Sucessora de Dorothy diz que situação piorou em Anapu (PA)

Por: JOÃO CARLOS MAGALHÃES

 

 

Cinco anos após a morte de Dorothy Stang, as 296 famílias que a ocupam o PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) Esperança, idealizado em Anapu (PA) pela missionária norte-americana naturalizada brasileira, continuam sem ter suas posses garantidas, à beira da miséria e sofrendo constantes ameaças de grandes fazendeiros da região.

“Está na mesma situação. Talvez esteja até mais gritante”, disse Jane Dwyer, 69, da mesma congregação de Stang (Notre Dame) e sua sucessora na região do Pará.

 

O maior problema é a insegurança jurídica dos pequenos produtores que estão sobre a área do projeto. Mesmo com a comoção gerada pela morte de Stang –que levou seis tiros em 12 de fevereiro de 2005–, a disputa por terras que supostamente causou sua morte ainda não foi resolvida.

 

À época do crime, a religiosa batia-se contra os dois acusados de serem os mandantes do assassinato (Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, e Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida), que se diziam donos de um dos lotes do PDS.

 

Eles argumentavam que tinham um contrato de alienação de terras públicas, do final da década de 1970, que dava a eles o direito sobre a terra –considerado pelo Ministério Público Federal como inválido e resultado de grilagem.

Até hoje, esse contrato –assim como outros cujas áreas recaem sobre o PDS Virola Jatobá, também criado por pressão de Stang– não foi anulado pela Justiça Federal, a despeito de ações movidas pelo Incra (Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária).

Sem essa anulação, embora haja uma portaria de 2002 garantindo a existência dos projetos, as áreas ainda estão formalmente sub judice.

 

Um exemplo dos problemas decorrentes dessa situação aconteceu recentemente, quando a Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Pará) autorizou a retirada de madeira de lotes do projeto Virola Jatobá por um fazendeiro. Até a conclusão desta edição, a secretaria não havia se pronunciado sobre o assunto.

 

A condição dos ocupantes dos PDSs é agravada pois, apesar de já receberem créditos da reforma agrária, o que conseguem com suas plantações de milho, cacau e feijão é o suficiente apenas para sobreviver.

 

Por isso muitos deles acabam optando por vender sua posse para grandes fazendeiros, que nunca deixaram de rondar a região e pressionar esses pequenos agricultores, disse um procurador da República que atuou na região. Esse movimento de reconcentração era uma das preocupações de Dorothy Stang.

“Regivaldo [que nunca foi julgado e está em liberdade] continua agindo por aqui e Bida continua com suas atividades. Agora ele está na cadeia, mas ninguém confia muito. Compram terra, madeira, gado, e agem muito por conta de laranja [pessoas que têm o nome usado sem consentimento]”, disse Dwyer.

 

David Stang, 72, irmão da freira morta, disse que o que mais o choca é a impunidade. “Por que Taradão continua solto? Para mim, não tenho dúvidas de que é porque ele é o mais rico [dos acusados].” Regivaldo nega as acusações.

Fonte: Folha Online

+ sobre o tema

Sérgio Martins – Direito e Reverso do Direito: Uma Jornada pela Dignidade

Quando na cabeça do indivíduo brota a rejeição por...

Relatório Brasileiro sobre Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais

O Brasil é um país conhecido por suas enormes...

Aos 86 anos, d. Pedro Casaldáliga ainda enfrenta ‘lobos’ e fala de esperança

 Sônia Oddi e Celso Maldos Bispo emérito de São Félix...

Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) – nota de esclarecimento

O Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), é uma rede de...

para lembrar

Programa de Direitos Humanos de Geledés – Memória Institucional

Programa de Direitos Humanos objetiva proteger, assegurar e expandir...

Fiscalização resgata haitianos escravizados em oficina de costura em São Paulo

Quatorze pessoas passavam fome e eram obrigadas a viver...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=