STJD investiga homofobia no clássico e pode punir Corinthians e São Paulo

Corintianos e são-paulinos trocaram ofensas no mesmo durante a partida de domingo, no Itaquerão, e colocaram os dois clubes na mira do Tribunal

A Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) solicitou nesta terça-feira a instauração de um inquérito para apurar se houve discriminação homofóbica no clássico entre Corinthians e São Paulo, no domingo, em Itaquera.

As torcidas dos dois times passaram boa parte da partida, que terminou com vitória corintiana por 3 a 2, trocando ofensas homofóbicas. Já no trajeto até a arena, os são-paulinos exibiam camisetas com letras que formavam “Gaivotas da Fiel” – trata-se do nome usado pelo jornalista Felipeh Campos para a criação de uma torcida homossexual alvinegra.

Em Itaquera, a torcida do São Paulo cantou uma paródia composta especialmente para provocar o rival: “Gambá, me diz como se sente/ Por que você gosta de beijar?/ Ronaldo saiu com dois travecos/ O Sheik, selinho ele foi dar/ Vampeta posou pra G/ Dinei desmunhecou/ Na Fazenda de calcinha ele dançou/ Não adianta argumentar/ Todo o mundo já falou/ Que o gavião virou um beija-flor”.

A resposta dos corintianos veio no mesmo tom. Como tradicionalmente ocorre em clássicos com o São Paulo, os locais berraram: “Vai pra cima delas, Timão! Da bicharada!”. E emendaram: “Vamos, Corinthians! Dessas bichas, teremos que ganhar!”.

Helio Suenaga/Gazeta Press Torcida do Corinthians: homofobia?
Helio Suenaga/Gazeta Press
Torcida do Corinthians: homofobia?

Os corintianos ainda contrariaram o manifesto divulgado pelo clube, para coibir gritos de “bicha” nas cobranças de tiro de meta das equipes adversárias. O goleiro Denis escutou a ofensa durante o seu aquecimento e quase sempre que recolocou a bola em jogo.

A intenção do Corinthians com o seu manifesto era justamente antecipar a possibilidade de punição no STJD, que direcionou a sua preocupação para combater o preconceito depois do racismo sofrido pelo goleiro santista Aranha diante do Grêmio, pela Copa do Brasil.

Agora com a homofobia na mira, a Procuradoria do STJD analisará se os cânticos de corintianos e são-paulinos foram meras provocações ou se possuíram cunho discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, enquadrando-se no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (STJD). A pena prevê multa de R$ 100 a R$ 100.000 e até perda de três pontos na competição.

Para o inquérito, a Procuradoria do STJD recomendou os depoimentos do trio de arbitragem, dos presidentes Mário Gobbi e Carlos Miguel Aidar e dos goleiros Cássio e Denis. Um auditor designado por Caio Rocha, presidente do STJD, emitirá um parecer final para indicar se haverá denúncia ou arquivamento do caso.

Além de apurar a homofobia no clássico, a Procuradoria analisa mais problemas registrados em Itaquera, como a briga entre torcedores organizados do Corinthians. “Outros fatos que identificamos como infrações disciplinares previstas no CBJD serão objeto de denúncia a ser apresentada oportunamente”, avisou o procurador geral Paulo Schmitt.

 

 

Foto de capa: Reginaldo Castro

Fonte: iG 

+ sobre o tema

Homofobia na UFCA e o ódio o feminino – Por Jarid Arraes

Discursos de ódio e casos de racismo, homofobia e...

Filha de Raúl Castro lidera conga anti-homofobia em Havana

Fantasiados de havaianas e abraçados em bandeiras com as...

Pastor que fazia ‘cura gay’ é preso por abuso sexual de dois homens

Reverendo Ryan J. Muehlhauser pode pegar até dez anos...

Homofobia e violência no Sukiya

Jovem foi intimidado e agredido por garçom do restaurante...

para lembrar

Por quê criminalizar a Homofobia?

A maioria dos brasileiros assiste passivamente cenas diárias de...

Tolerância a ofensas prejudica candidatos, por Renato Janine Ribeiro

Por Renato Janine Ribeiro Aécio Neves e Eduardo Campos quiseram...

RS em meio a polêmicas de racismo e homofobia

Intolerância colocou Estado em evidência Valores fundamentais das sociedades, as...

Preconceito e assassinatos: A cada hora, um gay sofre violência no Brasil; denúncias crescem 460%.

Neste ano, em um levantamento até outubro, os episódios...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...
-+=