Taís Araújo sobre os cabelos crespos: “Me apropriei das minhas origens”

Taís Araújo falou sobre assumir os seus cabelos crespos em entrevista ao jornal O Globo, realçando como a sua transição capilar ocorreu por acidente, e como o costume de esconder este tipo de cabelo veio desde a infância.

No Universa

Taís Araújo (Imagem: Fábio Rocha TV Globo)

“A minha mãe passou henê no cabelo da minha irmã quando ela tinha 3 anos. Ela só soube como era o cabelo dela de verdade aos 47!”, comentou. “Como meu cabelo era menos crespo, passei depois pela fase do alisante e só comecei a transição capilar por acidente”.

“Eu usava um aplique em uma novela, caiu uma mecha, fiquei com medo e me assumi. Mas hoje entendo que assumir o cabelo do jeito que ele é, apropriar-se das suas origens, é honrar sua ancestralidade”, continuou.

“Porque a história do Brasil é o tempo todo a negação de ser brasileiro. Desde os povos indígenas, até as pessoas que foram sequestradas no continente africano e trazidas para serem escravizadas, a história é negar, negar, negar as nossas origens o tempo inteiro”, completou.

Taís ainda refletiu sobre a pressão de se encaixar, negar a sua negritude: “Toda questão é pertencimento. As pessoas querem pertencer. Até muito tempo atrás — ainda hoje só que com uma tomada de consciência maior — só poderia pertencer quem tivesse traços europeus”.

“Num país tão misturado como o nosso, se você tem um nariz mais próximo das pessoas do continente europeu, se tem uma boca fina, ainda assim te olham. Mas se você tem um cabelo liso, você passa, amor. Quanto mais liso seu cabelo, mais perto do ideal branco você está”, disse.

“Não ceder a essa pressão é uma conquista. Entender esse nariz, esse cabelo, essa cor, essa origem. Porque são anos negando as origens, uma vida inteira desqualificando o negro, dizendo que é ruim, feio, que o legal é ser branco. E você nunca vai ser branca”, completou.

+ sobre o tema

Stephanie Ribeiro: Aliou Cissé é o “negro único” da Copa do Mundo

Dentre todos os técnicos das seleções do mundial de...

Órfãos do feminicídio vivem um tipo de violência ainda pouco discutida no Brasil

Neste mês de julho, fizemos homenagens devidas a mulheres que,...

Super-heróis trazem racismo e feminismo em suas HQs

Chegam às livrarias HQs que discutem temas como racismo,...

Carta aberta da AMNB ao estado Brasileiro

NÃO A MP 696 Do AMNB A Câmara Federal dos Deputados...

para lembrar

Covas sanciona lei que cria Praça Marielle Franco em São Paulo

O prefeito Bruno Covas (PSDB) sancionou nesta terça-feira (28)...

Manifesto em defesa da liberdade e da autonomia das mulheres

NÃO À VOLTA DA INQUISIÇÃO       Mulheres do mundo inteiro lutam...

Líbia: mulheres criticam CNT por defesa de lei islâmica

As declarações do chefe do Conselho Nacional de Transição...

DEFINIDO : 30% do Fundo Eleitoral será para candidaturas femininas

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu terça-feira (22), que...
spot_imgspot_img

Me Too Brasil recebeu denúncias de assédio sexual contra Silvio Almeida

A organização Me Too Brasil afirmou nesta quinta-feira que o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi acusado de assédio sexual. Em nota, o...

“Minha literatura convoca todo mundo”, afirma Conceição Evaristo

Conceição Evaristo se emociona escrevendo. Chora, precisa levantar e retomar o fôlego ao fim de uma cena particularmente dolorosa. Edifica os personagens como quem...

Erika Hilton é eleita a melhor deputada federal do Brasil em 2024

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) ganhou o prêmio de melhor deputada do Brasil em 2024, concedido pelo Congresso em Foco. A parlamentar, que...
-+=