criadores que lutam por reparação histórica. Queremos que essas pessoas possam inovar em suas abordagens e narrativas, contribuindo assim para um novo repertório imagético global”, destaca a cineasta. 

A residência artística vai contemplar profissionais de Roteiro em outubro e de Direção em novembro de 2024. Segundo a equipe organizadora, é uma oportunidade única para artistas desenvolverem seus projetos nas áreas, mas também em fotografia, direção de arte, produção executiva, direção de som e pós-produção. Os participantes selecionados terão acesso a uma bolsa auxílio para cobrir despesas básicas durante as atividades do programa. 

A programação das residências acontece inteiramente no Mocambo do Coqueiro Grande, região remanescente quilombola em Salvador/BA, onde fica a sede do iAMO. A agenda de mais de 200 horas de conteúdo contará com atividades que se integram ao espaço e que valorizam a autenticidade, coletividade, ancestralidade, afetividade e excelência. Os selecionados ficarão por quatro semanas no local e vão passar por etapas de trabalho inspiracional, experimental e criacional – que serão compartilhados com representantes do mercado audiovisual brasileiro e internacional. 

As inscrições podem ser realizadas através da plataforma filmfreeway.com/residenciamo, no valor de US$15 (aproximadamente R$78). A lista de selecionados será divulgada no início de agosto. Para mais informações sobre o iAMO e conferir o regulamento desta residência artística, visite o site oficial www.iamo.org.br ou entre em contato pelo e-mail [email protected]

O iAMO encoraja artistas engajados com a transformação imagética e social através do audiovisual e convida esses profissionais a se juntarem nessa jornada de criação, inovação e expressão artística. E a participar da construção de um setor cada vez diverso e inclusivo! 

Sobre o iAMO 

O Instituto Audiovisual Mulheres de Odun é uma instituição sem fins lucrativos, sediada na cidade de Salvador/BA. Nascida com foco em processos formativos, pesquisas artísticas, investigações estéticas e difusão de conteúdos, voltados para o desenvolvimento de artistas com atuação em movimentos audiovisuais vocacionados para reparação histórica. Suas crenças e razão de existir falam sobre ancestralidade, singularidade e caminhos para exercício da vida em comunidade. 

o vento que sopra sua cria pro topo do mundo.

+ sobre o tema

Morre Pedro Casaldáliga, a pedra no sapato do autoritarismo brasileiro 

Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia,...

10 canções obrigatórias para entender o samba

  O sambista Nelson Sargento Para se ter uma ideia da...

50 anos de What’s Going On, disco absoluto de Marvin Gaye que ditou rumo da soul music

De acordo com Smokey Robinson, artista ícone da Motown...

Amilcar Cabral

Nasceu a 12 de setembro de 1924 em Bafatá...

para lembrar

África do Sul: Aumento de suicídios preocupa a sociedade

As estatísticas sobre o suicídio na África do...

MARÍLIA: UI realiza Semana da Consciência Negra

Fonte : Lucas Tavares   A história e...

Alunos da USP criam podcast de “cantação” de histórias para crianças negras

No final do mês de maio estreou o podcast Calunguinha,...
spot_imgspot_img

Com entrada gratuita, mostra valoriza voz de jovens artistas LGBTQIA+ negros e indígenas

A exposição "Indomináveis Presenças", em cartaz até 7 de abril no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), propõe ao visitante um percurso que passa...
-+=