Técnicos negros sofrem preconceito, diz Cristóvão Borges

Cristóvão Borges, sobre técnicos negros: ‘Existe preconceito, sim’ Cristóvão Borges (foto do Flickr BahiaOficial) é uma exceção. De todos os treinadores das Séries A e B ele é o único negro. A estatística, para alguns, não é por acaso. Traduz apenas o racismo velado que existe no futebol brasileiro. Uma exclusão silenciosa.

Capa da edição de março da revista Placar, o tema (leia a matéria aqui) foi levantado pelo técnico Lula Pereira. Segundo ele, o preconceito é claro. O treinador disse que já ouviu de uma dirigente a seguinte declaração para justificar sua não contratação: “Me desculpe, você é preto”.O assunto incomoda. Poucos querem falar sobre. Porém, resolvi escutar um personagem chave. E pedi para que o nosso repórter em Salvador, que tinha entrevista marcada com Cristóvão Borges para falar sobre o bom momento do Bahia, abordasse o tema com o treinador.A resposta veio sem rodeios na conversa com João Gabriel Leal. Cristóvão sabe que o mercado exclui. “O que eu percebo, e acho que tem a ver com a cor, é que a tolerância é bem menor. Se você procurar no cenário do futebol, é raríssimo um treinador negro. Então, alguma coisa tem que ser prestada a atenção”, disse o comandante tricolor.Cristóvão levanta bandeira de que a competência deve vir à frente de qualquer outra característica. E, nesse ponto, avalia estar bem tranquilo. “O que eu acho é que, independente de cor, tem que ter preparo.

E acho que me preparando, nada disso vai me atrapalhar. Então, não tenho dificuldades, não tenho problemas em relação a isso”, afirmou. “Tenho a sensibilidade para perceber que existe preconceito, sim, e que a tolerância é diferente nesse caso”.

‘Me desculpe, você é preto’: técnicos reclamam de racismo

 

Fonte: Lista Racial 

+ sobre o tema

para lembrar

Empresa de Franca é condenada por racismo

Fonte: Cosmo Online - No setor em que um funcionário...

Ministro da Igualdade Racial diz que falta de punição estimula casos de racismo

Fonte: G1 Ele citou agressão contra negro suspeito de...

Ludmilla prestará queixa contra apresentador que a chamou de “macaca” na TV

Ludmilla prestará queixa contra o apresentador Marcão Chumbo Grosso,...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=