SUS é elogiado na “20º Conferencia Internacional Aids 2014”

SUS é elogiado na "20º Conferencia Internacional Aids 2014"

Sistema Único de Saúde (SUS) foi elogiado durante a principal plenária do terceiro dia da 20ª Conferência Internacional Aids 2014. 

De acordo com a especialista do Human Science Research Council da África do Sul, Olive Shisana, “o SUS é um modelo de sistema de saúde pública que promove integralidade de ações e equidade e universalidade de acesso”. 

O SUS também foi elogiado por ser totalmente sustentado por recursos domésticos. “Precisamos dispender recursos em assistência primária, reorganizar o sistema e reduzir a inequidade”, alertou Shisana. 

A plenária em que Shisana discursou abordou um desafio: “o que ainda está nos atrasando e o que podemos fazer para avançar mais rápido”. Além de falar do cenário da África Subsaariana – marcado por números altos de infecção pelo HIV entre adultos e crianças –, Shisana apresentou com destaque a situação de países como Malásia, Vietnã, Índia, Filipinas, Afeganistão e Fiji. 

“Em alguns países há uma epidemia generalizada de HIV/aids, mas, em sua maioria, a incidência está em populações-chave, como a de homens que fazem sexo com homens (HSH) e de mulheres profissionais do sexo”. 

Shisana falou também sobre outro fato positivo relacionado ao SUS: a incidência de tuberculose em pessoas vivendo com HIV tem diminuído em razão do uso de medicamentos antirretrovirais e da articulação dos serviços de saúde. 

“A integração dos serviços de tuberculose e HIV colabora com o sucesso da resposta”, afirmou. 

Mais informações: www.aids.gov.br

 

Fonte: Bonde

-+=
Sair da versão mobile