Suprema Corte dos EUA derruba decisão que garante direito a aborto

Enviado por / FonteG1

Decisão elimina direito constitucional das mulheres norte-americanas a fazerem interrupção legal da gravidez.

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta sexta-feira (24) derrubar o direito constitucional que garantia aborto legal no país.

Por seis votos contra três, os juízes derrubaram a chamada Roe contra Wade, uma decisão histórica da própria Suprema Corte da década de 1970 que estabeleceu o direito ao aborto nos Estados Unidos.

A decisão, já adiantada por um rascunho vazado em maio, representa uma vitória para o partido Republicano e as alas conservadoras e religiosas do país, que queriam proibir a interrupção legal da gravidez.

O entendimento da nova e histórica decisão da Corte foi o de que a Roe contra Wade foi decidida erroneamente uma vez que a Constituição dos Estados Unidos não faz menções específicas sobre o aborto.

Quando a decisão favorável ao aborto foi feita, em 1973, os juízes entenderam que o direito ao respeito à vida privada garantido pela Constituição se aplicava ao aborto.

O novo julgamento do Supremo, no entanto, não significa que o aborto está automaticamente proibido nos Estados Unidos, embora deva tornar a interrupção da gravidez ilegal em quase a metade dos estados do país.

Com a derrubada de Roe contra Wade, os Estados Unidos voltam à situação anterior a 1973, quando cada estado era livre para proibir ou autorizar o aborto.

Entre 26 estados conservadores, a maioria no centro e sul do país, como Wyoming, Tennessee e Carolina do Sul estão prontos para proibir a prática por completo. Mas vários estados mais democratas, incluindo Califórnia, Novo México e Michigan, anunciaram rapidamente planos para garantir o direito ao aborto por lei.

Isso significa que mulheres que quiserem interromper a gravidez em estados onde a prática fica proibida terão que se deslocar às vezes por longos trajetos até chegarem a um local onde é permitido.

+ sobre o tema

Cearense? Negra? Indígena? De onde vim? – Por: Thayz Athayde

Durante muito tempo escondi que sou cearense. Foi uma...

Sobre alisamento capilar, racismo e liberdade

Quero falar sobre alisamento com quem ainda alisa o...

Google oferece treinamento sobre negócios para mulheres trans em SP

O evento faz parte da iniciativa Womenwil, programa que...

Conferência Patricia Hill Collins – 29 10 2019 às 17h na FFLCH/USP

O Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo...

para lembrar

spot_imgspot_img

Me Too Brasil recebeu denúncias de assédio sexual contra Silvio Almeida

A organização Me Too Brasil afirmou nesta quinta-feira que o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi acusado de assédio sexual. Em nota, o...

“Minha literatura convoca todo mundo”, afirma Conceição Evaristo

Conceição Evaristo se emociona escrevendo. Chora, precisa levantar e retomar o fôlego ao fim de uma cena particularmente dolorosa. Edifica os personagens como quem...

Erika Hilton é eleita a melhor deputada federal do Brasil em 2024

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) ganhou o prêmio de melhor deputada do Brasil em 2024, concedido pelo Congresso em Foco. A parlamentar, que...
-+=